TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão de comércio exterior sobre os ultimos anos economicos brasileiros

Por:   •  14/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Introdução ao Comércio Internacional

Professor: Adroaldo Lazzaroto

Aluno: Amir Ahmad Hasan

Os Desafios do Comércio Exterior nos Próximos Quatro Anos

Resenha Crítica

A economia brasileira entrou em ótimo momento econômico a partir do ano de 2008, quando o PIB brasileiro crescia exponencialmente e uma onda de investimentos estrangeiros foram feitos em nosso mercado. A economia do brasil finalmente deslanchou, mas infelizmente era um momento passageiro.

O período em que o brasil esteve economicamente a frente do demais foi meramente sorte, devido ao fato de não ter ocorrido nenhuma influência interna do pais no acontecimento, e sim devido a diversos fatores externos que se deram junto a subida do valor da cotação das commodities causada pela elevada demanda internacional por estes produtos. Esse efeito permaneceu pendurado em nossa economia até meados de 2014, quando o país acordou do sonho que se prorrogava desde 2008. Percebe-se que o governo estava tão despreparado para o choque, que quando ele aconteceu, a nossa economia entrou em colapso, com um excesso de oferta e pouquíssima demanda, que se sucedeu após a população ter sido surpreendida com a subida do nível de inflação e com os cortes de investimentos governamentais no mercado interno. O futuro adiante continua não muito brilhante para o brasil, com suas exportações de manufaturados (ativos que realmente conseguem alavancar uma economia) declinando cada vez mais, já que os principais mercados importadores desse tipo de bem apresentam problemas não muito diferentes do Brasil.

O autor supõe que problemas básicos ainda são os inimigos do Brasil em sua busca à balança comercial ideal, como os aumentos dos custos na área da logística, entraves burocráticos para produtos importados e exportados, um distanciamento fatal de países do norte causado por acordos assinados com países do Mercosul, fechando nosso mercado para potencias europeias e norte americanas, falta de incentivos para empresas exportadores, assim, diminuindo o número de empresas que trabalham neste ramo e consequentemente causando uma diminuição no número de empresas que desejam participar do mercado externo. Contudo, estes entraves que atrasam nossas exportações são completamente solucionáveis se abordados corretamente utilizando métodos fundamentais da teoria, como a facilitação de exportações, diminuição de custos para empresas iniciantes no mercado, por exemplo, as taxas cobradas pelos órgãos fiscalizadores do comércio exterior entre outros, dessa forma tornando a cultura exportadora mais interessante para novos empreendedores e mantendo as empresas nacionais que já atuam no ramo. O autor compreende que a implementação de uma política de cunho neoliberal a longo prazo por parte do governo seria a base fundamental para alcançar uma balança comercial superavitária

Sendo assim, podemos concluir que a possibilidade da nossa economia superar essa péssima fase que vem passando são grandes, mas o caminho é longo e se perdurará por alguns anos antes que sejamos capazes de ver os primeiros resultados positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com