TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  19/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.989 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO[pic 1]

CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

GILMARA CAJÁ

JAQUELINE REIS

MAIANE CARVALHO

RAIANE SOARES

TATIANE SANTANA

PLANO DE MARKETING – ARTDECOR DECORAÇÕES

TEIXEIRA DE FREITAS

NOVEMBRO 2019

GILMARA CAJÁ[pic 2]

JAQUELINE REIS

MAIANE CARVALHO

RAIANE SOARES

TATIANE SANTANA

PLANO DE MARKETING – ARTDECOR DECORAÇÕES

Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas como requisito de nota parcial na disciplina de marketing e comercialização.

Orientador: Prof. Rosana Sirqueira.

TEIXEIRA DE FREITAS

NOVEMBRO 2019

SUMÁRIO[pic 3]

1- INTRODUÇÃO        4

2 - OBJETIVOS        5

2.1 - OBJETIVO GERAL        5

2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS        5

3 - ANALISE DO AMBIENTE         6

3.1 - MACROAMBIENTE        6

3.2 - MICROAMBIENTE        7

4 - ANALISE SWOT        10        

5 - MIX DE MARKETING         11

6 - MISSAO, VISÃO E VALORES         12

7 - MATRIZ BCG        13

8 - MARCA        14

9 - REFERÊNCIAS        15

1 - INTRODUÇÃO

A execução deste trabalho de marketing é para a empresa que esta em execução ArtDecor Decorações, ainda não atuante no mercado, mas que já possui grandes objetivos de crescimento e satisfazer os clientes que aderirem a contratação dos serviços de decorações, na qual produzira do mais simples aos mais sofisticados eventos, buscando sempre possuir um diferencial do mercado.

As estratégias utilizadas de inicio foi a elaboração de um projeto do que será a empresa, avaliações de quanto será os gastos para abrir o empreendimento, analisando também de quanto os nossos sócios estarão dispostos a investir, elaboração de um planejamento financeiro, analisando os documentos necessários para a formalização do negócio, visando o macro e micro ambiente, e os 4ps.

Ter sempre um planejamento financeiro em mãos é muito importante, para ter um controle de tudo que sai e que entra, tanto financeiramente, quanto ao nosso material que estará sendo disponibilizado aos clientes.

A empresa ArtDecor Decorações estará oferecendo no futuro alguns tipos de pacotes para festas, na qual se os serviços que o cliente estiver à procura for para aniversários, ele poderá adquirir além da ornamentação, os convites digitais ou impressos e a contratação de um de nossos fotógrafos de confiança e se for para um evento de empreendimento, além do local sofisticado para receber os empresários estará disponível.

Com base na avaliação da empresa será possível ter a certeza de que para obter resultados positivos, a empresa precisa de um planejamento bem elaborado para guiar suas tomadas de decisões futuras.

2 - OBJTIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

  • Elaborar um plano de marketing para a empresa ArtDecor Decorações no seguimento de decoração de eventos e ambientes.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Avaliar o ambiente de mercado do seguimento;
  • Elaborar estratégias de mercado para melhor retorno nas atividades de decoração;
  • Definir 4PS (Produto, preço, praça e promoção);
  • Analisar a Matriz SWOT.

3 - ANALISE DO AMBIENTE

        No que se refere ao ambiente de marketing, em sua análise geral, são necessários fatores e forças externas as quais influenciam de forma positiva ou negativa a relação com seus clientes. Empresas bem sucedidas sabem o quão é importante essa avaliação constante no que se refere as mudanças de mercado, já que ele oferece oportunidades e ameaças (KOTLER; ARMSTRONG, 2000).

        Para Kotler e Armstrong (2000), esses fatores precisam ser avaliados por profissionais de marketing, de forma a elaborarem novas técnicas de mercado para que o negócio não seja deixado para trás. Já na percepção de Kotler e Keller (2006), esse contexto de ambiente de marketing se divide em macro e microambiente.

3.1 MACROAMBIENTE

        O macroambiente se entende, de acordo Palmer (2006) pelas forças tecnológicas e econômicas, político-legais e socioculturais e demográficas existentes, e uma impacta de forma direta no desempenho das outras. Dado a opções, abaixo um descritivo dos elementos a análise do macroambiente da ArtDecor Decorações:

- Ambiente Econômico: No que diz respeito aos fatores econômicos avalia-se a situação da economia, no momento, o que está beneficiando o mercado segundo o IPEA (2019), é a expectativa positiva com a liberação da parcela do Fundo de garantia de Tempo e Serviço (FGTS) estimulando o consumo da população.  Com isso, a empresa pode garantir ao menos eventos maiores, já que seu porte é de certa forma pequena, assim, é fácil atender a grupos menores, realizando sonhos da maneira mais simples e perfeita, um dos objetivos da ArtDecor;

- Ambiente Político Legal: Quando se trata dos aspectos políticos Legais, diz respeito a ações em nível de governo, como o federal, estadual e municipal, esses órgãos podem afetar diretamente as atividades da empresa. Desta forma a ArtDecor acompanha a legislação vigente como o registro da empresa nos órgãos da secretaria de receita federal (CNPJ), secretária estadual da fazenda e alvará de funcionamento;

- Ambiente Sociocultural: Neste ponto, visa à organização do ambiente empresarial. Com base nisso, a ArtDecor cria uma boa expectativa de consumo, podendo visualizar que a crise econômica interfere no modo de consumo das famílias e a tendência é economizar, mas uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) mostrou que o mercado de festas e cerimônias está em alta. O público com idade entre 0 a 19 anos ultrapassa os 63 milhões de brasileiros, gerando assim a expectativa de crescimento no setor de festas e decorações. Além do ambiente infantil dispõe ainda de outras temáticas capazesde alcançar novos eventos como a realização de uma decoração de casamento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (243.8 Kb)   docx (301.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com