TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA ARTE DA GUERRA

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE SÃO GABRIEL DA PALHA

ADMINISTRAÇÃO

ALICE SCHMDT

AUDREY MENDONÇA SCALFONI

DIORENY DE JESUS GAZZOLI CAMARGO

ESTELA BEZERRA DE ALMEIDA

GLENDA PEREIRA SPERANDIO

LEANDRA FOREQUI TONN

O SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA ARTE DA GUERRA

SÃO GABRIEL DA PALHA

2017


ALICE SCHMDT

AUDREY MENDONÇA SCALFONI

DIORENY DE JESUS GAZZOLI CAMARGO

ESTELA BEZERRA DE ALMEIDA

GLENDA PEREIRA SPERANDIO

LEANDRA FOREQUI TONN

O SURGIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA ARTE DA GUERRA

Seminário acadêmico interdisciplinar apresentado por alunos do curso de Administração da Faculdade São Gabriel da Palha como requisito para obtenção de avaliação parcial.

Prof. Orientador: Carlos Henrique Siqueira

SÃO GABRIEL DA PALHA

2017

RESUMO

O desenvolvimento deste trabalho tem como objetivo mostrar a obra de Sun Tzu “A Arte da Guerra”, com suas técnicas de batalha e adaptá-las à administração. Utilizou-se para tanto, o emprego de uma pesquisa bibliográfica para averiguação dos resultados. Na obtenção dos dados, utilizou-se como instrumento metodológico, o registro reflexivo sobre as teorias analisadas no presente livro aplicadas no meio administrativo. Para demostrar a relevância dessas técnicas abordadas no presente livro, se fez necessário o uso de técnicas como planejamento e organização das tropas que podem ser diretamente aplicadas na administração.

PALAVRAS-CHAVE: Prever. Planejar. Organizar.

ABSTRACT

The development of this work aims to show the work of Sun Tzu "The Art of War" with its battle techniques and adapt them to the administration. The use of a bibliographical search for the results was used. In order to obtain the data, we used as a methodological instrument the reflective record about the theories analyzed in the present book applied in the administrative environment. To demonstrate the relevance of these techniques discussed in this book, it became necessary to use techniques such as planning and organization of troops that can be directly applied in administration.

 Keywords: Predict. To plan. Organize.

SUMÁRIO

1    INTRODUÇÃO5

2    OBJETIVOS6

2.1 OBJETIVO GERAL6

2.2 OBJETIVO ESPECIFICO6

3     REFERENCIAL TEÓRICO7

4     PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS9

5     CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................10

6      REFERÊNCIAS..................................................................................................12

        


1 INTRODUÇÃO

Sun Tzu também grafado como Sunzi, foi um filosofo estrategista e general chinês mais conhecido por sua obra “A Arte da Guerra”, composta por treze capítulos de estratégias militares.

Seu nome de nascimento era Sun Wu (Sun- sobrenome, Tzu- título de mestre). Tradicionalmente, o autor teria vivido entre o Período das Primaveras e Outonos da China (722 a.C. – 481 a.C.) como general do rei Hu Lu.

Tzu foi um profundo perito das manobras militares e escreveu “A Arte da Guerra” onde ensina estratégias de combates e táticas de guerra. Com inteligência e argumentos muito racionais, o autor expôs a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas. É uma obra de suma importância por ser considerado o mais antigo tratado de guerra e hoje pode ser destinada a secundar a guerra das empresas no mundo dos negócios.

O livro depois de mais de 2000 anos completamente ignorado no mundo ocidental e restrito aos imperadores orientais, chega a nossa sociedade moderna compreendido e adaptado as nossas mais diversas necessidades de convivência, planejamento e estratégia.

No mundo da administração seus ensinamentos são utilizados para orientar diretores, chefes e gerentes a planejarem as melhores estratégias de mercado, prever as consequências de suas ações, motivar suas equipes a darem o seu melhor, entendendo que uma guerra não é só feita de tiros e canhões, mas também de concorrência e negócios a que se foi bem orientada e seus riscos podem ser reduzidos e seu sucesso potencializado.

Nos princípios das teorias da administração, Fayol e Taylor poderia ter se beneficiado dos ensinamentos de Sun Tzu, incorporando além de suas inovações nos métodos para buscar a melhor eficiência na produção da indústria, métodos para liderar suas equipes, planejar seus objetivos estratégicos e saber como motivar seus colaboradores e aproveitar as melhores qualidades de cada um.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Demonstrar a importância dos ensinamentos de Sun Tzu sobre guerras e batalhas revestidos para a administração.

2.2 OBJETIVO ESPECIFICO

Incluir as técnicas de planejamento e organização de Sun Tzu no mundo administrativo de forma sábia, para que assim se possa obter sucesso na batalha contra possíveis concorrentes.

3 REFERENCIAL TEORICO

O livro “A arte da Guerra” retrata uma realidade que mesmo após 2000 anos de sua escrita ainda está atual no mundo e nos negócios, ele retrata com riqueza de detalhes o que as empresas devem fazer para vencer batalhas contra seus concorrentes.

De acordo com César Loiola: “Apesar da idade ainda é considerado como o mais completo tratado sobre o fenômeno ‘Guerra’, abordando os três níveis de planejamento militar (estratégico - operacional - tático). ” (LOIOLA, César. Novembro de 2016).

Estes planejamentos apontados por Loiola condizem com os critérios de planejamento utilizado atualmente nas organizações, ao qual podem ser de longo, médio e curto prazo.

Sun Tzu (2007, p.44) Afirma que “Aquele que não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, está fadado ao fracasso e correrá perigo em todas as batalhas”.

No mundo dos negócios se você não conhece seu concorrente e não conhece a si mesmo estará sempre vulnerável e está fadado ao fracasso, por isso a importância do conhecimento e estar sempre atento as informações que acontecem a cada instante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com