TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Organizacional

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.689 Palavras (27 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 SISTEMA ORGANIZACIONAL ................................................................................4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá expor as possibilidades e problemas organizacionais de empresa que aparentemente parece estar bem sucedida, desenvolver a capacidade de tomada de decisões e resoluções dos problemas organizacionais da mesma, pois é fundamental papel do administrador dentro de uma organização é definida com base nos seus poderes de atuação e decisão, sendo que seu papel é de fundamental importância sendo desta forma necessário para o indivíduo que irá ocupar este cargo, tenha total noção e conhecimento da amplitude de sua responsabilidade. Desta forma o estudo sobre o papel do administrador dentro da teoria geral da administração é demasiadamente importante e necessária.

1 DESENVOLVIMENTO

Conforme definição do site da Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) do ministério do trabalho a função do administrador é planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional. Prestar consultoria administrativa a organizações e pessoas.

Segundo Fayol em seu tempo seria prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, mas em de forma atualizada. De modo geral hoje de forma básica as funções de um administrador são planejar, organizar, dirigir e controlar que constituem o chamado processo administrativo.

Na medida em que se repete o ciclo administrativo, ocorre uma contínua correção e ajustamento por meio de retroação. Assim, o desenvolvimento de um ciclo permite definir quais as correções que deverão ser introduzidas no ciclo seguinte, e assim por diante.

Com base nas funções administrativas, de acordo com Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos, que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

Fayol sugeriu que a função administrativa era a mais importante de todas e definiu cada um de seus componentes da seguinte maneira:

a. Planejamento: consiste em examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo. Decisões sobre objetivo e recursos necessários para realizá-los;

b. Organização: montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento. Decisões sobre a divisão de autoridade, responsabilidade e recursos para realizar objetivos.

c. Execução: manter o pessoal ativo em toda a empresa. Coordenação: reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço. Decisões de execução de planos. Direção, coordenação e autogestão são estratégias de execução;

d. Controle: cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as ordens. Decisões de assegurar a realização dos objetivos.

1.1. Planejamento

O processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório. As decisões que procuram de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento.

Pode-se definir o processo de planejamento como:

● Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados;

● É definir meios para possibilitar a realização de resultados;

● É interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida para a uma situação desejada, dentro de um intervalo definido de tempo.

● É tomar no presente decisões que afetam o futuro, para reduzir sua incerteza.

Planejar é um processo decisório; os planos são os resultados. O planejamento se divide em três elementos principais: Dados de entrada; Processamento de dados; Elaboração de Planos.

Dados de Entrada: São informações do presente, passado e ou futuro, sobre o ambiente externo e os sistemas internos da organização. Os dados de entrada podem mostrar as ameaças e oportunidade

Processo de planejamento: Consiste em fazer análises e tomar decisões. É o processo de transformação dos dados de entrada, no qual os transformadores são as habilidades gerenciais.

Elaboração de um plano: É o produto do processo de planejamento. Em essência, um plano contém uma combinação de três componentes: objetivos, recursos e meio de controle.

O planejamento deve respeitar o objetivo traçado, antes de qualquer trabalho a ser iniciado. O objetivo são os resultados desejados, que orientam o intelecto e a ação. São os fins ou estados futuros que as pessoas e as organizações pretendem alcançar, por meio da aplicação de esforços e recursos à realização de atividades. Os objetivos são as partes mais importantes dos planos.

Existem dois tipos de planos:

a. Planos Permanentes - que contém decisões programadas, que se aplicam a problemas recorrentes, como políticas, procedimentos e objetivos permanentes (missão ou negócio da organização).

b. Planos Singulares - que são temporários e perdem sua validade quando o objetivo é alcançado, como programas finitos, cronogramas de execução, calendários de cursos, orçamento anual.

No planejamento existem três níveis principais, dependendo de sua abrangência, podendo ser estratégicos que abrangem a todos na organização. Exemplos: missão, metas, produtos ou serviços, ou, funcionais também chamados de planos administrativos, que traduzem os planos estratégicos em ações como marketing, operações, RH e finanças, e por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com