TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento de Pessoas

Por:   •  19/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.462 Palavras (10 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 10

O que é Recrutamento?

        É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização ele é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. O recrutamento requer um cuidadoso planejamento que constitui de três fases, a saber: o que a organização precisa em termos de pessoas, o que o mercado de recursos humanos oferece e quais as técnicas de recrutamento a aplicar. Então recrutamento não é nada mais que a seleção de processos que fazem parte da rotina de preenchimento de uma vaga em aberto, nos procedimentos de admissão pessoal. Segundo Lodi (1967) define recrutamento como “um processo de procurar empregados” o recrutamento é influenciado diretamente pelo mercado de trabalho.

        Só é possível recrutar a pessoa certa se soubermos antecipadamente o perfil desejado, isto é, as características pessoais e profissionais. Para chefiar ao perfil ideal, é preciso conhecer a cultura da empresa, seus valores, sua ética e suas propriedades, bem como o chefe a quem o candidato vai se reportar. Se o candidato for ótimo, mas não tiver um perfil condizente com os valores, as expectativas e as estratégias da empresa, provavelmente não conseguirá se adaptar a organização. As pessoas a serem recrutadas e admitidas são as que devem ter condições de executar as estratégias da empresa, em conjunto com as que já foram anteriormente admitidas.

        Portanto ao solicitar o preenchimento de uma vaga, o solicitante deve indicar, no formulário de” requisição de pessoal”, os requisitos exigidos, incluídos a descrição sucinta da função e o perfil desejado para o candidato. Resumindo, precedem o recrutamento: a descrição da função e a definição do perfil do candidato. Citando um exemplo da empresa onde trabalho os candidatos interessados levam seus currículos, depois avaliamos um por um e em seguida ligamos para o candidato para a entrevista; no dia da entrevista perguntamos diversas coisas entre elas o que chama a atenção do candidato na empresa? O que pretende? E qual o objetivo?

Como funciona

        O recrutamento envolve um processo que funciona de acordo com cada organização. Requer um cuidadoso planejamento, o órgão não tem autoridade para efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida. É oficializado através de uma ordem de serviço denominada como requisição de pessoal. E constitui uma sequência de três fases, a saber: o que a organização precisa em termos de pessoas, o que o mercado de RH pode oferecer, e quais as técnicas de recrutamento a aplicar. Daí, as três etapas: pesquisa interna das necessidades, pesquisa externa do mercado e definição das técnicas de recrutamento a utilizar. O planejamento do recrutamento tem, pois, a finalidade de estruturar o sistema de trabalho a ser desenvolvido.

        Verificamos também que o mercado de recursos humanos é constituído por um conjunto de candidatos que podem ser empregados (a exercer atividades em outra empresa) ou disponíveis (desempregados). Os candidatos empregados ou disponíveis podem ser reais (que estão à procura ou querem mudar de emprego) ou potenciais (que não estão interessados em procurar emprego). Há também a abordagem aos empregados unicamente na própria empresa e tendo como consequência uma remodelação interna dos recursos humanos. Para isto, é necessário que a empresa analise qual é a sua necessidade e qual a fonte (empresas, universidades, cursos técnicos etc.) que deseja explorar em cada processo seletivo. Quanto maior o número de candidatos recrutados, mais rico será o processo e maiores serão as chances de se encontrar o profissional ideal para aquela vaga. As opções de meios de profissionais a serem exploradas, à saber: recrutamento interno, recrutamento externo ou recrutamento misto.


Recrutamento Interno

Segundo a autora, Limongi França, recrutamento interno é a procura de candidatos dentro da própria organização para o preenchimento de uma vaga. Esse processo estimula os funcionários a se aperfeiçoarem, devido à possibilidade de mudança e de relacionamento com outros setores e pessoas, além de oportunidades aos funcionários já comprometidos e fieis aos objetivos da empresa. Pode-se dizer basicamente que recrutamento interno é um remanejamento de mão de obra interna, atraindo pessoas que tenham interesse em mudar de área profissional ou para algo semelhante.

Esse meio de recrutamento exige uma intensa e continua coordenação e integração do órgão da empresa e envolvem vários sistemas e bancos de dados, pesquisa sobre os interesses dos funcionários nas diversas tarefas da empresa e etc. A política de aproveitamento e mudança de pessoal interno envolve um conjunto de regras e a conjugação de objetivos. A escolha interna apresenta várias vantagens quando utilizada, e deve ser realizada com alguns critérios, tais como:

  • Levantamento prévio dos candidatos reais e candidatos potenciais, capazes de exerce a função disponível;
  • Divulgação adequada da existência da vaga, informando sobre os requisitos necessários e as características do cargo;
  • Informação sobre os critérios de escolha e fatores preferenciais;
  • Seleção objetiva dos candidatos.

As principais vias que conduzem o recrutamento interno podem ser: Promoção (movimentação vertical), ou seja, o funcionário exercer uma determinada função e após certo tempo, com amadurecimento ele passa a ocupar um cargo superior. Transferência (movimentação diagonal), antes de qualquer providencia externa, procura-se, no quadro de pessoal, funcionário om formação na área, que esteja insatisfeito com atividade que exercem. Remanejamento de pessoal (movimentação horizontal), mantem os funcionários no mesmo nível, preparados para atuar em qualquer atividade da área, propicia visão geral da área, capacitando funcionários para cobrir faltas e preparando-os para assumir cargo hierárquico superior.

Vantagens

  • Menor custo direto;
  • Conhecimento breve sobre o perfil do candidato;
  • A cultura, a mais importante;
  • Melhora no moral interno;
  • Demonstração de valorização do pessoal que compõem a empresa;
  • Mais rápido e seguro.

Desvantagens

  • Exigência de pessoas bem preparadas que conheçam muito bem a área da empresa;
  • Não aproveitamento do elemento externo;
  • Reduz a possibilidade de inovação e novas ideias na empresa;
  • Pode gerar conflitos de interesses.

Recrutamento Externo

        Segundo o autor Chiavenato, o recrutamento externo funciona com candidatos vindos de fora, ou seja, é um conjunto de práticas empregadas à divulgação de vagas que visa ingressar os candidatos no mercado de trabalho, para a mão de obra, ou em fontes específicas para preenchimento do mesmo, onde os candidatos serão atraídos pelas técnicas de recrutamento. Essas técnicas são denominadas veículos de recrutamento, por se tratar como meio de comunicação, onde essas técnicas representam os métodos os quais as organizações utilizam, podendo utilizar uma ou mais técnicas. As técnicas de recrutamento mais utilizadas são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com