TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OD NEGÓCIOS NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  30/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Michelle Gonçalves

Negócios Internacionais

1.Defina o que é uma Zona Franca e quais os benefícios para exportadores e importadores.

É uma área, geograficamente limitada pelos países onde haverá benefícios fiscais e aduaneiros para as mercadorias estrangeiras ali ingressadas. Essa área é denominada zona franca e pode ser um porto, que se torna conhecido como porto livre. Os principais benefícios para os exportadores são: Redução dos custos de frete e para a economia nacional. Já para os importadores são: diminuição do capital de giro e posse imediata da mercadoria.

2. Qual o perfil das importações brasileiras até 2012?

Até 2012 as Importações Brasileiras ocupavam o lugar de 22º importador mundial de mercadorias, com a participação de 1,3%, também era  17º importador mundial de serviços, com 1,9%. Abaixo segue dados do perfil conforme % sobre o valor de nossas importações no ano de 2012:

Bens de capital - 21,7%

Matérias primas e produtos inter - 44,8 %

Bens de consumo duráveis - 10,0 %

Bens de consumo n duraveis - 7,7 %

Cumbustiveis e Lubrificantes - 15,8 %

Totalizando em valores US$ 48.628 milhões em bens de capital e US$ 99.648 milhões em matéria prima.

3 . Qual a relação entre o custo país e o processo de desindustrialização, bem como a valorização da moeda nacional?

Relaciona-se a carga tributária elevada, os encargos trabalhistas altos, o sistema de transporte deficiente, a burocracia muito grande e os juros elevados.

4. Diferencia o que são causas estruturais e causas conjunturais.

Causas estruturais: São diferentes. A deficiência não é temporária e, para ser extinta, são necessárias mudanças fundamentais. Isso porque a oferta de mercadorias (produção para consumo + produção para exportação) é inferior à procura (consumo + exportação).

Causas conjunturais: São aquelas que ocorrem eventualmente e não se repetem. Na agricultura, seria uma seca, uma geada ou até mesmo inundação. São problemas que, na realidade, só prejudicam uma safra. Na indústria, seria uma greve em determinado setor. Seu efeito, embora maléfico, é temporário.

5. Em que posição o Brasil se encontra no ranking dos 50 maiores exportadores do mundo? Justifique.

O Brasil se encontra na posição 243º, isso justifica-se pelo crescimento da importação da matéria-prima que é, aparentemente, bom. Ocorre que a matéria- prima de algumas mercadorias deixou de ser produzida no Brasil, e passou a ser importada. Por isso, dizem que o Brasil está se desindustrializando.

6. Quando o Drawback pode ser concedido e quais as suas modalidades?         Consiste quando um exportador importa a matéria-prima para confeccionar mercadorias que serão exportadas. Essa matéria-prima não paga os impostos aduaneiros devidos. Suas modalidades são: Suspensão, isenção e reconstituição

7. O que é uma ZPE? Quais as vantagens para as empresas?

São áreas geográficas com limites definidos, elas gozam do benefício da extraterritorialidade, isto é, são isentas de impostos internos e sua produção é considerada como se tivesse sido efetuada no exterior. Portanto, são áreas de livre comércio com o exterior. As principais vantagens para os empresários são: a isenção tributária mais ampla do que as obtidas pelo drawback, em alguns países há isenção do imposto de renda, ausência de restrições para remessa de lucros e os insumos são dispensados de licença de importação. E, para o país: Geram empregos e divisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (287.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com