TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho OSM Litoral Costa Mar

Por:   •  28/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

ADMINISTRAÇÃO

ALLEF ALMEIDA E. LEITE

PEDRO BRAGA DE CARVALHO

VICTOR DO NASCIMENTO DE SOUZA

Estudo da organização, sistemas e métodos: Litoral Costa Mar

Santos

2018

ALLEF ALMEIDA E. LEITE

PEDRO BRAGA DE CARVALHO

VICTOR DO NASCIMENTO DE SOUZA

Estudo da organização, sistemas e métodos: Litoral Costa Mar

Trabalho apresentado ao Curso de

Administração, como parte do requisito parcial para conclusão do curso de graduação em administração.

Professor(a): ZAHRA ADNAN

Disciplina: Organização, sistemas e métodos.

Turma: Administração.

SANTOS

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2. ORGANOGRAMA        6

3. FLUXOGRAMA        7

4. DEPARTAMENTALIZAÇÃO        9

4.1 DEPARTAMENTALIZAÇÃO        10

4.1.1 Diretoria Administrativa        10

4.1.1.1. Recursos Humanos        11

5.1.1.2. Finanças        11

5.1.2 Diretoria Comercial        11

5.1.2.1 Coordenadoria Comercial Interna        11

5.1.2.2 Televendas        12

5.1.2.3 Coordenadoria Comercial Externa        12

5.1.2.3 Vendas Externas        12

5.1.3 Diretoria de Logística        12

5.1.3.1 Gerência        13

5.1.3.2 Estoque        13

5.1.3.3 Transporte        13

6. Fluxograma        13

1 INTRODUÇÃO

        

Processos de mudanças organizacionais se tornaram cada vez mais frequentes com o objetivo de otimizar e agilizar o processo como um todo. Muitos esforços e recursos têm sido despendidos neste sentido. Esse processo de mudança está inserido num contexto maior, que abrange toda a sociedade, onde as empresas buscam aperfeiçoar-se ao máximo para melhor atender a seus clientes. Para uma empresa manter-se competitivamente ativa no mercado onde atua, é imprescindível que sua direção esteja atenta às constantes mudanças e possua uma estrutura organizacional adequada aos seus objetivos.

O trabalho torna-se cada vez mais especializado, quando há uma diminuição da necessidade de aplicação de recursos, dividindo-se atividades complexas em tarefas mais objetivas. O trabalho a ser decomposto, devem funcionar em proveito dos centros de produção, que por sua vez precisam ser agrupados em unidades integradas com relativa autossuficiência, que geralmente são denominados departamentos.

2. ORGANOGRAMA

Para representar a estrutura organizacional, utiliza- se a representação gráfica universal denominada como organograma. O organograma é conceituado como uma abreviação da estrutura da organização ele tem como finalidade representar, os órgãos componentes da empresa, tanto quanto possível, de forma genérica, as funções desenvolvidas pelos órgãos, as vinculações e/ou relações de interdependência entre os órgãos, os níveis administrativos que compõem a organização, a via hierárquica. Eventualmente, o organograma pode ainda representar: O nome do dirigente do órgão; O efetivo de pessoal do órgão; O tipo de autoridade e/ou de ligação hierárquica existente, etc.

O organograma é o gráfico que representa a estrutura formal da empresa, ou seja, a disposição e a hierarquia dos órgãos. Segundo Chiavenato, existem vários tipos de organogramas: clássico, vertical, diagonal ou europeu, setorial ou radial, circular, em barras, listograma e organograma linear de responsabilidades.

Organograma clássico ou vertical é simplificado e procura deixar bem claro os níveis de hierarquia. É bastante utilizado em instituições religiosas e militares e em outras instituições tradicionais, onde a visão da hierarquia é fator preponderante. Já o organograma radial ou circular, é bastante utilizado nas instituições mais modernas e mais flexíveis, em que o trabalho grupal é uma marca maior, não havendo intenção de ressaltar-se maior importância deste ou daquele órgão. É muito usado nas empresas de consultoria que trabalham com grupos, nas agências de propaganda, etc. Outro tipo de organograma, o horizontal, tem por finalidade semelhante à do organograma clássico, embora amenize a discriminação hierárquica, uma vez que a escala de poder é representada da esquerda para a direita e não de cima para baixo.

3. FLUXOGRAMA

O desperdício de tempo, matéria-prima, mão-de-obra, é algo a ser eliminado ou minimizado ao máximo este objetivo está sendo quase constante e é algo primordial para as empresas, e para que consigam vencer esta luta, é necessário que compreendam a sequência do funcionamento das operações existentes no ambiente de trabalho. Então, uma das ferramentas facilitadoras desse processo de compreensão é o fluxograma

O fluxograma é a representação gráfica do movimento e operação de pessoas, documentos ou materiais entre diversas unidades da organização e representa um importante instrumento para compreensão e análise do funcionamento dos sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (692.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com