TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setor de Recursos Humanos

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

0000000000000000000000000

[pic 12]



1 - SUMÁRIO

2 - INTRODUÇÃO......................................................................................................4

3. DESENVOLVIMENTO............................................................................................5

Setor de Recursos Humanos.....................................................................................5-1

3.2 Descrição de Cargos...........................................................................................5-6

3.3 Recrutamento e seleção......................................................................................6-7

3.4 Gestão na organização.........................................................................................7

3.5 Folha de pagamento, férias, demissões e 13° salário.........................................8

4. CONCLUSÃO........................................................................................................9

5. REFERÊNCIAS.....................................................................................................10

 


2. INTrodUção

Neste trabalho vamos conceituar e mostrar um pouco de Gestão do conhecimento, empreendedorismo e planejamento de carreira, e, além disso, mostrar como tudo isso é colocado em prática dentro da empresa Cosmatec.

Sabemos que o conhecimento é essencial para o desenvolvimento de uma organização, e que o mesmo precisa sempre estar em crescimento, sempre aumentando, para que a organização não fique prejudicada. E para auxiliar isso existe a gestão do conhecimento, que nada mais é que o processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir seus objetivos e metas. Gestão do conhecimento não trata apenas de gestão dos ativos de conhecimento, mas também da gestão dos processos que atuam sobre estes ativos. Estes processos incluem: desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimentos. Por issogestão do conhecimento envolve identificação e análise dos ativos de conhecimento disponíveis, e desejáveis, além dos processos com eles relacionados. Também envolve o planejamento e o controle das ações para desenvolvê-los (os ativos e os processos), com o intuito de atingir os objetivos da organização.

Agora falar sobre outro tema importante na no desenvolvimento de uma organização, um dos principais, que é o empreendedorismo. foi popularizado pelo economista  Joseph Schumpeter em 1945 como sendo uma peça central à sua teoria da Destruição criativa. Segundo Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organiza as operações internas e realiza as vendas de sua empresa. Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

 Empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

Quando tudo vem correndo bem dentro da organização, quando o ambiente de trabalho é favorável, tudo vem fluindo perfeitamente, a permanência de colaboradores na mesma, é maior. O que trás benefícios enormes, tanto para organização como para o funcionário. Ai é o momento de a empresa investir em seus funcionários para que se tornem ainda mais produtivos. Muitas colocam em prática os planos de carreira. Mas o que seria exatamente esse plano de carreira.

Um plano de carreira consiste, basicamente, em uma lista, que pode ser realizada pelo próprio profissional ou pela organização. Esta lista contém os objetivos do profissional, suas ambições para o futuro próximo e, também, para o futuro distante. Deve servir como um guia para que o profissional trilhe um caminho de sucesso e alcance o que almeja ao longo dos anos. Um plano de carreira bem feito pode ajudar o profissional a identificar suas necessidades momentâneas para crescer profissionalmente, como os cursos extras que podem ser feitos, as habilidades a serem trabalhadas, entre outros.

Isso é útil, inclusive, para que a organização se mantenha alinhada com o funcionário, conhecendo suas ambições e possibilitando crescer conjuntamente com o profissional. Dessa forma, a organização consegue manter o funcionário motivado e produtivo, evitando que esses funcionários sintam a necessidade de buscar outras oportunidades fora da empresa. Um bom plano de carreira deve reunir informações suficientes sobre os diversos temas relacionados ao mercado de trabalho.


3. OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo principal levar conhecimento sobre como é e como funcionam algumas coisas dentro de uma organização, algumas partes que são de suma importância para que possam ser abertos negócios, criar empresas dentre outras coisas. Serão especificados principalmente sobre empreendedorismo, planos de carreira e gestão do conhecimento.

3.2 Descrição de Cargos

                 A Descrição de cargos é de fundamental importância para uma organização, pois possibilita conhecer efetivamente os cargos, bem como padroniza a realização das atividades. A Descrição de cargos cria um referencial que inclui o que o ocupante faz e por que faz, ao passo que a Análise basicamente detalha o que lhe é exigido em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades. Esse tipo de serviço oferece benefícios tanto para o empregador quanto para o empregado, uma vez que regula o exercício da função desse último, que não assume excessivas responsabilidades ou responsabilidades que lhe exijam competências que não apresenta o que favorece seu desempenho geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com