TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Leitura

Por:   •  28/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE DE BARUERI

[pic 2]

BARUERI – SP 2019

Projeto de Leitura

O domínio da língua escrita é um desafio na educação contemporânea. Escrever e ler são ofícios prazerosos que os universitários devem realizar nos momentos de distração para aprenderem, compreenderem, informarem. Portanto, é preciso o despertar para a leitura fora do ambiente escolar. Pensando nisto, e com o objetivo de fazer com que os alunos leiam mais, melhorem seu conhecimento sobre o mundo e tenham uma visão profissional mais ampla, a Faculdade de Barueri, Instituição de Ensino Superior integrante do Grupo Universidade Brasil, decidiu incentivar o hábito e o gosto pela leitura.

Considerando a importância dos clássicos literários brasileiros e suas releituras, e que, por meio de autores é possível encontrar opiniões que são de grande relevância acerca do mundo, buscou-se o desenvolvimento de um projeto de ação a partir de uma vertente da releitura de obras literárias. Partindo do pressuposto que “só se lê bem aquilo que é lido com algum propósito pessoal” (Valery, 1984), foi pensado pelo Conselho Superior da Faculdade de Barueri o Projeto de Leitura.

Assim, os cursos de bacharelado irão adotar livros da literatura brasileira ou portuguesa e identificar um tema de relevância social para aprofundamento e discussão. Buscarão o entendimento da realidade e da discussão que pode ser desenvolvida estimulando os leitores ao desenvolvimento da abstração e interpretação de modo a permitir avançar no entendimento e na modernidade da obra de maneira a alcançar a compreensão da atualidade do livro.

Mas afinal, o que é releitura?

Deve-se considerar que releitura não é cópia, pois na releitura deve-se apresentar o que se entendeu da obra. É pois então um processo que envolve a absorção de algo anterior de forma a recriá-lo, transformá-lo. A releitura está diretamente relacionada à compreensão que se faz do texto.

Releitura é uma transformação,uma criação com base num referencial, num texto visual que pode estar explícito ou implícito na obra final.

Nesse sentido, é conveniente citar Paulo Freire:

Formar sujeitos sociais, leitores da realidade em que se inserem e capazes de usar a leitura como instrumento indispensável à

sua participação na construção do mundo histórico e cultural, implica garantir uma ação educacional voltada para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, da sua capacidade de interpretar construções simbólicas, de modo que este se torne capaz de ler e pronunciar o mundo. (FREIRE, 1982, pg.60)

O Projeto de Leitura, portanto, tem como objetivos:

Objetivo Geral:

  • Propiciar ao discente o desenvolvimento de uma cognição de mundo com fundamento em suas leituras e suas experiências de vida.

Objetivos específicos:

  • Incrementar a leitura no âmbito escolar;
  • Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral;
  • Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
  • Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins;
  • Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global;
  • Inserir no cotidiano escolar abordagens que enfoquem: sexo, saúde, esporte e meio ambiente, ressaltando a valorização da melhor qualidade de vida para a boa formação cultural.

Procedimentos e Metodologia

O Projeto de Leitura foi estruturada da seguinte maneira:

  1. Deverá ser definido um título literário (livro) por cada turma dos cursos da IES;
  2. Definição da disciplina e professor responsável por trabalhar o livro durante o semestre;
  1. Discussão do livro em um encontro coletivo no início e final do semestre;
  2. Desenvolvimento da releitura de personagem específico com discussão sobre o contexto social, ambiental, religioso, entre outros, do personagem escolhido na obra literária e realização de análise da realidade contemporânea dos aspectos analisados na obra, buscando aqui a realização de discussão, levantamento de questionamentos e conclusão;
  3. Entrega da análise realizada e apresentação para banca avaliadora.

INFORMAÇÃO: Formatação geral:

O estudo completo deve ter entre 6 a 8 páginas. A margem lateral esquerda e a margem superior devem ter 3,0 cm e as margens inferior e lateral direita devem ter 2,0 cm. O tamanho de página deve ser A4. Utiliza-se em todo o estudo verbos na terceira pessoa do singular. Exemplo: Buscou-se neste estudo...; É possível verificar...; Observa-se que o personagem...; Determinou- se como tema de análise....

Esquema do Projeto de Leitura

[pic 3][pic 4][pic 5]

        →                                 →                               3.1. Caraterísticas do Personagem
                                                                                                       3.2. Relação do personagem com o tema
                                                                                                     → 3.3. Relação do personagem com aquela
                                                                                                                 época e com os dias atuais.                  
 

                                                                                                           

 

  1. RESUMO

O resumo é um elemento sintético que deve ser escrito em apenas um parágrafo de 10 a 15 linhas (no máximo 250 palavras) e deve conter a ideia central do estudo através da apresentação do que o estudo propõe e qual foi seu resultado. Ao final do resumo deve-se pontuar de três a cinco palavras-chave, que são elementos centrais expressos no estudo. Devem ser escritas com

inicial maiúscula, ser separadas por ponto e espaço e, após a última delas, deve constar também o ponto final. O resumo trará será escrito com fonte times new roman, em tamanho 11, texto com entrelinhas em espaçamento simples e itálico sem margem ou recuo para o início do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (326.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com