TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistemas de gestão ambiental nas Empresas

Por:   •  7/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

O Sistemas de gestão ambiental nas Empresas -Prof. Dr. Éricson Dias MelloProf. Dr. Anderson da Silva Jucá e Profa. Ma. Camila Carla Guimarães

Como já discutido em encontros anteriores, em decorrência do processo de industrialização em todo mundo, os recursos naturais foram explorados de forma irresponsável, trazendo prejuízos ao meio ambiente e consequentemente ao homem. As Empresas, por sua vez, são as grandes responsáveis pela exploração e esgotamento destes recursos e, infelizmente, ainda hoje, são poucas as que desempenham seus processos produtivos visando à eficiência ecológica.

Em contrapartida, na sociedade atual, são as próprias Empresas as Instituições que têm o poder de mudar este papel de vilãs do meio ambiente, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável, pela adoção de medidas que envolvem a gestão ambiental.  Através deste sistema, é possível promover uma mudança na cultura organizacional da Empresa, introduzindo a preocupação ambiental em todos os setores, por meio da conscientização de todos os seus colaboradores.   

Neste encontro, abordaremos os aspectos que motivam a adoção de Sistema de gestão ambientalnas Empresas, as dificuldades enfrentadas e os benefícios que podem ser alcançados através de modificações dos seus processos internos.

A conscientização ambiental resultante da percepção de que somos parte de um todo e não meros entes supostamente superiores, alheios e exploradores, modificará nossa relação com a natureza, nosso "próximo" não semelhante. (João Antonio N. Palmeira)

Segundo a ISO 14001 (2004, p.2), o Sistema de gestão ambiental (SGA) compreende “a parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais”, em outras palavras SGA trata de um conjunto de ações e procedimentos realizados na administração de uma organização, objetivando um melhor relacionamento com o meio ambiente.  É através do planejamento desse Sistema e, consequentemente da sua concretização, que as Empresas tomam medidas que visam solucionar, mitigar ou prevenir problemas de ordem ambiental.

Assim, como é mencionado, ainda hoje, são poucas as Empresas que adotam um Sistema de gestão ambiental devido à tomada de consciência de sua responsabilidade ambiental, a maioria delas o faz pelos interesses econômicos, no entanto, Dias (2011) descreve outras razões pelas quais as Empresas adotam sistemas de gestão ambiental, dentre elas podem ser citadas:

a) A necessidade de diminuição de custos: que pode ser obtida, por exemplo, através da utilização eficiente de energia, água e outros materiais utilizados nas atividades;

b) Incremento na qualidade do produto: que é alcançado pelo aumento da confiabilidade, durabilidade e maior facilidade de obtenção do produto;

c) Melhoria da imagem do produto e da empresa: com a gestão ambiental tornando-se cada dia mais importante, as empresas constataram que demonstrar qualidade ambiental é passar uma imagem positiva para seus clientes, que estão mais informados e motivados para os assuntos relacionados à este tema.

d) A necessidade de inovação: principalmente pela competitividade do mercado atual e a necessidade de adoção de novas tecnologias;

e) Aumento da responsabilidade social: uma vez que a conservação do meio ambiente confirma que a empresa está sensibilizada com os problemas sociais e reconhece seu papel na sociedade atual. Além das preocupações ecológicas, a empresa adota medidas de gestão ambiental porque pode estar preocupada com questões de segurança, de proteção e defesa do consumidor e de defesa dos grupos minoritários;

f) Sensibilização do pessoal interno: onde é possível observar que muitas das vezes a tomada de decisão com a preocupação ambiental surge dos próprios colaboradores, tornando-se motivadores a adoção de medidas ambientais;

g) Demanda do mercado: os consumidores tornaram-se mais exigentes e alguns passam a fazer suas escolhas por determinados produtos ou serviços analisando a atuação ambiental das empresas;

h) A própria concorrência: observa-se atualmente que as empresas tendem a enxergar os sistemas de gestão ambiental como um diferencial competitivo;

i) O poder público e a legislação ambiental: o atendimento à legislação ambiental, normalmente, é a primeira razão pela qual as empresas adotam um sistema de gestão ambiental. No contexto histórico, o número de acidentes ambientais ocorridos foi decisivo para a criação de legislações mais restritivas e de ações dentro das empresas.

j) O meio sociocultural: de modo geral, é crescente na sociedade a cultura de que nós - como seres humanos - afetamos o ambiente no qual estamos vivendo e que, muitas vezes, assim como as empresas, precisamos nos relacionar harmonicamente com a natureza.  A sociedade, como um todo, observando seu papel, passou - também - a exigir mais competência e ética das organizações para minimizar danos à natureza, que, consequentemente, afetavam a coletividade.

k) As certificações ambientais: muitas vezes, clientes (do Brasil e exterior) exigem certificação reconhecida internacionalmente, além dos selos ecológicos que identificam que a transformação da matéria prima em produto final cumpriu determinados padrões ambientais.

l) Os fornecedores: estes influenciam a adoção de sistema de gestão ambiental ao apresentarem novos materiais e procedimentos que estejam relacionados à adoção de medidas de gestão ambiental.

Ainda neste contexto, na Figura 1 a seguir está registrado o resultado de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Indústria (CNI) com empresários brasileiros, a fim de verificar dentre os fatores acima elencados quais são os que mais motivam as empresas a adotarem SGA.

Figura 1 - Principais razões para a adoção de medidas gerenciais associadas a gestão ambiental pelas indústrias em 2004

Fonte: Confederação Nacional da Indústria (2004)

 

Todos estes fatores pressionam as Empresas à adotarem medidas de gestão ambiental, fazendo com que elas reavaliem o processo produtivo, buscando mecanismos alternativos de produção mais limpa e de reaproveitamento dos resíduos e matérias primas.

Os Sistemas de gestão ambiental visam mitigar e, quando possível, anular os efeitos prejudiciais de sua atividade para o meio ambiente. Ela torna-se, desta forma, a principal ferramenta para obtenção do desenvolvimento sustentável. Ainda, segundo Dias (2011), a elaboração do próprioSistema de gestão ambiental está ligada às normas das Instituições, desde a esfera Nacional, passando pela Estadual e chegando à esfera Municipal. As normas preestabelecidas pelos Órgãos governamentais devem ser seguidas à risca, pois qualquer desvio pode afetar o investimento da Empresa e sua imagem no mercado. Isso significa que a Empresa, ao promover o gerenciamento ambiental, deve levar em consideração as normas dos Governos onde está inserida, e que podem estar relacionadas à retirada de licenças ambientais, considerando níveis máximos aceitos de poluição, destinação final de resíduos, permissão de utilização de substâncias tóxicas, quantidade de recurso natural a ser utilizado, regras de tratamento e lançamento de esgoto, entre outros.

Devido à pressão exercida sobre as Empresas, seja promovida pelos fatores internos ou externos já discutidos, muitas delas se queixam do seu relacionamento com Órgãos públicos e da dificuldade em obtenção do licenciamento ambiental. Nas Figuras 2 e 3 a seguir estão melhor exemplificados as principais dificuldade enfrentadas pelas Indústrias no processo de licenciamento ambiental e as principais causas dos problemas de relacionamento enfrentados entre as Indústrias e os Órgãos ambientais, respectivamente.

Os dados representados nas figuras demonstram o resultado da pesquisa já anteriormente mencionada, realizada pela Confederação Nacional de Indústria (CNI).

 

Figura 2 - Principais dificuldade enfrentadas pelas indústrias no processo de licenciamento ambiental

Fonte: Confederação Nacional da Indústria (2004)

Figura 3 - Principais causas dos problemas de relacionamento enfrentados entre as indústrias e os órgãos ambientais



Fonte: Confederação Nacional da Indústria (2004)

 

Na maioria das vezes, as Empresas que enfrentam mais problemas na implantação de Sistemas de gestão ambiental são as de pequeno porte, isto porque, a adoção deste sistema exige funcionários que possam se dedicar ao novo desafio e uma relativa quantia de dinheiro que deve ser dispensada para alcance dos objetivos do SGA.

No Brasil, o processo de implementação de um Sistema de Gestão Ambiental pode ser orientado pelas diretrizes da NBR ISO 14001:2004, que envolve etapas tais como definição do projeto do SGA, planejamento do projeto, implementação, auditoria e certificação.

Os Sistemas de gestão ambiental adotados pelas Empresas podem ser classificados como reativos ou proativos, esta classificação vai depender do planejamento das ações que a empresa visa tomar diante dos problemas ambientais. Infelizmente, ainda hoje, grande parte das empresas empregam seus esforços em solucionar os problemas ambientais ocasionados por suas atividades, eliminando e/ou diminuindo os impactos causados pelas suas ações; a esta postura dá-se o nome de política ambiental reativa, pois emprega métodos corretivos. Como exemplo de ações corretivas realizadas pelas empresas em seu SGA estão a reciclagem, armazenamento de resíduos, filtragem de emissões, entre outras. Já o SGA proativo está relacionado à adoção de medidas que visem prever os impactos causados e adotar medidas que evitem esses impactos, reformulando o processo se necessário. Dessa forma, busca-se a eliminação dos impactos na sua origem e também aqueles ao longo do ciclo de vida do produto como pela diminuição de uso de matérias primas como água, energia e o uso de produtos recicláveis (DIAS, 2011).

Finalmente, mediante a situação econômica que o país vive e a extensa exploração já realizada dos recursos naturais, é cada vez mais emergente a necessidade de comprometimento das Empresas, da Sociedade no geral, e dos Órgãos governamentais para um relacionamento que leve a adoção de Sistema de gestão ambiental, que seja de fato eficiente e que auxilie na construção de um mundo justo com as gerações vindouras.

 

REFERÊNCIAS

ABNT NBR ISO 14001:2011. Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI. A indústria e o meio ambiente. Sondagem especial da CNI, ano 2, n. 1, 2004.  

DIAS, R. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 2ª ed., São Paulo: Atlas, 2011.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com