TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Técnico em Secretaria Escolar

Por:   •  16/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.160 Palavras (21 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

        

        

        

NOME DO ALUNOS

Adriana Nayara da Silva

Kíssia Batista da Silva

TÍTULO

Porto Velho - RO

2023

[pic 3][pic 4]

NOME DO ALUNOS

Adriana Nayara da Silva

Kíssia Batista da Silva

TÍTULO

Memorial Descritivo Acadêmico apresentado ao curso Técnico em Secretaria Escolar na Escola Técnica Estadual, do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional no Estado de Rondônia – IDEP/RO como requisito para obtenção de nota final na disciplina de Fundamentos para Elaboração de Memorial, ministrada pelo professor Esp. Igor Sérgio de Jesus Dias.

Porto Velho - RO

2023

AGRADECIMENTOS

Agradeçemos em primeiro lugar a Deus por ser a base das nossas conquistas, pela minha vida e da minha colega de classe, e por nos ajudar a ultrapassar todos os obstáculos encontrados ao longo do curso.

As nossas famílias, que nos incentivaram nos momentos difícieis e compreenderam a nossa ausência enquanto nos dedicavamos à realização deste trabalho.

Aos professores, pelas correções e ensinamentos que nos permitiram apresentar um melhor desempenho no nosso processo de formação profissional

RESUMO

Aqui vocês devem fazer um breve resumo  TCC em formato de memorial.

Palavras-chave: aqui você deve destacar três palavras chaves que foram citadas no seu trabalho e de certa forma o resume.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1.        DO DISCENTE        7

2.        DO CURSO        7

3.        DOS COMPONENTES CURRICULARES        8

4.        ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DO PERFIL PROFISSIONAL        16

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

CONCLUSÃO        Erro! Indicador não definido.

REFERÊNCIAS        19


INTRODUÇÃO

Aqui deve  ser feita uma breve apresentação do que será tratado no seu memorial. Fale, sobre o curso, período de execução, turno, e local onde realizou o curso.


  1. DO DISCENTE

  1. DO PERFIL PESSOAL E ESCOLHA DO CURSO

Adriana Nayara da Silva, 31 anos, nasci e cresci em Manaus- AM, atualmente moro em Porto Velho-RO. Sou uma pessoa muito extrovertida, ciumenta, amiga, companheira, sincera, gosto muito de sair, cinema, shopping, parque, ler, escrever, ouvir músicas, dançar, brincar de vídeo game, amo séries, animes, doramas, amo muito animais. O motivo que me levou a escolher o curso foi porque dês de criança sempre tive vontade de atuar nessa área, e também pra poder ajudar o próximo, poder fazer o que estiver ao meu alcance, então apareceu essa oportunidade e agarrei com todas as forças, e por fim quero ingressar nessa área.

  1. DO CURSO

O curso Técnico de Secretaria Escolar ofertado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional do Estado de Rondônia – IDEP/RO, é ofertado na modalidade presencial, tendo turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno. As aulas acontecem na Escola Técnica Estadual, situada na Avenida Tiradentes, nº 3009, Industrial, Porto Velho, Rondônia, bem como nos polos descentralizados, quais sejam, EEEFM Orlando Freire, situada na Avenida Rio de Janeiro, nº 4864, Agenor de Carvalho e EEEFM Flora Calheiros Cotrin, Rua Assis Chateaubriand, nº 7643, Esperança da Comunidade.

O curso dispõe de uma grade curricular composta de 19 componentes, com carga horária total de 800 h, atendendo às legislações pertinentes, e é integralizado no período de 11 meses.

  1. DOS COMPONENTES CURRICULARES
  1. Nome do componente: Rotina Escolar: Documentação, arquivo e atendimento
  1. Carga horária:40h
  2. Docente do componente: Joyce Ramalho
  3. Ementa ministrada no componente: Foi abordado o conteúdo, Rotina Escolar: documentos, Arquivos: Classifica e guarda, Documentos de escrituração escolar, Correspondências, Dossiê de alunos, Documentos de servidores Documentos pedagógicos, Documentos administrativos, Documentos financeiros, Legislação de ensino em vigor
  4. Atividade ministrada no componente: Criamos uma escola fictícia, elaboração de Atas, declaração e histórico escolar.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas. Foi importante porque aprendemos a rotina de um auxiliar de secretaria e secretario escolar, como por exemplo atender bem todo à comunidade, sobre os arquivos e documentação.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?  Que apenas tenham aulas práticas no quesito da elaboração dos arquivos.
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional? Foi boa, aprendemos sobre a rotinas da secretaria escolar como atendimento, documentão e arquivos.
  1. Nome do componente: Planejamento e organização do Ambiente Escolar
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Graziela Alves
  3. Ementa ministrada no componente: Ética profissional, trabalho em equipe, processos de construção voltados para a organização e planejamento da estrutura escolar.
  4. Atividade ministrada no componente: foi realizada uma atividade em grupo onde foi escolhida uma escola como objeto de estudo onde ao final do módulo entregamos esse material escrito e apresentamos em formas de seminário as principais informações obtidas.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas. Ponto positivo foi que aprendemos com esse modulo sobre a diferença  entre a cultura geral, cultura da escola e cultura escolar.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado? Ter mais visita técnica no ambiente escolar para ter mais entendimento sobre o planejamento e organização.
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional? A visita em uma escola Pública, tendo o entendimento sobre a cultura escolar.

,

  1. Nome do componente: Administração de Recursos Humanos
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Joyce Ramalho
  3. Ementa ministrada no componente: Origem, evolução da administração; Administração de Humanos segundo Chiavenato; Administração Científica, Clássica, Teórica e Relações Humanas; Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção. Eficiência e Eficácia de uma organização; Modelagem de Carro e avaliação do desempenho Humano.
  4. Atividade ministrada no componente: Atividades, pesquisas, seminários e desenvolvimento de trabalho em sala, individual e em grupo.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas. Aprendemos sobre a pirâmide
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Homem, Pensamento e Cultura: Abordagem filosófica e antropológica
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Graziela Alves
  3. Ementa ministrada no componente: Questões sobre fontes históricas, levantamento dos conhecimentos dos alunos, elaboração de uma página do diário de aula, registro da história: linguagens e culturas, tradições orais e a valorização da memória. Surgimento de: cartas, correio e selos, conceito de escola urbana, rural e ecovilas, pesquisas sobre conceito de ética e sua aplicabilidade, postura, elaboração e organização dos trabalhos, antiguidade associação entre ética e política, constituição federal direitos e obrigações, constituição americana, sociedade e cidadania.
  4. Atividade ministrada no componente: Atividades, pratica de elaboração de trabalho, pesquisas de conceitos relevantes da disciplina, trabalho e apresentação.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Fundamentos da administração
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Cleiton Rios
  3. Ementa ministrada no componente: Conceito de administração, os primórdios da administração, época, autores e eventos, administração cientifica de Taylor, planejamento estratégico: definição de metas, conceito de eficiência, eficacia e efetividade, funções administrativas, habilidades, gerenciamento e liderança administrativa, forma de inovar e liderar, atividade situação chefe ou líder, sugestão de filmes ( Fome de Poder) e ( O Preço do Amanha).
  4. Atividade ministrada no componente: Atividades em sala, apostila da disciplina para leitura ,pesquisas, sugestão de filmes relacionado a disciplina.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Organização do sistema Educacional Brasileiro
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Graziela Alves
  3. Ementa ministrada no componente: Conceito de sistema nacional de educação e educação, estrutura da educação básica e superior, artigo 205, LDB, níveis e modalidades de ensino, perfil EJA, como surgiu o sistema educacional Brasileiro, as primeiras escolas publicas do pais, educação indígena, lei 9394/1996, lei 10.639/2003, característica e conceito, embasamento legal, pre requisito de acesso, etapas e responsabilidade, surgimento do EAD no Brasil, telecurso na TV ou no radio exemplos: PRONATEC, industria, comercio, saúde, campo UP – segurança, previdência, ministério da defesa, ministério do trabalho, previdência social, FIES, PROUNI e Sistema Nacional de Ensino.
  4. Atividade ministrada no componente: Atividades sobre conceito de sistema nacional brasileiro, pesquisas, debates e apresentação de trabalho.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: A História da Educação
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Stella D’avila
  3. Ementa ministrada no componente: : Equidade e empatia, organização, controle emocional, formação politico social, formação profissional, conhecimento do ambiente escolar, associação dos pais e mestres, atendimento humanizado e habilidade, artigos 8 a 6, educação jesuitas, fundamentos sócio-histórico e politica da educação e suas relações com o contexto socioeconômico, vigente; paradigmas conceituais contemporâneos, Histórico da construção da gestão democrática da escola, Modernização e escolarização no brasil, Características da educação contemporânea.
  4. Atividade ministrada no componente: : Atividades em sala, debates, resumos, apresentações, vídeos, resumos, pesquisas e musica.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Secretariado
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Graziela Alves
  3. Ementa ministrada no componente: Rotina e perfil profissional do técnico em secretaria e gestão escolar, formação profissional, pesquisas de cursos ligado ao de secretaria escolar, leitura do projeto politico pedagógico, as responsabilidades do secretario escolar, grupo técnico pedagógico, corpo docente, grupo de apoio operacional e corpo discente. Lei das licitações, pesquisas sobre as funções de cada áreas, questões sobre o que precisa ter um secretario, registro documentais, modalidade, documentos e rotina escolar, valores morais, currículos lattes, como fazer um currículo passo a passo e método avaliativo.
  4. Atividade ministrada no componente: Atividades, trabalho individual e em grupo, pesquisas, pratica de rotina profissional, apresentações, material de apoio e avaliação.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Gestão Escolar
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Carlos Santos
  3. Ementa ministrada no componente: Diferença de administração e gestão, as principais funções da gestão escolar, o que e gestão administrativa escolar, projeto politico pedagógico, LDB, conceito, metodologia adequada, região classe social, pratica e comunidade, FDNE, PDDE, Interdependente, tempo escolar, importância do PPP, andragogia, pesquisa de currículo escolar e regimento escolar e BNCC.
  4. Atividade ministrada no componente: Apresentações em grupos, atividades, trabalhos, debates, questões avaliativas, seminários com slides, pesquisa e pratica de como fazer um projeto politico pedagógico em grupo com 5 integrantes.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Contabilidade na Escola
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Fabíola
  3. Ementa ministrada no componente: História da contabilidade, Perfil específico do técnico em Secretaria escolar, origem da contabilidade brasileira, Noções básica da Contabilidade, Contabilidade como necessário humano, Contabilidade Comercial e pública e Direito Financeiro
  4. Atividade ministrada no componente: Prova avaliativa, Atividade, trabalho individual e em grupo, apresentação, pesquisas e vídeos.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Gestão financeira e Patrimonial
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Celene
  3. Ementa ministrada no componente: Gestão de recursos humanos, custo diretos, custo indiretos, custo fixo e custo variáveis, tipos de financiamento estudantis, mão de obra direta, folha de pagamentos, encargos direto, materiais diretos, serviços diretos, calculo de receitas, mensalidades, juros e total de gastos, apuração de lucro e prejuízo, plano de ações articuladas (PAR),imposto de renda de pessoa jurídica, conceito, orçamento, previsão de despesas, como fazer orçamento escolar, lucro , três tipos de cenário, otimista, realista, pessimista e prestação de contas.
  4. Atividade ministrada no componente: Atividades, pesquisas, resumo, apresentações, trabalho individual e em grupo, pratica de folha de pagamento e debates.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Estatísticas
  1. Carga horária:40 horas
  2. Docente do componente: Carlos
  3. Ementa ministrada no componente: Razão e Proporção, numerador, denominador, porcentagem, propriedade de proporção, multiplicação cruzada, extremos, valor de X, divisão, percentagem, tabela, razão centesimal, numero decimal, media, mediana,moda, media aritmética, gráfico, trajetória, velocidade media, mediana dos tempos, ENEM 2014, tabela, variança e desvio padrão, raiz quadrada de parâmetro, passo a passo de como calcular os mesmo.
  4. Atividade ministrada no componente: Atividade, trabalho individual, questões avaliativa, trabalho em grupo, apresentação e provas.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional?
  6. Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  7. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  8. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.
  9. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Legislação Escolar
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Aline Souza
  3. Ementa ministrada no componente: Direitos e deveres do cidadão, LDB, as 7 constituições, ministério da educação, artigos 105 ao 114 direitos e deveres da educação, Constituição Federal de 1988, artigo 212, direitos fundamentais do artigo 5 da constituição, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ( FNDE ), Manifesto dos Pioneiros, reconstrução educacional no brasil, finalidades da educação, o estado em face da educação, função educacional e o processo educativo, plano de reconstrução educacional, papel da escola na vida e a sua função social, principais elementos e vantagens da gestão democrática e sua contribuição na melhoria e qualidade de ensino, principais desafios da gestão democrática na escola, Lei 9394/96 artigos 1, 2, 3, e 4, educação, sociedade e trabalho, etapas da educação básica, nível escolar, modalidades de ensino, valor mutáveis e permanentes, finalidade de ensino aprendizagem e tipos de pedagogias.
  4. Atividade ministrada no componente: Resumos, atividades, trabalho em grupo e individual, apresentação, pesquisas, debates e questões avaliativas
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional?
  6. Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  7. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  8. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.
  9. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Técnicas de Redação e Arquivos
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Ana Maria
  3. Ementa ministrada no componente: Conceito de linguagem, formas e tipos de interação comunicativa com o outro, fluxograma de: matricula, certificado de conclusão e declaração de frequência, memorando, declaração, histórico, relatório, ATA, formulário, censo escolar e livro ata. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro formas de preservação e conservação de livros e documentos, formas de arquivamentos ordem alfabética, protocolo, rotina e registro, secretario escolar, atribuições de papeis sociais, ambiente, setor, função, processos, emissão e fechamento de diários escolares, termo de abertura e encerramento do livro,
  4. Atividade ministrada no componente: Pesquisas, resumos, praticas, atividades, debates, questões avaliativas e trabalho em grupo.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional?
  6. Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  7. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  8. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.
  9. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Avaliação de Projetos
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Aline Souza
  3. Ementa ministrada no componente: : Introdução e conceito de projeto, tipos de projetos, modelo de projeto, proerd, organização e importância de um projeto, contexto e motivos para fazer um projeto, conceito de: avaliação, monitoramento, controle em um projeto, tipos de avaliação: formativa, somativa, comparativa, revisão de projeto, riscos e dificuldades.
  4. Atividade ministrada no componente: Atividades avaliativas, pesquisas, trabalho em grupo elaboração de projetos, debates, resumo, apresentações , revisão de perguntas e respostas e atividades lúdicas em sala
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional?
  6. Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  7. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  8. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.
  9. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Elaboração do Memorial
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Gisele Cintra
  3. Ementa ministrada no componente:
  4. Atividade ministrada no componente:
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional?
  6. Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  7. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado?
  8. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.
  9. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Curriculos e Práticas Pedagógicas
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Stella D’avila
  3. Ementa ministrada no componente:
  4. Atividade ministrada no componente:
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional?
  6. Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  7. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado? Nome
  8. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.
  9. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Informática Básica aplicada a Educação
  1. Carga horária: 40 horas
  2. Docente do componente: Alcinei Pinheiro
  3. Ementa ministrada no componente: curso básico de informática, descobertas e criações do homem na sua relação com a natureza e o trabalho, industrialização no Brasil; O que é tecnologia; tecnologia da informação; Internet e acesso à tecnologia da informação no Brasil; Tecnologias e mercado de trabalho; O que é informática; a informática na formação do trabalhador; Sistema operacional; editor de texto; Navegador Internet e Dicionário por Associação para melhor, entender os muitos estrangeiros na informática.
  4. Atividade ministrada no componente: atividades de pesquisas todos os dias escrita e Práticas no notebook.
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional? Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  6. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado? Nome
  7. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.
  8. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?
  1. Nome do componente: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
  1. Carga horária: 60 horas
  2. Docente do componente: Fabíola
  3. Ementa ministrada no componente: elaboração do TCC
  4. Atividade ministrada no componente: elaboração do
  5. Qual a importância de cada componente para sua formação profissional?
  6. Análise crítica destacando os pontos positivos e negativos, as lições aprendidas e as possíveis melhorias que poderiam ser implementadas.
  7. Que sugestões você daria para futuras pesquisas ou ações relacionadas ao tema abordado? Nome
  8. Qual foi a experiência vivenciada? Descreva-a em detalhes.
  9. Quais foram as principais lições aprendidas durante a experiência? Como ela contribuiu para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional?

ANÁLISE DOS COMPONENTES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DO PERFIL PROFISSIONAL

        Ao realizar a análise dos componentes curriculares na perspectiva do perfil profissional, é importante considerar como cada disciplina ou matéria do curso contribui para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a atuação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (358 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com