TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Marketing

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.886 Palavras (16 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

PLANO DE MARKETING

Maio de 2022

[pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24]

[pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34]

[pic 35]

Elaborado por:  Renan de Oliveira Pereira       Disciplina: Marketing

Turma: 0421-1 11

[pic 36]

[pic 37]

SUMÁRIO EXECUTIVO

Empresa: Cropchem

Razão social: Cropchem LTDA

DESCRITIVO:

A empresa Cropchem foi fundada em 04/02/2000 por dois sócios José Leão e Jhon Vieira, é uma empresa brasileira do ramo de defensivos agricolas genéricos e com tecnologia de pós patente. A empresa investe pesado em pesquisa e inovação, seja em produtos genéricos, seja em tecnologia pós patente (produtos com melhor formulação, formulação mais concentrada, novas formulações ou misturas de ingredientes ativos inéditas), para entregar ao agricultor brasileiro soluções de alta tecnologia, que tenham eficiência e gerem ganhos para toda a cadeia de valor. Atendemos todo território agrícola brasileiro através de três centros de distribuição e equipe estrategicamente distribuídos nesta área.

Até Meados de 2015 a Cropchem apenas complementava portifólio de empresas multinacionais ou seja produzia produtos para essas empresas a qual distribuiam nossos produtos no mercado, ultilizando o nome deles, Logo então a empresa implementou um time de vendas para atender todo territorio nacional, com representantes de vendas e assistente tecnicos de vendas, assim atendendo cooperativas, revendas, produtores. A empresa esta em plena expanção no mercado, no ultimo ano 2021, seu faturamento bruto chegou em 500 milhões, e seu time em 2021 era de 25 funcionarios em 2022 está em 45, quase duplicando o numero de funcionarios e sua expectativa para o ano é de 1 bilhão.

Na perspectiva do Plano de Marketing a empresa tem um departamento de Marketing possui uma equipe de Agricultura digital, Tecnologia e Inovação, onde atualmente atuo. Essa equipe é responsável por conduzir estudos e pesquisas de quais tecnologias serão implementadas dentro do mix de produtos e serviços da empresa. Além disso, é a equipe responsável por receber propostas comerciais e avaliar estratégias que poderão compor o futuro da empresa.

Foi realizado em uma plataforma própria a avaliação SWOT, em que levanta as principais forças e fraquezas (fatores internos) bem como oportunidades e ameaças (fatores externos) da empresa. A avaliação levou em consideração uma visão estratégica alinhada com as perspectivas de crescimento da empresa. Foram gerados gráficos para facilitar a visualização de todos os dados. Para cada um dos itens foi ponderado em aspectos de:

  • Importância

[pic 38][pic 39][pic 40][pic 41][pic 42]

  • Intensidade
  • Tendência

Com base nesses três fatores no final é gerada uma pontuação de impacto de cada item que irá revelar o quão relevante é tal fato.

Fatores Internos – Forças:

Fatores Internos - Fraquezas:

Fatores Externos - Oportunidades:

Fatores Externos – Ameaças:

A partir de tais dados foi cruzado as pontuações e criando um índice de favorabilidade da operação. Ele se divide em:

  • Muito desfavorável (-200% até -100%)[pic 43]
  • [pic 44]Desfavorável (-100% até -30%)[pic 45][pic 46]
  • Equilíbrio (-30% até 30%)
  • Favorável (30% até 100%)
  • Muito Favorável (100% até 200%)

Conforme os itens apresentados e os aspectos levados em consideração de cada um chegou-se a conclusão de que existe um índice favorável para que a empresa continue se desenvolvendo, como indica a representação abaixo.

Outra forma de compilar os dados foi através de uma análise de gráfico radar dos principais itens, conforme gráfico abaixo.

PERSPECTIVAS

A partir dessa visão ampla da empresa se espera alcançar novos patamares de comunicação e estabelecer uma comunicação multinacanais integrada com as tecnologias e principais atividades da empresa. Além disso, existe a grande demanda por criar o gerenciamento e avalaiação dos principais clientes da empresa. Para isso é essencial a implementação de um sistema de CRM (Customer Relationship Management), ou seja, gestão de relacionamento do cliente, indentificando os seus padrões de consumos e principalmente oportunidades de negócios.

Sendo assim, boa parte da expansão e sucesso comercial da empresa está ligado com a plenitude de funcionamento do setor de Marketing bem como das suas avaliações e iniciativas dentro do ambiente corporativo. Gerando competitividade frente aos competidores atuais e inclusive futuros.

[pic 47][pic 48]

AMBIENTES

Para a melhor análise dos fatores que impactam no negócio é levantado o estudo de aspectos internos e externos da empresa. Os fatores internos são os elementos que estão dentro do alcance e no escopo da empresa. Fatores regidos pela maneira com que a empresa opera sendo interferido pelos seus trabalhadores, administradores, instalações, cultura, etc. Já os fatores externos são aqueles que representam aquilo que não está dentro do escopo da empresa. Aquilo que está fora dos limites da empresa mas que ela deve, ainda sim, levar em consideração uma vez que está imersa dentro de tal contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (670.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com