TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Situação de Aprendizagem

Por:   •  11/1/2024  •  Abstract  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 4

 

Núcleo Integrado SESI/SENAI de Educação a Distância – NiEAD    

 

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM  (SAP) 01

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho         Modalidade: Educação a Distância 

Unidade Curricular 4: Fundamentos de Segurança e Saúde no Trabalho 

Módulos:

 

( X ) Básico   (  ) Específico I    (    ) Específico II      (     ) Específico III     (   ) Específico IV

 

Estratégia da situação de aprendizagem:

 

(X) Situação - Problema (   ) Projeto  (  ) Pesquisa  (  ) Estudo de Caso   Título da situação de aprendizagem: Que resultado desastro!

Capacidades Técnicas: Identificar a terminologia técnica aplicada a Saúde e Segurança do Trabalho; Identificar hierarquia e principais legislações aplicadas a Saúde e Segurança do Trabalho; Interpretar dados estatísticos de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais. Objetivo: Esta situação de aprendizagem foi construída para compreender os procedimentos de quando ocorre os acidentes de trabalho, bem como entender como realiza os cálculos referentes a Horas-Homem de exposição aos riscos de acidentes, taxa de frequência e taxa de gravidade possibilitando uma comparação entre as empresas e contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social. [pic 1]

Descritivo da atividade desafiadora, contextualizada, com suas especificações técnicas: Prezado Estudante!

 

Imaginem você trabalhando na Inglaterra, segunda metade do século XVIII, período da Revolução Industrial em que ocorreu grande         desenvolvimento         tecnológico causando transformações pelo mundo tanto no processo produtivo quanto nas relações de trabalho.  

O trabalho que antes era somente manual (produção manufatureiro), passou a ser feito por máquinas, gerando uma maior produção em menor tempo, Henry Ford desenvolveu o sistema de linha de montagem e combinou com a divisão do trabalho, alta padronização para atingir grandes volumes de produção e baixos custo.  

O significado de tudo isso era uma população aumentando significativamente a produção de consumo.  

Para atender a essa demanda consumida, as indústrias estavam

investindo nas máquinas a vapor (Figura 1). Com isso, os trabalhadores artesanais foram substituídos por outros que chegavam a trabalhar até 16 horas por dia com apenas 30 minutos de pausa para o almoço. Isso ocorria porque num sistema globalizado, onde a

competitividade para produzir e vender mais a cada dia era questão de sobrevivência para as indústrias. O salário do trabalhador despencou, uma vez que não eram mais necessários funcionários com habilidades manuais; eles eram obrigados a lidar com uma carga de trabalho extenuante, tendência à supervisão autoritária, não havia nenhum tipo de segurança para os trabalhadores. Assim as condições de trabalho ficavam cada vez pior e os acidentes aumentavam assustadoramente.

Você, Técnico (a) em Segurança do Trabalho é um profissional atualizado, sabe que a situação econômica e industrial do país está em plena evolução, mas também tem conhecimento da situação da segurança e saúde do trabalhador no país que não evolui na mesma velocidade, leis trabalhistas e Normas Regulamentadoras não são cumpridas em muitas indústrias no país.  

 

Dessa forma, uma indústria no ramo Texion Têxtil Ltda contratou sua empresa de consultoria de segurança em que você é o proprietário e Técnico de Segurança do Trabalho para realizar uma consultoria na Texion Têxtil Ltda. Nessa indústria têxtil, o empresário comunica para você que vêm acontecendo muitos acidentes com os trabalhadores, principalmente nas linhas de produção. Essa comunicação foi presencialmente e no mesmo dia aconteceu um acidente de trabalho na linha de produção 1.  

 

Desse modo, você orienta o empresário a realizar uma estatística de acidentes da indústria para controlar, analisar, estudar a prevenção e estimular as ações prevencionistas, podendo ser apresentadas de forma mensal ou anual que se baseiam em normas técnicas, por exemplo, a NBR 14.280:2001, permitindo confrontar as estatísticas de um local ou com outro similar. Também sendo uma excelente ferramenta para o Técnico em Segurança do Trabalho identificar setores ou áreas onde as ações prevencionistas são mais urgentes e verificar o desenvolvimento das medidas adotadas.  

 

Você, Técnico em Segurança do Trabalho, consultor da indústria têxtil, deverá orientar o empresário que é obrigatório a preencher a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e que iniciará a realizar a estatística de trabalho, incluindo a Taxa de Frequência, Taxa de Gravidade e Horas-Homem de Exposição ao Risco.

 

Etapa 01 (Etapa realizada e postada no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA).

 - Você será o responsável para realizar o preenchimento do Comunicado de Acidente do Trabalho, analisando todas as Nomenclaturas e terminologias técnicas estudadas nesta fase. Para isso, leia e compreenda o Anexo 1 e 2.  

 

 

 

 

Etapa 02 (A ser realizada no primeiro momento presencial) – Além do preenchimento da CAT, você também deverá realizar a Estatística de Acidentes da indústria têxtil, as quais os empregados ficam expostos ao risco de acidente e a disposição do empregador, bem como a previsão e a frequência com que os acidentes acontecem na empresa e a taxa de gravidade que são os dias perdidos das vítimas incapacitadas permanentemente em determinado período (Questionário 1_Presencial). Para isso, você deverá consultar o Quadro 1 – Dias a debitar (NBR 14.280:2001 - página 9).  

 

 

 

Bons estudos!

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (76.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com