TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SHOPPING POPULAR COMO FATOR PRODUTIVO ECONÔMICO PARA O MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE

Por:   •  7/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.260 Palavras (18 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA[pic 1]

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚ-IVA

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CARLOS ALBERTO BATISTA DE SOUSA JÚNIOR

O SHOPPING POPULAR COMO FATOR PRODUTIVO ECONÔMICO PARA O MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE

CRATEÚS-CE

2019[pic 2]

 CARLOS ALBERTO BATISTA DE SOUSA JÚNIOR[pic 3]

O SHOPPING POPULAR COMO FATOR PRODUTIVO ECONÔMICO PARA O MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE

Artigo apresentado ao Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú – IVA como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas.

Orientadora Profa. Esp. Camila Maria Sales Siqueira Ricardo

CRATEÚS-CE

2019

RESUMO [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Palavras-chave: 

 


ABSTRACT[pic 8]

[pic 9]

Key words: 

SUMÁRIO (MODELO)[pic 10][pic 11]

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................05

2 CONTABILIDADE GERENCIAL....................................................................................06

2.1 CONCEITO........................................................................................................................06

2.2 ESTÁGIOS EVOLUTIVOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL NAS EMPRESAS06

3 ARTEFATOS MODERNOS DE CONTABILIDADE GERENCIAL...........................08

3.1 CONCEITO........................................................................................................................08

3.2 FERRAMENTAS GERENCIAIS......................................................................................08

4 MÉTODO E PROCEDIMENTO DA PESQUISA ..........................................................10

4.1 TIPO DE ESTUDO............................................................................................................10

4.2 LOCAL DE ESTUDO........................................................................................................11

4.3 POPULAÇÃO E AMOSTRA.............................................................................................11

4.4 COLETA DE DADOS........................................................................................................11

5 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS.........................................................................12

5.1 CARATERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS..............................................................12

5.2 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA EMPRESA.......................................................12

5.3 CONHECIMENTOS RELATIVOS A CONTABILIDADE GERENCIAL......................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................16

REFERÊNCIAS......................................................................................................................17

1 INTRODUÇÃO[pic 12][pic 13]

Ao longo dos anos tem-se discutido sobre o conceito de desenvolvimento econômico. Para alguns estudiosos não há uma definição universalmente aceita do conceito de desenvolvimento, mas, para a maioria deles trata-se da relação direta entre desenvolvimento e produção.

 O crescimento econômico de uma determinada região é visto como um dos principais fatores que contribui para o desenvolvimento da economia local de uma cidade. No entanto, refletir sobre a busca do crescimento econômico interfere não só na utilização de bens e serviços, mas como na qualidade de vida.

A partir desse contexto, esse trabalho faz uma abordagem sobre o Shopping Popular de Crateús, que aos longos dos anos vem ganhando destaque, por ser uma fonte geradora de renda, impulsionando assim o desenvolvimento da economia local.  

O shopping de Crateús surgiu a partir de uma associação de vendedores ambulantes, uma proposta que deu certo, e ao longo dos anos só cresce, sendo a principal fonte mantedora de várias famílias.

Sendo assim, acredita-se que o fato de termos em nossa cidade um local, que se destaca em vendas deixa claro que com isso a economia local, só tem a ganhar.

De acordo com os indicadores o mercado de logística em confecções mostrou-se promissor ao longo dos anos, ao impulsionar as suas vendas e ter boa representação no mercado ativo do município de Crateús. Com isso, cerca de 60 de mil reais mensais são repassados para os mercados varejistas daquela cidade, proporcionando uma boa lucratividade, gerando renda, emprego e desenvolvimento ao mercado local.

Dessa maneira atribui a importância do tema a vínculos entre mercado e consumidor, que é composto por clientes diretos e indiretos. Além disso, mostra-se relevante por envolver várias organizações, famílias, tanto no seu consumo, como na geração de emprego e renda para aquele município.

Diante disso, justifica-se também a escolha desse tema, por tratar-se de um mercado existente, pouco explorado, daí a necessidade de aprofundar e estudar o assunto e conhecer a importância da integração entre mercado, produtos, fornecedor, receptor e distribuidor, no caso o mercado varejista de nossa cidade. Uma organização para ter sucesso no mercado depende de muitos fatores, dentre eles pode-se destacar a utilização de estratégias, cujo objetivo é superar obstáculos inerentes à concorrência que tem com outras empresas.  

Outro fator relevante para a escolha do tema em questão é fato de ser um dos microempreendedores, que vivencia a rotina de trabalho dessas pessoas, sendo assim acredita-se que assim será mais fazer uma ponte entre os envolvidos nesse estudo.

Com o crescimento da demanda e o desenvolvimento constante do mercado estudado, e assim como muitos outros mercados em ascensão, surgem algumas problemáticas que podem dificultar esse crescimento, variando de região para região.

No caso do mercado de Crateús, o grande problema seriam os distribuidores indiretos, sendo clientes que compram em grandes quantidades com o intuito de obter descontos ou menores preços. Com isso, eles tornam-se concorrentes, por possuírem os mesmos produtos e muitas vezes, por estipularem uma tabela de preço menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com