TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador II

Por:   •  7/6/2017  •  Monografia  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Faculdade Anhanguera – Pólo de Floriano

                                                         Semestre: 2017/1

Turno: Noturno

Tutor Presencial: Edilberto Bezerro

Disciplina: Projeto Parcial

TRABALHO AVALIATIVO

PROJETO PARCIAL

Floriano, Abril 2017.

Acadêmicas:

                                       Vivianne Martins Ferraz RA:8979216517

                                   Thaynnara Martins de Sousa RA: 9133252832  

                                                                                                                                                                                   

                                                                                                   

TRABALHO AVALIATIVO

PROJETO PARCIAL

Trabalho entregue ao Educador Edilberto Bezerro

Responsável pela Avaliação da Projeto Parcial

Com a finalidade de obtenção da nota do primeiro semestre letivo do ano de 2017.

Florino, Abril 2017

   

  SUMÁRIO

RESUMO ------------------------------------------------------------------------------------04

INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------------05

APRESENTAÇÃO DO PROJETO ESCOLHIDO ----------------------------------06

CONSIDERAÇÕES FINAIS -------------------------------------------------------------09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -------------------------------------------------10

ANEXOS -------------------------------------------------------------------------------------11

RESUMO

Os empresários necessitam ter informações cada vez mais atualizadas e precisas, para uma tomada de decisão segura e garantir dessa forma, a sobrevivência do seu negócio. Em poucas empresas nota-se a utilização de ferramentas que demonstrem de forma clara a sua saúde financeira. Muitas possuem registros contábeis voltados exclusivamente aos objetivos fiscais, sem compreender a verdadeira importância dos mesmos para uma análise mais profunda da sua situação. Vários problemas podem surgir em uma empresa que acarrete sua falência, como a falta de capital, a falta de clientes e/ou de mercado, problemas com gestão, problemas com os trabalhadores, entre outros. Desse modo, verificou-se a necessidade de um estudo que possa contribuir para que uma empresa saiba como se manter bem em meio a essa realidade, além da necessidade de futuros profissionais Administrativos ,saberem como lidar com esse ramo que tende a crescer em meio ao aumento do número de empresas. Este trabalho tem como objetivo planejar o projeto a ser executado na empresa Seiva Flora Plantio e  Replantio do Eucalipto e Produção do Carvão Mineral, está localizado na cidade de Jerumenha, Piauí. Contém 80 funcionários e trabalha no ramo de Plantio de Eucalipto exclusivas para produção do carvão mineral. Para o presente estudo será utilizado ferramentas de controladoria para auxiliar os processos de gestão em busca da otimização de resultados econômicos da empresa que vão desde a melhoria de condições de trabalho para os funcionários até a tentativa de um novo planejamento tributário. Para atender a esses objetivos traçados o referido trabalho fundamenta-se em observar a importância da controladoria na estrutura organizacional e, através desta, quais os procedimentos que podem ser aplicados para dar suporte ao processo de gestão. Espera-se com isso resultados satisfatórios que demonstrem o que pode ser feito para melhorar o desempenho econômico de empreendimentos, em especial o da empresa em questão.

INTRODUÇÃO

        As empresas vivem num universo de constantes mudanças. Manter-se competitiva requer habilidade e competência, exigindo dos profissionais desafios constantes e inovações. (PUCINELLI E PICKERSGILL, 2011)

Toda empresa, independente da área em que atua, reflete o modo como age e como se relaciona com o seu meio. Desse modo, a empresa precisa ser estruturada e organizada, de acordo com as condições e variáveis que possam impactar suas atividades e resultados. (PINTO E CASAGRANDE)

Segundo Pinto e Casagrande, para que a empresa possa se relacionar com o meio em que atua é preciso analisar as tendências futuras dos negócios. A administração atende tal objetivo fornecendo informações úteis aos clientes.

A fim de projetar tais dados pode ser utilizado o planejamento, implantação e manutenção de um sistema de informação que permita agregar várias funções existentes dentro de uma empresa, para isso é necessário a intervenção da controladoria, e administração que são ferramentas importantes para os empresários no processo de tomada de decisão. (PINTO E CASAGRANDE)

Para Oliveira; Perez Jr; Silva, 2016 entende-se por Controladoria e administração o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis da determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas.

Diante disso, o presente estudo tem por objetivo, planejar um projeto de estudo de caso visando concentrar conhecimentos da área estudada, por meio da análise da estrutura da empresa pesquisada e posteriormente pela aplicação de alguns procedimentos de controladoria na mesma. Este projeto tem o intuito de aprimorar a gestão do negócio assim como salientar a importância da controladoria e administração no sistema organizacional.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO ESCOLHIDO

        A empresa Seiva Flora atua no ramo de Plantio e Replantio de Eucalipto e Produção de Carvão Mineral  na cidade de Jerumenha Piauí. Possui um quadro total de 80 funcionários que dividem as funções de plantar(30), replantar(30),derrubar o eucalipto(4 máquinas), produzir carvão(8), vender o carvão(2), serviços gerais(2), além dos que cuidam da parte administrativa (4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com