TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  22/3/2020  •  Dissertação  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE MARKETING

Para uma maior compreensão de como confeccionar um plano de marketing, será apresentado um modelo muito eficiente. Faz-se necessário observar que não se trata de um documento com características fixas. As informações a serem exploradas no Plano de Marketing devem ser ajustadas às necessidades ressaltadas durante a realização do Planejamento de marketing. É bom lembrar que o plano é um documento que será preenchido com informações do planejamento, mas também é complementado e alterado ao longo da execução das atividades nele propostas.

PLANO DE MARKETING

SUMÁRIO EXECUTIVO

Neste espaço, devem constar as informações da empresa: razão social, a que se destina, tamanho da empresa, número de funcionários, etc. Empresa: Razão social:

DESCRITIVO:

Este espaço é reservado para a descrição do histórico da empresa e um panorama da sua situação atual, descrevendo fraquezas e forças que ela apresenta. Para que essas informações sejam obtidas, é necessário fazer a análise SWOT.

PERSPECTIVAS

Nesta fase, será descrito o que se pretende alcançar com as atividades propostas neste plano. Logo, este espaço será preenchido por último, depois de preenchidas as próximas etapas. Lembrando que essa informação deve ser a mais clara possível e deve apresentar uma vantagem sobre os concorrentes.

AMBIENTES

Neste momento, serão descritos os ambientes externo e interno. Ambiente externo: 1. fatores políticos; 2. fatores econômicos; 3. fatores sociais; 4. fatores culturais e 5. fatores tecnológicos (não é para falar sobre os recursos que a empresa possui, mas sobre o universo tecnológico que existe para as empresas do segmento que ela faz parte).

Ambiente interno: 1. clima organizacional; 2. tecnologia disponível na empresa; 3. recursos humanos disponíveis e 4. recursos financeiros.

2

BENCHMARKING

Neste espaço, serão descritos os principais concorrentes (forças e fraquezas) e o mercado que, atualmente, consome o produto/serviço ou a marca.

PUBLICO-ALVO

Nesta etapa, identifique exatamente o público que se pretende atingir com as atividades de marketing propostas neste plano. Esse público-alvo é o segmento que melhor ofereça oportunidades para o negócio. As atividades podem ser voltadas para atingir a um público composto por pessoas físicas ou jurídicas.

Para pessoas físicas: Comportamentais: hábitos de consumo, quantidade de consumo, ocasiões de compra, etc. Demográficos: sexo, idade, renda e formação. Psicográficos: atitudes e estilo de vida. Geográficos: regiões, cidades, bairros e país.

Para pessoas jurídicas: Geográficos: regiões, cidades, bairros e país. Comportamentais: hábitos de compra, benefícios que procuram, etc. Características gerais: ramo de atividade, imagem da marca, serviços e produtos oferecidos.

ESTUDO SOBRE A MARCA

Praticado: Neste momento, descreva como a marca é vista no mercado, atualmente, quais são as vantagens competitivas e as fraquezas. Deve ser feita uma análise comparativa com os principais concorrentes.

Pretendido: Neste ponto, serão apresentadas a mudança (ou não) na marca e a comunicação da mesma. Essa comunicação poderá dar-se sob a forma de logomarca, logotipo ou slogans . Pesquise no Inpi se a marca que está sendo proposta já existe. Fique atento à apresentação da mesma na internet, para isso, pondere sobre o uso de imagens e símbolos que falem por si, afinal, o seu cliente está distante e fará a interpretação sozinho, com base em seus próprios valores.

Neste espaço, apresente a imagem proposta, o slogan com as letras e formas bem definidas.

3

OBJETIVOS

Sempre tendo como base a missão e os valores da empresa, os objetivos que a empresa pretende alcançar com as atividades de marketing devem ser claros, simples e atingidos em um determinado período.

PERÍODO: de.....................a...............................

OBJETIVOS:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

METAS: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

METAS

As metas são específicas e dizem respeito ao detalhamento dos objetivos. Elas obedecem a um gradiente e são dispostas no período que foi delimitado para conseguir atingir os objetivos.

4

ESTRATÉGIAS Descrever as estratégias que serão utilizadas para atingir os objetivos. Então, para facilitar, descreva a estratégia utilizada para cada item do mix de marketing, lembrando de incluir o 5 Ps pessoas. Este item será o mais extenso, porque é necessário descrever todas as estratégias utilizadas. É sempre bom lembrar dos clientes já conquistados para que eles não se sintam preteridos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com