TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO WHATSAPP NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  5/4/2018  •  Artigo  •  5.536 Palavras (23 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Centro Universitário de Brasília

Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS

Curso de Administração

Pesquisa e Práticas Científicas em Administração

Profª Luciana do Nascimento Lanchote

Ghirard Almeida RA 21652808

Josilene Oliveira RA 21508918

Luiz Ernesto Noro RA 21554008

Matheus Coqueiro RA 21554712

Sarah Rachel RA 21233760

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E A PERCEPÇÃO DO TRABALHADOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP NO AMBIENTE DE TRABALHO

Brasília

2017


INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento da globalização e, consequentemente, na mudança dos conceitos de comunicação, um ponto que se desenvolveu foi a rapidez e agilidade nos meios de comunicação e os benefícios gerados com a utilização da comunicação virtual. É importante destacar que a partir do século XIX, com o desenvolvimento da eletricidade, a tecnologia começou a influenciar a forma de comunicação da sociedade. No século XX, houve o surgimento de outros meios de comunicação como: cinema, televisão e os primeiros computadores desenvolvidos para uso militar. Com a criação do disquete, pela IBM nos anos 70, fez com que a informática expandisse com a automação industrial, bancária e a robótica. No final dos anos 70, a Apple e a IBM lançaram seus primeiros computadores pessoais no mercado.

Em seguida, nas décadas de 80 e 90, surgiu o videotexto, a criação da fibra ótica, criada pela empresa francesa Minitel, o touch screen, a criação da linguagem HTML (Hypertext Markup Language) e HTTP (Hypertext Transfer Protocol) (DIAS, 1999).

Conforme (COUTINHO, 2014), a terminologia para Smartphone surgiu somente no ano 2000, pela empresa Ericsson, com o lançamento do seu celular R380, porém a Nokia ficou com a fama do primeiro Smartphone conhecido no mercado, por seu grande número de vendas e seu sucesso. Entre os anos de 1996 a 2011, a Nokia com seu sistema operacional Symbian OS, foi sucesso entre esses anos, mas a partir do final do ano de 2011, perdeu colocação com o surgimento de novos sistemas operacionais Google e Android. Em caráter de informação, a Apple no ano de 2007 lançou o seu primeiro Smartphone, conhecido como Iphone, revolucionando o mercado mundial de telefonia celular, marcando como o símbolo da nova era tecnológica. Não existe uma terminologia que define o significado da palavra Smartphone, mas em tradução significa telefone inteligente.

Logo, com o advento da tecnologia e a introdução dos Smartphones na grande massa brasileira, surgem novas formas de comunicação, como o WhatsApp, criado em 2009 pelo ucraniano Jan Koum, anos depois, em 2014 vendido para o Facebook, empresa de Mark Zuckerberg. Atualmente conta com mais de 120 milhões de usuários e serve como o mais famoso aplicativo de comunicação, abrindo portas para um novo meio de se comunicar, se estendendo desde o meio pessoal ao profissional, impactando algumas organizações e modificando o método de trabalho e estrutura da organização como ferramenta de comunicação e trabalho. O uso do aplicativo mais popular do mundo permite uma troca de mensagens instantâneas por meio de uso pessoal e/ou profissional, sendo permitido ou não pelas organizações.  

Com o crescimento da utilização do aplicativo WhatsApp, como forma de comunicação nas organizações e na sociedade, este estudo tem como problema de pesquisa analisar qual a percepção do trabalhador sobre a utilização do WhatsApp no ambiente de trabalho. E assim, seu objetivo geral busca compreender a percepção do trabalhador sobre a utilização do WhatsApp no ambiente de trabalho e como objetivos específicos: identificar se o trabalhador considera vantajoso a utilização do WhatsApp no ambiente organizacional, conhecer o perfil dos trabalhadores que utilizam a ferramenta, descobrir como o trabalhador utiliza o WhatsApp na organização, e avaliar a percepção do trabalhador sobre a influência da utilização do WhatsApp em seu desempenho profissional.

A pesquisa tem relevância social devido à grande utilização do aplicativo no mundo (VEJA, 2017), e os seus resultados poderão contribuir para o entendimento sobre a melhor forma de utilização do mesmo para os seus usuários que trabalham e que podem ter melhor rendimento e/ou desempenho profissional. Tem relevância gerencial, pois "a comunicação com os funcionários não é mais uma função 'não essencial', mas uma função comercial que impulsiona o desempenho e o sucesso financeiro de uma empresa" (ARGENTI, 2011). Ela também possui importância acadêmica na medida em que seus resultados poderão contribuir para o conhecimento e aperfeiçoamento dos futuros empreendedores e gestores dos cursos de administração; pois conforme Gil (2010, p. 2) “uma pesquisa sobre problemas práticos pode conduzir à descoberta de princípios científicos”.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Para esta pesquisa realizou-se estudos em artigos, livros, e revistas que abordam temas centrais WhatsApp, comunicação organizacional, interna, administrativa e endomarketing.

2.1. WhatsApp

Conforme dados oferecidos pela empresa WhatsApp (2017), mais de 1 bilhão de pessoas em mais de 180 países usam o aplicativo para estabelecer contato com outras pessoas, em qualquer momento e lugar. A disponibilização do serviço pela empresa é uma evolução do Short Message Service, SMS, que consiste no envio de mensagens curta entre telefones celulares. A evolução desse tipo de serviço oferecido foi abrangida e em 2017 oferece além da troca de mensagens, variedades de mídia, localização, chamada de voz, como descrito pela empresa. Em termos de privacidade do usuário, todas as mensagens e ligações são criptografadas, obtendo a chave apenas quem é receptor da mensagem, sendo esse um dos princípios básicos de segurança do WhatsApp.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (431.8 Kb)   docx (276.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com