TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de implantação do sistema de gestão ambiental

Por:   •  14/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.454 Palavras (22 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS.....................

POLO: DOURADOS

2ª SÉRIE

ERICK MARCIUS ANELI                RA 8178394638

RELATÓRIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

TUTOR: ELVIO SOARES VIANA JUNIOR

DOURADOS/MS

2016.2

ERICK MARCIUS ANELI        

RELATÓRIO FINAL PROINTER II

IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Recursos Humanos da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.

Orientador:Elvio Soares Viana Junior.

DOURADOS/MS

2016.2

RESUMO

Atuando há muitos anos no ramo cooperativo, possuindo inúmeros cooperados e parceiros a Copacentro preza pela disseminação da importância do correto manejo ambiental.

As questões ambientais são destaque diário nas atividades dos colaboradores, nas unidades da cooperativa, e cooperados, diretamente no campo, aliando o agronegócio produtivo e inovador ao correto manejo dos insumos e defensivos, consolidando-a ainda mais.

O processo de implantação do sistema de gestão ambiental proporcionará a empresa, uma melhoria sensível nos padrões de desempenho relativas as questões ambientais. O SGA promoverá um movimento que estabelecerá dentro dos setores, uma nova consciência na busca do convívio harmonioso com a natureza. Mostrará aos gerentes novos caminhos na busca do aprimoramento dos processos, estabelecendo novos patamares de responsabilidades, reaproveitamento e redução no consumo de matérias primas e energia, com consequências fundamentais para o custo da empresa. Estabelecerá aos empregados e a comunidade o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região, mostrando que a mesma vem tomando medidas que a caracterizam como uma empresa proativa e que servirá de benchmarking para outras empresa.

Todos os desafios ambientais são possíveis de realização quando a organização realmente incorpora o sistema de gestão ambiental em suas atividades do dia-a-dia desde a alta administração até o funcionário de linha. Todos devem entender que o meio ambiente é importante para a garantia futura das gerações e sustentação da empresa no atual mercado competitivo.


INTRODUÇÃO

A grande quantidade de resíduos gerados e descartados por diferentes indústrias, pode causar inumeros impactos ambientais e este fato vem sendo cada vez mais preocupante Assim, as empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a demonstrar um gerenciamento adequado ao seu processo e às suas estruturas, avaliando e quantificando a geração dos resíduos produzidos, estudando formas adequadas para a redução da produção dos resíduos de modo a minimizar os impactos.

        Esta pesquisa apresentará dados levantados em pesquisa de campo, junto a Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste, Copacentro, localizada na cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, para a implantação de um sistema de Gestão Ambiental.

Sera apresentado um breve historico da empresa, seus pontos fortes e fracos, tecnologias e materias primas utilizadas nas atividades diárias, descrição de sua estrutura e instalações, maquinas e equipamentos necessários para a prestação de serviço e por fim a descrição de pontos importantes quanto à questão ambiental.


1 HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO

Dourados, um município modelo do estado de Mato Grosso do Sul, foi o cenário ideal que um grupo de vinte e um produtores da região encontrou para organizar uma sociedade cooperativa voltada para os objetivos sociais e econômicos comuns.

        No mês de julho do ano de 1995 aconteceu à primeira reunião do grupo e em três de outubro de 1995 do mesmo ano o sonho tornava-se realidade, surgia então a Copacentro – Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste, com uma filosofia de trabalho inovadora integrada aos princípios do cooperativismo, atuando com personalidade própria tornou-se em pouco tempo referência em todas as áreas que atua, sua filosofia de trabalho é voltada a estabilidade e segurança, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida dos cooperados e o desenvolvimento socioeconômico de Dourados e por conseqüência do estado de Mato Grosso do Sul.

        A matriz da Copacentro atualmente um prédio situado na rua Coronel Ponciano, no 710, no município de Dourados-MS, porém já ocupou um prédio localizado em frente ao terminal rodoviário por muitos anos, prédio este que já foi sede de duas outras cooperativas, a Cooperativa Agrícola de Cotia, e da Copersum, que era uma cooperativa integrada a Cooperativa Agrícola de Cotia, porém devido a necessidade de adequação ao legislação ambiental local a matriz mudou. Atualmente encontra-se numa localização estratégica tanto para os produtores, quanto para os fornecedores. Com a adesão de novos produtores ao grupo fundador, com a meta de fortalecer ainda mais a cooperativa, estruturou-se o escritório, a loja de insumos, o silo armazenador de cereais, a estação de pesquisa, além da usina de beneficiamento de algodão, localizada na cidade vizinha de Fátima do Sul.

        O escritório e a loja de insumos estão localizados na sede da cooperativa, compostos por profissionais capacitados e competentes para o atendimento de seus cooperados e clientes, fornecendo orientação e assistência técnica personalizada no campo. Atendendo associados e demais produtores fornecendo insumos diversos, para as culturas praticadas na região, tais como soja, milho, trigo e outros, além de auxiliar na comercialização da produção dos cooperados.

        A unidade de armazenagem está localizada na BR 163 Km 7, saída para Campo Grande, armazena soja, milho, trigo e outros cereais, dos associados e demais produtores da região, com instalações com as seguintes capacidades: um conjunto convencional/granel para 11.250 toneladas, um armazém graneleiro para 15 mil toneladas e 10 conjuntos de silo/baterias metálicos com capacidade para 16.200 toneladas, totalizando 42.450 toneladas de capacidade de armazenagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (353.9 Kb)   docx (183.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com