TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  7/12/2018  •  Resenha  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO EMPRESARIAL

LÍVIA FIGUEIREDO DUARTE LOPES

PLANO DE MARKETING: Costura Artesanal – Criações Lívia Lopes

Taubaté

2016


SUMÁRIO

1.        PLANO DE MARKETING – ESTRATÉGIAS        3

1.1.        Resumo Executivo        3

1.2.        Análise da situação        3

1.3.        Matriz SWOT        3

1.4.        Objetivos e metas        3

1.5.        Público-alvo        3

1.6.        Posicionamento        4

1.7.        Marca        4

2.        PLANO DE MARKETING – TÁTICA        4

2.1 Produto        4

2.2 Preço        4

2.3 Praça        4

2.4 Promoção        4

2.5 Pessoas        4

2.6 Processos        5

3.        PLANO DE MARKETING – OPERACIONAL        5

3.1 Plano de ação        5

3.2 Plano de avaliação e controle        5

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS        5

ANEXO        5

APÊNDICE        5


  1. PLANO DE MARKETING – ESTRATÉGIAS

  1. Resumo Executivo

O negócio refere-se ao ateliê de Costura Artesanal – Criações Lívia Lopes instalado há 1 ano em uma casa em um bairro de classe média com uma boa infraestrutura. Ele conta com a produção de uma variedade de peças utilitárias e decorativas.

Os fatores socioeconômicos atuais têm influenciado negativamente nas vendas, colocando a empresa em situação financeira crítica. Foi feita uma análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o seu negócio, através da aplicação de uma pesquisa. Após o estudo realizado, foi decidido focar suas atividades no público feminino oferecendo produtos com alto valor agregado. O empreendimento Costura Artesanal – Criações Lívia Lopes tem loja física e loja virtual atendendo dois nichos do mercado, local e nacional. Seu horário de atendimento ao público é das 14h às 18h de segunda à sexta, das 8h às 12h são realizadas atividades internas e produção. É pretendido melhorar suas parcerias para que os produtos tenham mais competitividade no mercado e aumentar seu faturamento.

  1. Análise da situação

A empresa Costura Artesanal – Criações Lívia Lopes tem uma loja virtual e uma loja física. O foco inicial do trabalho foi a loja virtual e a loja física nasceu para dar apoio a ela a ganhar novo nicho do mercado na região onde está localizada. Ela está situada num bairro residencial que tem em seu entorno escolas, creches, supermercados, postos de gasolina, farmácias, postos de saúde, lotéricas, padarias, condomínios de classe média e classe média-alta, à sua frente passa uma rodovia que liga Taubaté à Pindamonhangaba, atrás de si passa outra rodovia que liga Taubaté à Tremembé. Embora o ambiente pareça favorável, a empresa passa por dificuldades financeiras, suas vendas estão baixas.

Concorrência

A loja virtual tem poucos concorrentes com esse modelo de negócio. Esse dado dá uma vantagem para desenvolver o trabalho, mas também mostra que ainda não há uma cultura estabelecida de consumo desses produtos pela internet. A loja física tem concorrentes, mas estes não se especializaram de forma adequada e oferecendo produtos de qualidade inferior.

Fatores econômicos

Percebe-se que o momento atual da economia brasileira afeta diretamente a confiança do consumidor com relação aos gastos referentes a produtos utilitários e decorativos, havendo uma queda significativa na procura por eles. Por conta desta crise econômica, o repasse de impostos afeta o custo das matérias primas, encarecendo nossos produtos. Os clientes que estão comprando buscam nos produtos benefícios que agreguem valor e justifiquem seu custo.

Fatores Políticos, Legais e Tecnológicos

Os fatores políticos e legais não têm tanta influência no negócio, entretanto o fator tecnológico deve ser observado periodicamente porque há lançamentos frequentes de novos equipamentos que otimizam o trabalho e o tornam mais eficaz e eficiente.

Fatores Internos

A empresa não tem parcerias, há necessidade de contratar funcionários, faltam equipamentos para realizar um trabalho melhor e que leve menos tempo para ser concluído e entregue ao cliente. A sua divulgação tem sido por meio do site, das redes sociais, grupos do watsapp, panfletos e boca-a-boca. Percebe-se, nesse contexto, que há necessidade de ampliar seu meio de propaganda e comunicação com seu público alvo. Os custos com matéria-prima são altos, repassando para o produto o valor. Seus clientes são exigentes acerca da qualidade do produto, acabamento, utilidade e aparência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (332 Kb)   docx (606.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com