TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador II

Por:   •  21/6/2016  •  Monografia  •  5.228 Palavras (21 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo de São Borja – RS

Curso: Administração
Projeto Integrador II

RA – 394034 - Crissielle Oliveira dos Santos

RA – 398865 - Michele Moreira de Brum

RA – 398866 - Tatiane da Silva

 Prof tutor: Michele Martins Rodrigues

São Borja, 14 de junho 2016.

Resumo


Este é um trabalho realizado em forma de pesquisa aberta para atender aos requisitos do Curso de Administração de Empresa da Universidade Anhanguera Uniderp através do projeto integrador I, que têm por objetivo integrar os conhecimentos nas áreas específicas do curso e a prática organizacional atualmente desenvolvida em uma empresa ativa do mercado.               .
A experiência promovida por esta atividade facilita a articulação das disciplinas desenvolvidas ao longo do curso com o mercado de trabalho. Podendo correlacionar o conhecimento acadêmico e sua aplicabilidade no cotidiano de uma empresa.

1- INTRODUÇÃO


O objetivo deste trabalho é pesquisar e entender de que forma as teorias administrativas desenvolvidas em sala de aula estão presentes nas organizações atuais.

Nossa pesquisa será focada em uma empresa atuante da região, na qual através de uma pesquisa direta estaremos identificando os processos administrativos utilizados pelos gestores da organização, com foco direcionado para as disciplinas aplicadas no curso de Administração, assim verificando até que ponto as teorias estão sendo aplicadas na prática.
Neste trabalho estaremos desenvolvendo na prática todo o aprendizado adquirido em sala de aula, e comparando-os com a realidade administrativa da empresa. Na qual procuramos identificar a situação atual do empreendimento, identificar a influência dos princípios básicos das escolas administrativas, assim como o tipo de organização, o instinto empreendedor, sua atuação no cenário econômico, suas ferramentas no controle contábil de custos, enfim, a estrutura organizacional da empresa. Pesquisando onde a prática administrativa da empresa se correlaciona com a teoria bibliográfica.

Enfim, esta pesquisa nos dará uma visão realista dos métodos administrativos aplicáveis na empresa nos dias atuais. Nesta pesquisa estaremos vivenciando uma administração real, e desta experiência, identificar o que se aproveita de melhor em cada teoria estudada e que está sendo aplicada na gestão atual desta empresa.

Ressaltando que, por se tratar de um grande grupo empresarial atuante em várias frentes de negócios, a nossa pesquisa se limitou a estudar as práticas organizacionais da divisão de veículos da Nicola Veículos LTDA São Borja R/S. Com foco no setor administrativo e logístico da empresa.

2- HISTÓRICO DA EMPRESA


Para se consolidar como grande empresa percorreu um longo caminho. Essa história foi construída com alicerces firmados em muito esforço, estudos e competência de vários profissionais, em diversos períodos. As atividades da empresa começaram em julho de 1964 na cidade de Santiago R/S e, desde esse ano, diversos fatos foram de fundamental importância para o desenvolvimento da empresa. Confira, através das informações detalhadas abaixo, os fatos relevantes que marcaram a história da empresa.

* 1964 – Início Atílio Nicola com alguns de seus filhos cria a barraca Nicola, empresa que na época trabalhava exclusivamente com madeira. Suas experiências até então eram as mais variadas possíveis, pois tanto ele como outros filhos já possuíam na cidade Olarias, sem falar como empreendedor, junto com suas esposas, já teriam experiência em vários outros ramos.

*1971 – Começa o processo de expansão do Grupo Nicola, pois com a visão de seus sócios que na época eram Adão, Adelfo, Alceu e Agrícola (e suas esposas). A Barraca abre suas primeiras três filiais, sendo uma em São Francisco de Assis, Jaguari e São Borja, e também é inaugurado um moderno prédio onde passa a funcionar sua matriz e sua administração (mesmo prédio que usamos ainda hoje).
* 1975 – Dentro da visão de expansão o Grupo se inicia os trabalhos no ramo agrícola, criando um departamento exclusivo, coordenado pelo sócio Adelfo Nicola, que posteriormente se transforma em uma concessionária representada das marcas FORD E NEWHOLANDE, empresa esta que atuou até o ano de 2002.

* 1977 – O Grupo adquire sua primeira revenda de carro com a compra da Auto Passo, revenda Chevrolet que funcionava em Santiago e tinha sua matriz em São Borja.

* 1980 – Foi marcado pela expansão em outros ramos, com a criação junto ao Paulo Nicola, engenheiro recém-formado, assim nascia a Nicola engenharia. No mesmo ano foi também criada a Nicola Agropecuária que possuía unidades no Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

* 1985 – É fundada a Nicola Consórcios, inicialmente com o objetivo de ajudar a revenda de Santiago a melhorar as vendas de carros e ajudar as Lojas Nicola (o nome Barraca Nicola já havia sido aposentado). O primeiro gestor foi o seu Tristão Pinto.

*1992 – É um ano de grande aumento de vendas da Nicola Veículos, período que acabou consolidando ela no mercado da região e que aumentou mais ainda o respaldo da mesma perante a montado (Chevrolet ), neste mesmo ano surge a Maxi Center, empresa que trabalhava com veículos multimarcas e que funcionava na cidade de Santa Maria.

*1995 – O Grupo adquire participação societária na Bramoto Motocicletas, empresa de grande respaldo em Santa Maria e região. Esta sociedade é formada junto ao Sr Pedro Derli Almeida, que fica como sócio-gestor da mesma, e proprietário de 30% de participação.

* 1999 – o Grupo procurava expandir seus negocio no ramo de veículos, e é apresentado pela Chevrolet um projeto denominado rede 2000, no qual sinalizava toda expansão que a Nicola veículos teria pela frente, expansão essa que acabou acontecendo em curto espaço de tempo.

* 2000 – Dentro das estratégicas do Programa REDE 2000, neste ano a empresa adquire a revenda Chevrolet da cidade de Uruguaiana, Ardela Veículos, empresa que era uma das mais antigas do Brasil. Logo depois é inaugurada as revendas de Santo Ângelo e Santa Rosa, por solicitação da GMB foi desativada a Maxi Center, para deixar o grupo focado somente em Chevrolet e na nova região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (326.5 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com