TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador II

Por:   •  19/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

          Vivemos na atualidade onde o tema sustentabiliade, diversidade e trabalho decente, ganham destaques cada vez mais. Apesar de estar em alta no cenário atual, já existiam muitas açoes para que as organizações se destacassem no ambiente social, econômico e sustável. Muitas dessas organizações somente cumpre o que a lei obriga, mas muitas se destacam por proporcionar um ambiente mais humano e sustentável, se reinventando e readaptando-se nesta “nova geração”, e ainda obtendo lucro.

         O termo sustentabilidade começou a eclodir em 1972 na Conferência das Naçoes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Mas o conceito de "sustentabilidade" surgiu em 1992, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) pôs o tema na agenda global. Este programa tem como foco proteção e renovação de recursos para os governos do mundo seguirem e amenizar os danos causados ao ecossistema.

Sustentabilidade, diversidade e trabalho decente, cada uma com sua definição e importância, iremos defini-los para que fique claro o que o trabalho com esta temática tão importante nos representa.

             Sustentabilidade: é a preocupação em usar os recursos naturais no presente, mas sem comprometer os mesmos para as gerações futuras. Através da sustentabilidade temos um tripé que esta ligado ao ambiente economico, social e ambiental. Existe em andamento os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), que são as agendas globais que envolve cerca de 193 países para alcançar os objetivos até 2030, a agenda global é composta por 17 objetivos e dentro destes obejtivos 169 metas definas para cada país cumprir dentro da sua realidade, tendo como prioridade uma economia próspera e equitativa.

          Diversidade: Devemos atrair e reter pessoas multidimensionais em suas difrerenças sendo pessoas de raças, genêro, cultura, orientção sexual e habilidade. No Brasil foi dado o primeiro passo nas ultimas decadas, pois atraves de leis e politicas que influenciam a reduzir a desigualdades ue se manisfestam nos mundos sociail e do trabalho

          Trabalho decente: está ligado as condições de trabalho, remuneração, equidade, segurança e liberdade.

O presente trabalho tem objetivo de mostrar não somente o que significa cada termo acima citado, mas também para demonstrarmos através do estudo como as organizações adotaram e como refletiu tornar-se sustentável, diversificada e tem um ambiente decente seus colaboadores.

           A metodologia utilizada para desenvolvimento deste trabalho fora a revisão literária, que consiste no embasamento através de artigos, livros e vídeos, não se tratando de cópia ou repetição dos mesmos, mas uma maneira de discutir, refletir e ampliar conhecimento sobre desenvolvimento sustentável. Diversidade e trabalho decente. Para fundamentação, utilizou-se o material, disponibilizado pela instituição, reuniões através de aplicativo, bem como a plataforma para estudo, debates e esclarecimentos.

Desenvolvimento

            As empresas tradicionais tiveram que se adaptar para desenvolver e aplicar valores de sustentabilidades, ou as mesmas iriam falhar. E através do desenvolvimento de informações imediatas e a necessidade de soluções rápidas, as organizações modificaram suas ações, e o caminho de investimento, para que ao adaptar-se continuassem obtendo lucros. A sustentabilidade propõe três pilares dependentes e mutuamente apoiados: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. As organizações desenvolvem o planejamento estratégico com base no desenvolvimento social e sustentável ganhando mais espaço e razões para o mercado. Citamos dois exemplos abaixo de empresas tradicionais que adotaram práticas sustentáveis e fez dessa prática uma oportunidade de negócio: primeira empresa é a Trivelato Geradore de Uberlândia, na qual desenvolveu geradores que utilizam biogás provenientes de dejetos de bovinos e suínos, contribuindo dessa forma para que as fazendas sejam autossuficientes em sua energia elétrica. A segunda empresa que se destaca também é sobre a moda sustentável a marca Bambusa foi criada em 2007, tendo início a sua produção sustentável três anos após e atualmente é produzida em 17 pontos do Brasil e vendas on lines, em sua produção apostou em peças intimas orgânicas e sustentáveis, sendo provenientes do algodão que é livre de agrotóxicos e não passa por processo de pigmentação química, o mesmo já nasce colorido.

               A administração de empresas não deve focar somente na sustentabilidade, e a diversidade ganhou mais destaque a partir dos anos 1990 nos Estados Unidos sendo que desde o final da segunda guerra mundial já existia por conta de quatro movimentos sociais: a mistura demográfica ocasionada pela globalização, a presença de mulheres no mercado de trabalho, as gerações coexistindo por causa do aumento da expectativa de vida e o surgimento da cultura mais liberal e tolerante. (FEITOSA 2020).

               Um estudo realizado em  2020 da McKinsey intitulado ‘Diversity Matters: América Latina’, indica que “empresas que adotam a diversidade são mais saudáveis, felizes e rentáveis”. A pesquisa colheu dados de cerca de 700 empresas de capital aberto em sete países da América Latina.  Para se ter ideia da dimensão da questão, segundo o levantamento apenas 11% dos executivos de empresas latino-americanas são mulheres. E mais da metade das empresas consultadas não possuem mulheres em cargos executivos. Esse dado nos mostra o quão distante ainda estamos de alcançarmos a equidade nas organizações. 

                     O trabalho decente tem tanta importância quanto a sustentabilidade e a diversidade. É um conceito, que foi fundado em 1999 pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), onde todos tenham o direito de exercer suas funções em local adequado, com remuneração justa, ambiente seguro, garantindo vida digna ao trabalhador e condições de liberdade ao exercer suas atividades.

                    No Brasil temos como exemplo a empresa 3Corações, que foi desenvolvida com o intuito de valorizar o papel das mulheres na produção de café e no campo. Com o Projeto Flora do grupo 3Corações o foco é aumentar a inclusão dessas trabalhadoras, as capacitando para melhorar ainda mais a qualidade da produção, resultando no aumento de vendas e renda. (Mais informações em: https://www.projetoflorada.com.br/florada)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com