TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar

Por:   •  28/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.572 Palavras (11 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FATEC  - CAPÃO BONITO

 ONOFRE DA SILVA E SILVA

 Projeto Integrador 1º semestre

FÁBRICA DE DOCES DOLCHEVITA - ME

Trabalho apresentado como Projeto Interdisciplinar do 1º semestre do curso de Tecnologia de Gestão Empresarial EAD sob orientação da Profa. Dra. Maria Aparecida Eva Cancian.

Capão Bonito-SP.

2016


FATEC  - CAPÃO BONITO

ONOFRE DA SILVA E SILVA

FÁBRICA DE DOCES DOLCHEVITA - ME

Trabalho apresentado como Projeto Interdisciplinar do 1º semestre do curso de Tecnologia de Gestão Empresarial EAD sob orientação da Profa. Dra. Maria Aparecida Eva Cancian.

 

Projeto Integrador recebido e aprovado em _____/_____/_____

_______________________________________

Prof. Roberto Francisco Daniel Neto

Coordenador de Polo do Curso Gestão Empresarial EAD

________________________________________

Profa. Maria Aparecida Eva Cancian

Orientadora da disciplina PI/AACC

 

Capão Bonito-SP.

2016


RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de relacionar os fundamentos teóricos adquiridos nas diferentes disciplinas do primeiro semestre do curso de Gestão Empresarial, módulo à distância, com a prática que é exercida na Fábrica de Doces Dolchevita - ME de Capão Bonito. A transposição dos conhecimentos teóricos em atividade prática permitiu unificar os diversos saberes adquiridos durante o semestre, fortalecer a construção do conhecimento e compreender como se processa na prática a gestão de alguns setores da empresa.

ABSTRACT

This work was developed with the aim to relate the theoretical foundations acquired in the different disciplines of the first semester of the Business Management module at a distance, with the practice that is exercised in Dolchevita Candy Factory - ME Capon Bonito. The implementation of theoretical knowledge in practical activity allowed unify the various skills acquired during the semester, strengthen the construction of knowledge and understand how processes in practice the management of some sectors of the company .

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................6

2 APRESENTAÇÃO.....................................................................................................

3 ADMINISTRAÇÃO GERAL.......................................................................................8

4 CONTABILIDADE......................................................................................................9

5 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO...........................................................................11

6 INFORMÁTICA APLICADA A GESTÃO..................................................................12

7 SOCIEDADE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO..........................................................13

8 CONCLUSÃO.........................................................................................................13

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................14

1. INTRODUÇÃO

A globalização da economia e o acelerado desenvolvimento tecnológico parecem ser os principais vetores da intensa competição que se estabeleceu entre os diversos segmentos no mundo nas últimas décadas (HITT et al, 2003).

Com relação ao mercado do segmento alimentício no Brasil verifica-se um crescimento acelerado, que teve por objetivo produzir alimentos com matéria prima de procedência, boa qualidade e preços acessíveis a população. Esse mercado é governado pela livre concorrência das empresas alimentícias que disputam a conquista da preferência do consumidor cada vez mais exigente (COSTA JUNIOR, 2009).

Em decorrência do constante monitoramento pela Agência Nacional de Vigilância sanitária (ANVISA), pela opinião publica e pela mídia em geral fica evidenciado que o mercado alimentício deve se empenhar cada vez mais na busca de boas práticas na produção e da qualidade dos produtos comercializados.

Vivemos em um mundo em constante transformação que interfere e modifica constantemente o mercado competitivo e desta forma, sendo a oferta maior do que a demanda o consumidor passou a ser o foco principal das indústrias alimentícias.

Sendo assim é imprescindível que qualquer indústria alimentícia de pequeno, médio ou grande porte aplique todas as etapas da gestão empresarial para alcançar sucesso e reconhecimento no mercado.

O presente trabalho teve por objetivo fazer a transposição dos conhecimentos teóricos em práticos e compreender como se processa a estruturação e o sistema organizacional da Fábrica de Doces Dolchevita-ME, bem como verificar como os conteúdos das disciplinas Administração Geral, Comunicação e Expressão, Contabilidade, Informática Aplicada à Gestão, Inglês I, Matemática para a Gestão, e Sociedade, Tecnologia e Inovação são utilizados na rotina organizacional da empresa.

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Fábrica de Doces Dolchevita – ME está localizada no município de Capão Bonito-SP. distante 230 Km da capital do Estado. O município apresenta aproximadamente 47 mil habitantes sendo considerado essencialmente agrícola.

A indústria foi fundada em 1989 e atualmente produz uma linha de geleia e frutas em calda. As geleias comercializadas não se goiaba, amora e uva e as frutas em calda são de pêssego e figo. Pensando na correria da vida a empresa procura oferecer aos seus consumidores doces de qualidade para que os mesmos possam usufruir melhor seu tempo na vida em família, sem gastar muitas horas no preparo das sobremesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com