TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  11/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.847 Palavras (32 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1]

[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO – CAMPUS PAULISTA

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA – GESTÃO DE MARKETING

PLANO DE MARKETING

Thales Torres

Thacio Torres

DOCENTE – PAAVA CARVALHO

PAULISTA, 2018


SUMÁRIO

1.0 – Nome da marca;

2.0 – Conceito de marca;

3.0 – Definição do público-alvo;

    3.1 - Variáveis demográficas;

    3.2 – Variáveis Psicográficas e comportamentais;

    3.3 – Variáveis Geográficas;

    3.4 – Variáveis de uso e benefício;

4.0 – Criação de uma persona;

5.0 – Desenvolvimento do mix de Marketing (4 P’S);

    5.1 – Preço;

    5.2 – Promoção/Propaganda;

    5.3 – Praça;

   5.4 -Produto;

6.0 – Projeção de vendas;

7.0 -  Peças Publicitárias;

   7.1 – Jingle;

8.0 – Apêndice;

    8.1 – Relatório de Pesquisa de mercado;

    8.2 – Questionário Survio.


PLANO DE MARKETING

1.0 – Nome da marca: Doceria Aizen

2.0 – Conceito da marca:

A doceria aizen é uma microempresa atuante no segmento de alimentação de doces japoneses. Nascidos de uma reinterpretação de doces tradicionais do japão , mas rendidos a sabores nacionais, assim é nossa releitura de doces asiáticos, nomeados de (Yogashis), que começaram a aflorar no japão após a abertura econômica do país, no final da era Edo, em 1868. A ideia da Aizen é de criar doces com técnicas japonesas, mas com traços (Brasil/Japão), por meio de ingredientes selecionados, característicos de cada cultura, como nossa bala de algas e o castella, nosso popular bolo japonês. Entrementes, os doces da terra do sol nascente, são bem recebidos pelo paladar brasileiro, ao menos os vendidos por ambulantes nas ruas, embora os doces japoneses por exemplo, tenham um sabor mais leve (com menos açúcar), e sabores mais exóticos e mais leves e menos enjoativos- e por sua aparência, eles atraem os brasileiros.

O nosso diferencial é o cuidado que dispomos com a apresentação de nossos produtos, por mantermos a tradição original dos doces com nossa interpretação brasileira-regional. E por nossa filosofia de que ao criarmos “um doce”, primeiramente é pensado no seu significado, por conseguinte, se é pensado a forma, o sabor, a textura e a cor. Assim são os Yogashis ( doces japoneses) da doceria aizen. O mercadejo (negócio) arrancou no início de 2018, no Brasil, no nordeste, na região metropolitana. Com sede própria na cidade do Recife-PE, locada no estado de pernambuco, recife.

 Dispomos de uma equipe especializada na fabricação dos yogashis ( doces japoneses) regionais. Ademais, a doceria aizen prioriza o cuidado higiênico e a seleção de ingredientes para confeccionar produtos deliciosos e originais, com o melhor sabor regional. Seja para consumo próprio ou revenda ( fornecimento em grandes quantidades), disponha dos serviços da aizen. Nossa oferta satisfaz a sua demanda. Entre em contato e confira preços especiais pensados em você. Para consumo próprio, buffets e eventos no geral. Hodiernamente, a doceria aizen, possui uma loja física a qual oferece conforto e comodidade aos seus clientes  e ergonomia a colaboradores, atendendo o público em geral, quando solicitado. A oportunidade de venda de doces do Japão adveio de uma ideia inovadora de vender produtos, típicos desse país, no Brasil.

Venha nos conhecer !

3.0 – Definição do público-alvo

   3.1 - Variáveis demográficas

  • Sexo- masculino e feminino, outro
  • Idade- entre 15 a 50 anos
  • Geração- geração x ( aqueles que nasceram a partir dos anos 60), geração y (os nascidos no final da década de 1970 e início dos anos 90) e geração z ( aqueles que nasceram entre 1992 e 2010)
  • Etnia- branco, negro, pardo, amarelo, afro-americano, hispânico e asiático.
  • Estado civil - solteiro, casado, divorciado, viúvo(a), casado sem filhos, casado com filhos pequenos, casado com filhos adolescentes e casado com filhos adultos.
  • Estágio da vida - as pessoas mudam seu hábito de consumo conforme a idade
  • Profissão - todas, inclusive desempregados
  • Educação- segundo grau incompleto, segundo grau completo, ensino técnico (incompleto e incompleto), tecnólogo ( incompleto e completo), superior ( incompleto e completo), pós-graduação (mestrado, doutorado) e pós-doctor.
  • Renda - menos de 1 salário mínimo, até 1 salário mínimo, 1 salário mínimo e meio, 2 salários mínimos, acima de 3 salários mínimo.
  • Classe social - classe social baixa, classe baixa-alta, classe média, classe média-alta, classe social alta, classe alta-alta.
  • Religião - católica, protestante, judáica, muçulmana, a igreja de jesus cristo dos santos dos últimos dias, igreja adventista do sétimo dia e outras.

    3.2 – Variáveis Psicográficas e comportamentais

  • Estilo de vida - atlética, esportiva, caseira, cristãs, aventureira, amante da natureza, adora TV.
  • Autoimagem/ personalidade - extrovertido, tímido, compulsiva, individualista, materialista, socialmente consciente, ansioso, controlado e ousado.
  • Percepções de valores/ benefícios procurados - qualidade do produto, valor, gosto, imagem elevada, beleza, conveniência.
  • Motivos e comportamento de compras - para suprir uma necessidade, status (não sensível ao preço), preço e custo benefício (sensível ao preço).
  • Atitude e opinião - comprar o produto com base na opinião de terceiros, como familiares e amigos, a opinião de nossos clientes será relevante no que tange os atributos do produto, comentários, menor chance de compra do produto, comentários maléficos, benéficos, maior chance de compra.

   3.3 – Variáveis Geográficas

  • Região - nordeste do Brasil, norte do Brasil, sul do Brasil, sudeste do Brasil e centro-oeste do Brasil.
  • Área urbana - nossos clientes assistem nas cidades metropolitanas
  • Localização da residência - rua do apolo, 13- marco zero, recife-pe, cep:44381-399
  • Tipo de moradia - estabelecimento próprio
  • Tamanho da cidade - 218,435 km quadrado tem a cidade do recife.
  • População - 1.637.834 de habitantes
  • Clima - tropical

  3.4 – Variáveis de uso e benefício

  • Benefício que se procura ter com o produto - qualidade, valor, gosto, imagem, beleza etc.
  • Frequência de uso - usuário de alta, média e pouca frequência, não usuários, ex-usuários e estreantes (emergências, comemorações, aniversários, aniversários de casamento, casamentos e formaturas e afins.
  • Volume de compra - dependerá da especificidade da demanda solicitada pelo cliente em decorrência da festividade; exemplo: uma festa de casamento terá uma demanda maior que uma festa de formatura, sendo a oferta também diversificada uma vez que as variáveis são inversamente proporcionais.

  • Sensibilidade aos preços - para clientes/consumidores sensível ao preço, interessados em valor e para os clientes não sensíveis ao preço, interessados em status por posse do produto.
  • Fidelidade à marca - bom serviço de atendimento ao cliente/consumidor, qualidade do produto, programas de fidelidade (nossos clientes são estimulados com recompensas cada vez maiores à medida que  adquirem os produtos.
  • Uso final do produto - saciar uma vontade pessoal e satisfazer uma necessidade eventual.

4.0 – Criação de uma persona

Aizen, é um jovem de 25 anos , administrador de uma microempresa. É o filho mais novo de uma família recifence, de classe média. Ele adora as comidas regionais. Todavia, o seu maior desejo, é experimentar doces japoneses. Visto que, não são vistos a consumo. Em seu tempo livre costuma ler livros sobre culinárias nacionais e estrangeiras, e está sempre buscando aprender mais sobre culinária ocidental e aspira prosperar nesse segmento, mas sabe que deve se dedicar a estudos mais abrangentes como análise de mercado, mix de marketing, entre outros, sabendo disso, ele ler artigos, livros, assiste a noticiários, faz pesquisas sobre novas receitas na internet, entre outros veículos para se distanciar-se do que é tido como “comum no mercado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)   pdf (355 Kb)   docx (104.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com