TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico

Por:   •  13/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.652 Palavras (15 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

Curso Superior de Tecnologia em Logística 

Leonardo de Oliveira Silva

Prática em Logística

Trabalho apresentado para a primeira etapa da disciplina Prática em Logística, sob orientação do Prof. Alcimar Roberto Kowalski.

Macaé - RJ

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                                                                                                          3

2 DESENVOLVIMENTO                                                                                              4

2.1 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO                                                                        4

3 ANÁLISE DOS RESULTADOS                                                                                5

3.1 GESTÃO DE ESTOQUE                                                                                        5

3.2 LOGÍSTICA DE TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO                                               6

3.3 DESCARTE DE RESÍDUOS, REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS E LOGÍSTICA REVERSA                                                                                                                    7

4 PLANO DE AÇÃO                                                                                                    9

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                    12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

APÊNDICE.................................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

A empresa na qual foi realizada a coleta de dados se encontra no ramo de Telecomunicações. A empresa em questão possui uma falta de determinados produtos em seu estoque. No contexto apresentado, as empresas de médio e pequeno porte estão procurando realizar o controle do estoque de maneira correta para evitar situações de aperto financeiro e outros problemas causados.

Os procedimentos utilizados durante a observação caracterizam-se como qualitativa e quantitativa no que se refere à aplicação dos métodos e técnicas para posterior análise. Os principais pontos que foram observados no decorrer das visitas foram sobre a gestão de estoque, a logística de transporte e distribuição e descarte de resíduos, entre outros. Para isso, foi necessário realizar visitas na empresa para o recolhimento de dados. Assim, com o intuito de coletar as informações necessárias foi realizada uma entrevista por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado respondido pelos responsáveis pela empresa no momento. O roteiro citado pode ser foi disponibilizado no apêndice do presente trabalho.

Com o intuito de justificar a escolha da empresa em questão ressalta-se que o ramo de telecomunicações cresce cada vez mais no Brasil, sendo necessário compreender como se dá o processo de logística nessas empresas, principalmente levando em consideração que a interação em plataformas de comunicação proporcionam revoluções no âmbito econômico, educacional e social. Tal interação decorrente do progresso tecnológico possui relação com bens de consumo como a TV, os tablets, e os smartphones (CASTRO; MELO; RODRIGUES, 2012). Tudo isso possibilita que a população tenha acesso a conteúdos diversos e dinâmicos, independente do local onde se encontra. Portanto, verifica-se a relevância da telecomunicação atualmente, visto que é um setor em constante ampliação, exigindo organização por meio de uma logística adequada e funcional.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Com o intuito de explanar aspectos relevantes sobre a organização na qual a coleta de dados foi realizada, pode-se citar que se trata de uma empresa no setor de Telecomunicações que foi fundada em 2006 visando atender, dar suporte, manutenção e reparação em redes de telecomunicações, fornecendo internet, bem como outros serviços aos seus consumidores.

Apesar da empresa em questão contar com um sistema informatizado, ressalta-se que ela possui alguns produtos obsoletos que imobilizam o capital e não acrescentam valor. Além disso, a empresa utiliza algumas ferramentas de gestão de estoque. A organização observada possui em seu estoque cerca de 337 produtos.

No que se refere à equipe da organização, foi possível observar que conta com três colaboradores responsáveis pelo departamento de controle e armazenamento, conforme o seguinte organograma:

Figura 1- Organograma organizacional

[pic 1]

Fonte: o autor (2021)

A princípio foi possível perceber que a gestão de estoque da organização é algo que demanda muito tempo dos colaboradores responsáveis, além de exigir conhecimento e dedicação dos mesmos. Por fim, considera-se que a gestão eficiente dos materiais armazenados deve estar alinhada com a administração geral do negócio com a finalidade de acelerar as vendas dos itens, fazendo com que os produtos não fiquem sem giro, fomentando cada vez mais a rentabilidade.

3 ANÁLISE DE RESULTADOS

3.1 GESTÃO DE ESTOQUE

Por meio da coleta de dados foi possível ter uma visão geral de como os estoques da empresa analisada são geridos, possibilitando que alguns gargalos que estejam ocorrendo sejam observados. Posteriormente será possível sugerir uma proposta de solução por meio no plano de ação. No que se refere à gestão de estoque, a própria empresa não soube dizer certamente se o gerenciamento de estoques está ou não adequado para atender às demandas do mercado.

Com relação as informações sobre os estoques, foi possível perceber que a empresa de telecomunicações analisada não utiliza ferramentas para o controle desse setor, tais como Classificação Abc, Ponto de Reposição ou Estoque de Segurança. Isso pode dificultar a identificação e a classificação dos estoques no processo produtivo, sendo um ponto a ser aprimorado posteriormente. Diante disso, ressalta-se que, de acordo com os dados coletados, a empresa apresenta dificuldades no que se refere à falta de produtos e até mesmo perdas significativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (223.7 Kb)   docx (132.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com