TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Toyota de Produção

Por:   •  8/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

O Sistema Toyota de produção, mais especificamente o método just-in-time, tem como foco a redução dos desperdícios e gestão da qualidade de produtos em empresas de diversos ramos. Neste trabalho, iremos estudar a origem deste método, suas vantagens, objetivos e possíveis utilizações em empresas. Irá ser apresentado o caso de uma fábrica de calçados, situada em franca, interior de São Paulo, que utiliza esse modelo de produção ao comprar quantidade exata de produtos como couro, palmilha e sola, e manter em estoque quantidades mínimas de cola e linhas, que são utilizadas em todos os modelos.

Introdução

Após o fim da II Guerra Mundial, o Japão enfrentava extrema escassez de recursos ocasionada pela guerra. Nessa época, a indústria ocidental utilizava a filosofia just-in-case, que consistia na abundância de recursos em prontidão, em caso de aumento repentino da demanda. Na visão oriental, tendo em vista principalmente a escassez citada, esse sistema gerava nada mais que extremo desperdício, não só de matéria prima, como também de recursos humanos: pessoas excessivamente especializadas, cuidando de uma pequena área, quando poderiam exercer mais de uma função, sem contar no desperdício de esforços ocasionado pela falta de devida organização da estrutura de trabalho.

O sistema Toyota de Produção, criado pela Toyota Motor Corporation, surgiu para eliminar todos esses desperdícios, aumentando a produtividade, eficiência e qualidade, possibilitando também a diminuição dos custos. Esse modelo trouxe ainda a racionalização da força de trabalho, na qual os operários eram divididos em equipes, cada uma com seu respectivo líder. Cada equipe recebia tarefas, que deveriam executar da melhor maneira possível, sendo também responsáveis pela manutenção de seus equipamentos. Dessa forma, era possível realizar com mais facilidade e de maneira mais minuciosa o controle da qualidade dos produtos.

O objetivo deste artigo é estudar uma das vertentes do sistema Toyota, o just-in-time, e mostrar sua aplicação em uma fábrica de calçados situada na cidade de Franca, interior de São Paulo.

Just in time

Focando na eliminação de desperdícios, o método Just-in-time consiste na existência do material certo, no local certo, na hora certa, na quantidade certa. Baseia-se no pensamento de que se o produto chegar mais cedo do que necessário, ocupará espaço e recursos. Porém, se chegar atrasado, causará paralisação no processo de produção, ocasionando desperdício de força de trabalho, clientes insatisfeitos e possíveis prejuízos. Por isso, há a exigência de que fornecedores entreguem os produtos na hora exata combinada, e é imprescindível que o produto saia pronto da empresa na hora prevista para ser entregue ao consumidor.

O sistema Just in Time estabelece metas ambiciosas, que são alcançadas por um movimento de contínuo aperfeiçoamento. Entre elas, podemos citar estoque zero, nenhum tempo de preparação, eliminação total de defeitos, nenhuma movimentação dentro da produção e lote unitário.

Este método foca também na gestão da qualidade do produto. No seu exercício, o controle de qualidade é feito durante a produção, por cada operário, e não no final, como era feito anteriormente. Isso evita retrabalho e desperdício de tempo, como também garante que o produto chegará em perfeita qualidade para o consumidor final, já que passou por diversos funcionários durante o processo e cada um deles tinha a tarefa de revisar a produção e garantir seu perfeito estado.

O JIT estabelece mudanças significativas no modelo estrutural. A divisão clássica por funções é substituída pela produção em células, que são áreas dedicadas à fabricação de um produto ou família de produtos que tenham o mesmo processo de produção. Isso economiza tempo e esforço, tendo em vista que nem o produto e nem os funcionários precisam se movimentar por diferentes áreas da empresa. O processo é executado do começo ao fim em um mesmo local.

Caso Prático

O mercado estabelece a relação perfeita de oferta e demanda, relação essa que é base para todos os setores, todos os produtos, todos os serviços que envolvem o dito “mercado”. É essa relação “oferta x demanda” que dá ao administrador as informações necessárias para que ele faça os cálculos iniciais de produção, custos, matérias primas e mão de obra, é partir da mesma que os bens são precificados, produzidos ou não.

A oferta da as bases para aqueles que procuram determinado produto ou serviço, ou seja, o consumidor interessado em adquirir determinado produto observara os ofertantes disponíveis e partir dessa gama de opões, optará pela que melhor atender sua necessidade. A demanda por sua vez da ao administrador as diretrizes de necessidade de determinado produto ou serviço, ou seja, qual interesse de certo grupo ou parcela de pessoas em um específico produto ou serviço, cabendo ao administrador a partir desta tomar a decisão de investir ou não para esta parcela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com