TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento de Pessoas

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

RECRUTAMENTO

CONCEITO

O mercado de pessoas é altamente competitivo, dessa forma as organizações procuram atrair indivíduos e buscar informações a respeito deles para possível interesse em admiti-los.

É um sistema de técnicas que visa atrair candidatos qualificados para um determinado cargo a ser desenvolvido na organização, é basicamente um sistema de informação em que a organização divulga e oferece ao mercado de RH as vagas que pretende preencher.

De acordo com CHIAVENATO "o recrutamento é um processo de localização , identificação e atração de candidatos para a organização.(Chiavenato, 2010,p.26)

FINALIDADE

A finalidade de recrutamento é atrair candidatos para a empresa .Deve ter foco sobre quais as vagas abertas na empresa, identificar candidatos ,como anunciar vagas de trabalho e apresentar uma estratégia para interessar pessoas a comparecer na empresa para uma entrevista inicial de triagem.

O recrutamento fornece candidatos e a seleção escolhe os mais aptos.

FASES DO RECRUTAMENTO

O recrutamento necessita de um planejamento que integra uma sequencia de fases estruturando o sistema de trabalho desenvolvido.

É constituído por cinco fases:

-Análise das requisições de funcionários;

-Análise das fontes de recrutamento;

-Escolha das técnicas de recrutamento;

-Aplicação das técnicas de recrutamento escolhida;

-Recepção de triagem dos candidatos;

*A análise das requisições de funcionários refere se a um documento emitido em qual o responsável da empresa deve encaminhar ao setor de RH ,contendo todas as informações referente a vaga.

*A analise das fontes de recrutamento é aonde pode se localizar os candidatos ao preenchimento daquelas vagas, ou seja onde recrutar os candidatos, essas fontes poderão ser tanto em cidades ,bairros, etc., como poderão ser feitas por jornais, revistas ,etc.,

*A escolha das técnicas de recrutamento baseia se em encontrar uma maneira mais adequada para informar prováveis candidatos sobre a vaga na empresa e atrai- los .

*A aplicação das técnicas de recrutamento é o conteúdo escolhido, algo que deve ser estimulador e motivador visando despertar o interesse dos candidatos.

*A recepção e triagem se trata de como receber o candidato pessoalmente ou através de meios virtuais e a partir disso registrar suas informações pessoais no banco de dados para futura comparação com outros candidatos, muitas organizações utilizam esse processo para fazer a triagem dos candidatos avaliando o perfil adequado para as vagas.

FONTES DE RECRUTAMENTO

Para ser bem sucedidos as empresas buscam pessoas certas, na quantidade certa e na hora certa .

A dificuldade do recrutamento é encontrar fontes supridoras de recursos humanos , as fontes podem vir internamente por indicação de profissionais da empresa ou de fora da empresa como por exemplos : jornais, revistas ,banco de currículos ,site de empregos ,sindicatos etc...

CHIAVENATO diz que "as fontes de recursos humanos são denominadas fontes de recrutamento pois passam a representar os alvos sobre os quais incidirão as técnicas de recrutamento ".(Chiavenato 2009, p.68)

Dependendo das necessidades da empresa com relação aos candidatos deve se fazer duas pesquisas : pesquisa interna e pesquisa externa ,para identificar as fontes de recrutamento.

PESQUISA INTERNA:

Ela é feita a partir das carências atuais ou das necessidades futuras da organização ,tratando de verificar eventuais vagas que precisam ser preenchidas, envolvendo elaboração ,organização do recrutamento e listagem dos requisitos.

PESQUISA EXTERNA:

Trata se de uma pesquisa externa de mercado com segmentação para os interesses da organização e se o mercado tem os candidatos que a mesma procura.

A segmentação é feita de acordo com os interesses específicos da organização.

EX: se a técnica de recrutamento escolhida for anúncios ,certamente o anuncio para recrutar executivos será diferente do anuncio escolhido para recrutar operários.

DIRETORES

EXECUTIVO→ GERENTES

ASSESSORES

MÃO DE OBRA → OPERÁRIOS

SERVENTES

EXEMPLO DE SEGMENTAÇÃO CHIAVENATO 2009 P.72

MEIOS DE RECRUTAMENTO

Recrutamento interno: nesse recrutamento as vagas são preenchidas por meio de funcionários da organização através de promoções e transferências ou contratações de ex- funcionários.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (572.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com