TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar – Consultoria Em Ambiente Competitivo

Por:   •  10/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO

FRANCIELE DE LIMA ARAUJO – RGM 34496033

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – CONSULTORIA EM AMBIENTE COMPETITIVO

ESTUDO DE CASO: PIZZARIA FACE PIZZA

CABREÚVA-SP

2023


FRANCIELE DE LIMA ARAUJO – RGM 34496033

ESTUDO DE CASO – PIZZARIA FACE PIZZA

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Consultoria em Ambiente Competitivo, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor(a): Wania Rosymaria Simões

CIDADE-UF

2023


RESUMO

O objetivo para o desenvolvimento deste projeto foi analisar e apresentara  empresa  Face  Pizza  e   sua  estrutura,  onde  o  foco  comercial são  pizzas artesanais e demonstrar os processos do ambiente competitivo, onde no início não havia concorrência e o empreendedor não tinha tantas preocupações como   valores   de   mercado,   envolvendo   também   a   qualidade   do   produto   e atendimento, porém com o tempo foram surgindo empresas inovadoras e a Face Pizza foi se atualizando para se manter no mercado competitivo.

Palavras-chave: Competitivo; Mercado; Inovação; Desenvolvimento.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        OBJETIVOS        6

3.        DESENVOLVIMENTO        7

3.1        CENÁRIO 1        7

3.2        CENÁRIO 2        8

3.3        CENÁRIO 3        8

3.4        CENÁRIO 4        9

3.4.1        ANÁLISE SWOT – CENÁRIO 4        10

4.        CONCLUSÃO        11

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


  1. INTRODUÇÃO

A empresa Face Pizza nos trouxe a análise dos seus cenários, iniciando com   a   ideia   do   Sr.   George (fundador   da   Face   Pizza) de   se   tornar empreendedor, onde despertou o interesse em abrir seu próprio negócio, após um tempo surgiram às concorrências, com preços competitivos e variedades de sabores, e assim se inicia a preocupação com sua margem, pois sua clientela começou a diminuir. Para aperfeiçoar seu negócio, Sr. George decidiu não abrir mão   da   qualidade   do   seu   produto   e   começou   a   negociar   com   seus fornecedores para redução de custo nos ingredientes das pizzas, e assim a Pizzaria foi reformulada de modo que seus funcionários tiveram treinamentos para   reduzir   o   desperdício   e   um   bom   aperfeiçoamento   no   atendimento   e entrega ao   cliente,  de   modo   que   a   Face   Pizza  virou   referência   e   a   mais procurada no ramo.


  1. OBJETIVOS

O objetivo do Projeto Ambiente Competitivo tem como foco o estudo e análise de uma organização fictícia, onde foram analisadas ações estratégicas para a empresa se manter no mercado, estudando cada cenário, visualizando as dificuldades, oportunidades e evolução.


  1. DESENVOLVIMENTO

A empresa Face Pizza foi fundada pelo Sr. George, italiano, que possuí ao dom, assim como sua “mama”, de fazer pizzas caseiras deliciosas, sempre elogiadas por todos os amigos e familiares que frequentavam sua casa. O Sr. George decidiu se tornar empreendedor e abrir sua própria pizzaria em   seu   bairro, cuja   sua   razão   social   era “Face   Pizza” com   a   missão   de proporcionar pizzas com toque caseiro e com dez variedades de sabores, onde sua preocupação principal era oferecer a mesma qualidade de pizza elaborada em sua casa. Assim a Face Pizza progrediu, havia um preço médio por cada pizza e Sr. George não tinha preocupações com os custos internos, pois sua margem era confortável. Porém com o sucesso, chegou à concorrência de duas Pizzarias novas no mesmo bairro, com valores abaixo do praticado na região e maior variedade de sabores. Assim a Face Pizza foi perdendo sua clientela. Após   os   acontecimentos,   Sr.   George   aperfeiçoou   sua   empresa, proporcionando treinamento aos seus funcionários para reduzir desperdícios, bom atendimento, entrega mais rápida aos clientes, negociação de preços com os fornecedores e acima de tudo mantendo sua qualidade. Com isso a Face Pizza se tornou referência no mercado.

  1. CENÁRIO 1

O   Sr.   George, que   possui   prática   adquirida   com   sua “mama”, oferecia como atrativo principal pizzas   caseiras   deliciosas, sempre   elogiadas   por   todos   que frequentavam   sua   casa.   Sua   fama   era   reconhecida   até   por   seus vizinhos. Com o grande interesse despertado, o Sr. George resolveu abrir uma Pizzaria no bairro. Inicialmente, não havia concorrentes na região. A Pizzaria mais próxima ficava a cerca de 20km. Assim, o Sr. George inaugurou a Pizzaria, e sua principal preocupação era oferecer a mesma qualidade da pizza elaborada em casa. Começou oferecendo um Cardápio de 10 tipos de pizzas. O Sr. George fixava o preço que queria, pois, a fama era que não havia pizza igual a sua no bairro. O fator decisivo na compra era sua qualidade, onde o segredo da receitada “mama” apenas ele tinha, por isso se tornava um produto diferenciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com