TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Servidor público municipal

Por:   •  23/5/2018  •  Seminário  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade federal do vale de Jequitinhonha e Mucuri

                       

Curso de graduação em Administração Pública

 

                                             

Caique nunes Ferreira (20171312033);

Marcelo Antunes de Castro Júnior (20171312011);

Igor Ribeiro de Souza Queiróz (20171312046)

               

Trabalho avaliativo de Seminário Temático II

Águas Formosas

2018

Caique nunes Ferreira (20171312033);

Marcelo Antunes de Castro Júnior (20171312011);

Igor Ribeiro de Souza Queiróz (20171312046)

Trabalho avaliativo de Seminário Temático II

Trabalho apresentado no curso

 de graduação em Administração pública

Universidade Federal dos vales de Jequitinhonha e Mucuri

Professora: Fernanda Ap. Guedes Honorato da Silva

Águas Formosas

2018

   Na atualidade o poder público enfrenta muitos desafios para poder fornecer serviços essenciais a sobrevivência da população, para isso é fundamental que os servidores públicos estejam altamente capacitados para enfrentarem as situações adversas surgidas na operacionalização dos serviços. Servidor público são todas “as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos” (DI PIETRO, 2003, p. 433).

   Para mudar o cenário atual dos municípios brasileiros, que se caracteriza segundo Pereira (2008) por, práticas paternalistas e clientelistas, improbidade administrativa, ineficiência na aplicação de recursos públicos, falta de meritocracia na ocupação dos cargos e principalmente a ausência de uma política de treinamento e desenvolvimento do servidor público. Se faz necessário um projeto com foco na valorização do servidor público municipal por meio da capacitação profissional pelo treinamento.

O servidor público municipal precisa ampliar seu leque de informações e aprimorar suas habilidades, para melhor servir a organização.

A autora Amaral (2006, p. 549), quanto ao processo de transformação nos paradigmas da Administração Pública: Temos um grande desafio na administração pública brasileira: aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas no Brasil. O aperfeiçoamento permanente de servidores poderá contribuir muito para a melhoria da qualidade do serviço público. Não é uma demanda interna ao serviço público, mas uma necessidade, quase um imperativo para ampliar a competitividade do País, de forma a assegurar um desenvolvimento sustentável e menos desigual.

    A qualidade de vida no trabalho e capacitação encontram-se inter-relacionadas, segundo Albuquerque e Limongi-França (1998, p. 42): Qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações da empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, tanto no ambiente interno quanto externo ao trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.

De acordo com Rodrigues (1994, p. 76), “a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa”.

Portanto, a ideia principal é ‘‘que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho’’ assim a qualidade de vida no trabalho será um programa que busca a conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações, aumentando a satisfação do trabalhador facilitando e satisfazendo suas necessidades ao desenvolver suas atividades na organização.

   No Brasil se nota que não há um bom investimento na capacitação de funcionários públicos, o que é muito preocupante, Belluzzo (1995) afirma que a capacitação pode solucionar sérios problemas, pois atualmente é importante promover serviços públicos de qualidade para a satisfação dos usuários, a função de um sistema de formação em serviço é uma das estratégias mais modernas da ciência administrativa. Outro aspecto atual é a humanização do trabalho, pois as pessoas devem se beneficiar das capacidades desenvolvidas, tomando consciência da sua prática profissional e social.

   Capacitação é o processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais. Eventos de capacitação: cursos presenciais e à distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos, que contribuam para o desenvolvimento do servidor e que atendam aos interesses da administração pública federal direta, autárquica e fundacional (DECRETO n. 5.707/06, art. 2°, I e II).

Segundo Alves (2004), as propostas de capacitação de funcionários públicos estão voltadas ao desenvolvimento das pessoas na organização, formando um leque de competências e conhecimentos em cada pessoa. Isso faz com que a organização seja beneficiada, pois, pessoas competentes e com conhecimentos adequados contribuirão para o desenvolvimento do local de trabalho. Esse fator é importante para o que é chamado de organizações na sociedade do conhecimento.

    Amaral (2006) afirma que os servidores públicos no brasil devem ser altamente treinados e serem capazes de lidar com as várias demandas de serviços públicos da população e criar confiança da população com relação às ações do setor público. Para ela a capacitação envolve transformar práticas e construir instituições capazes de assegurar direitos, de incluir, de formar servidores orientados ao mesmo tempo para a eficiência e resultados, assim como para a construção permanente de um Estado mais próximo dos cidadãos. A capacitação deve apoiar o gerenciamento das mudanças, a inovação, a formação de lideranças, a formação para preparar a sucessão, a preparação para mobilizar talentos e para a adoção de novas práticas de interlocução, participação e formação de consensos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com