TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Toyota

Por:   •  24/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.953 Palavras (20 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 20
  1. INTRODUÇÃO

A metodologia Lean startup está diretamente relacionada ao processo de pesquisa e desenvolvimento de um novo produto uma vez que adota uma estratégia de planejamento que busca minimizar as incertezas acerca da eficiência do produto diante ao mercado. Essa metodologia, que é inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota de Produção, é de extrema importância para que possa haver mais assertividade acerca da funcionalidade do produto para o consumidor.

Com a renovação da tecnologia acontecendo tão rápido atualmente, as empresas estão buscando novas tecnologias e inovações para garantir a sobrevivência perante o Mercado. Com este cenário, surgem cada vez mais empresas ou núcleos dentro de empresas existentes denominadas startups, cujo a sua essência são os pilares para a inovação e tecnologia para criação de produtos e serviços que têm como objetivo mudar os hábitos e o modo de vida da população (BLANK; DORF, 2012).

O termo startup ficou conhecido no Brasil depois da chamada “bolha da internet” de 1996 a 2001, que foi caracterizada por um momento em que houve uma forte alta nas ações das novas empresas de tecnologia e comunicação.

Desta forma, este estudo irá aprofundar-se nesta metodologia com base nos resultados da aplicação da mesma em uma empresa do ramo alimentício.

2.0 SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

O Sistema Toyota de Produção – STP-  foi desenvolvido pela Toyota Motor Corporation para fornecer a melhor qualidade, o menor custo e o lead time mais curto por meio da eliminação do desperdício.

O Sistema Toyota de Produção é formado sobre dois pilares, Just-in-Time e Jidoka, o qual é ilustrado pela imagem abaixo. O STP é mantido e melhorado por interações entre trabalho padronizado e kaizen, seguidos de PDCA ou método científico.

Figura 1 – Sistema Toyota de Produção

[pic 1]

Fonte: Lean Institute Brasil,2018.

O Sistema Toyota de Produção (STP) surgiu no Japão no início da década de 50 como uma proposta de melhoria do ciclo de produção de automóveis (Womack , Jones & Roos, 1992).

As principais características do STP são: (i) a eliminação do desperdício, a partir da redução de custos; (ii) a produção contra pedido, a partir de projeções de vendas reais e não especulativas (Shingo, 1996).

O reconhecimento do STP como um sistema modelo de produção se difundiu rapidamente com a publicação do livro "A Máquina que Mudou o Mundo", em 1990, resultado de cinco anos de pesquisa liderada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde os pesquisadores concluíram que o STP era muito mais eficaz e eficiente do que o tradicional sistema de produção em massa. Dessa forma, o termo produção Lean ou produção enxuta começou a ser utilizado para indicar essa mudança no formato de produção.

  1. LEAN STARTUP

O Lean Startup é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados obtidos com o sistema Toyota de Produção.

  1. CONCEITO

A definição de Lean Startup é uma organização temporária projetada para procurar um modelo de negócios repetível e escalável. É também denominado como “enxuto”, ele envolve a eliminação sistemática de desperdícios de tempo, custo ou recursos para alcançar a qualidade maior e um time-to-market mais acelerado, ao longo dos últimos anos, organizações da maioria dos setores têm usado o lean como um meio fundamental para transformar realidade gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano.  

Ries (2011), o criador da metodologia Lean Startup, diz que a maioria das startups não sobrevivem ao mercado não por fatores tecnológicos ou administrativos, mas por não conhecer o mercado em que irá trabalhar, que é cercado por incertezas.

Para minimizar esses problemas, a metodologia Lean Startup consiste em um método abstrato que sugere a diminuição do desperdício e validação de hipóteses através de feedbacks objetivos e constantes dos clientes, aplicando um método teórico em um lançamento de um negócio digital, segundo Ries (2011). Simplificando, o Lean é eliminar todos os desperdícios possíveis de uma empresa pensando na experiência que o cliente tem com o produto ou serviço. Hoje em dia o Lean é usado com muito sucesso em empresas de serviços, até mesmo na área de desenvolvimento de sistemas, e nas criações de novos empreendimentos.

São diversos os ganhos que podem ser obtidos quando a empresa adota a metodologia lean startup, como: mais agilidade no desenvolvimento de um novo produto, maior interação com o cliente, aumento da qualidade do produto, maior assertividade acerca da funcionalidade do produto, feedback constante por parte dos clientes, dentre outros.

  1. OBJETIVO

       O Lean Startup tem como objetivo a prototipação e experimentação que propõe uma abordagem prática e rápida para testar um conceito, produto ou serviço, analisar os resultados, fazer as devidas melhorias ou adaptações e lançar nova versão no mercado.

       A metodologia Lean Startup apresenta alguns novos conceitos, como o MVP (Produto Mínimo Viável), a ideia de pivot e métodos mais ágeis de interação com clientes.

    O MVP é um instrumento de teste que auxilia a antecipar problemas e a redefinir estratégias. Ajuda no desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado com o mínimo de recursos possíveis, desde que estes mantenham sua função de solução ao problema para o qual foi criado, utilizando a ferramenta Canvas para definir ou redefinir a estratégia da empresa.

A idéia de Lean Startup é fazer tudo de forma mais simples possível, usando o mínimo de recursos e o máximo de velocidade para economizar dinheiro e diminuir riscos. Começando com um produto mínimo viável e, através de um processo interativo de aprendizagem e validação qualitativa busca o ajuste do produto ao mercado para só então crescer em escala e estrutura.

        O objetivo é coletar a opinião sobre qualquer elemento do negócio que seja pertinente, tal como a proposta de valor em si, os canais de distribuição, as características do produto, estratégias de aquisição de clientes, dentre outros pontos. Essa troca de informações com o ambiente externo possibilita também encontrar a melhor solução para aplicar preços, lançar produtos e serviços que sejam, de fato, inovadores, a técnica permite perceber uma eventual mudança de demanda de mercado antes da concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (951.8 Kb)   docx (831.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com