TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders em Projetos

Por:   •  25/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 9

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders em Projetos

Módulo:

Aluno: Murilo Ribeiro

Turma: 3

Tarefa:

Introdução

Stakeholders é uma palavra que designa quem está envolvido no projeto, quem está sendo afetado, ou quem pode estar impactando o projeto. Dito isso, os stakeholders precisam ser muito bem gerenciados pelo gerente do projeto. Devemos levar em consideração que os stakeholders não são apenas, aqueles diretamente envolvidos nos projetos, mas também aqueles que tem seus interesses afetados, positivamente ou negativamente, de alguma forma pelo projeto. Os stakeholders no projeto tem características muito especificas, pois são influenciadas ou podem causar algum tipo de influência no projeto. Essa influência mutua é devido ao impacto que o projeto traz para cada envolvido, sempre trazendo alguma consequência para os stakeholders.

O gerenciamento dos stakeholders relacionados ao projeto deve começar sempre pela sua classificação. Ao se classificarem os stakeholders, identificam-se suas características comuns, permitindo que seja dado o tratamento específico que cada um deve receber. Vale lembrar que, um gerenciamento de stakeholders mal elaborado, pode causar um efeito negativo que podem ser sentidos em projetos de transformação organizacional. Tais efeitos são causados por reações adversas as mudanças necessárias e a seus efeitos nos stakeholders envolvidos. Outro grande desafios que os gerentes de projetos enfrenta em relação aos stakeholders é a comunicação eficaz. Esse desafio é chamado de barreiras da comunicação. Diante disso, é valido observar os diferentes sentidos dos canais de comunicação e aos meios que são utilizados em cada tipo de comunicação para cada tipo de stakeholders, além do processo de gerenciamento que o gerente de projetos precisa ter em relação aos stakeholders, analisando as técnicas e ferramentas utilizadas na sua execução.    

O gerente de projetos precisa reconhecer a importância e os muitos benefícios de se obter o engajamento dos envolvidos no projetos para que possam atingir o objetivo final, visando sempre os requisitos que devem ser atendidos  por um bom plano de comunicação, o conteúdo que deverá ser abrangido e os dados e informações necessários.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para realização do projeto, tendo como foco principal o gerenciamento de stakeholders

MATRIZ DE ANÁLISE

Stakeholder

Principais interesses

Possíveis papeis exercidos

Grau de poder Stakeholder

Grau de interesse Stakeholder

Estratégia de engajamento Stakeholder

Informações necessárias

Periodicidade ou Evento

A

Prefeitura

Os principais interesses de uma prefeitura: o desenvolvimento social, cultural e econômico do município. Sendo assim, com a instalação de um centro tecnológico irá atrair novos investidores para cidade, geração de novos empregos, aumentar a arrecadação de receita do município através das empresas instaladas no parque tecnológico, criação de novas empresas e startup.

1 - Autoridade sobre recursos;                              2- Revisão e auditoria da qualidade dos processos e resultados;                        3- Consultada e envolvida sob demanda.

10

10

1 - comprometer;    2 - manter informado;                  3 - formar parceria;  4 - satisfazer. 5 - comprometer

Status do projeto, relatório dos custos

Mensal

B

DECTE

Coordenação, gerenciamento, monitoração e controle de todas as atividades. Prover as mais avançadas ferramentas tecnológicas. Acesso a recursos e patrocínios. Divulgação do DECTE aos patrocinadores.

1 - consultado e envolvidos durante todo o projeto;      2- envolvido na entrega dos resultados e na sua implementação;                   3 - responsabilidade pela implementação total do projeto.

10

10

1 - Satisfazer; 2-Manter informado; 3- formar base de poder; 4 - comprometer

Status dos projetos; relatório de custos, relatório de imprevisto durante a elaboração do projeto

Semanal

C

Governo do Estado

Criar palco para a sociedade e o setor privado desempenharem o seu papel, além de atrair novos investidores para Cidade através dos novos recursos tecnológicos que serão desenvolvidos no novo centro tecnológico dar um upgrade nos serviços que ja são prestados.  

1 - consultada e envolvida sobe demanda; 2- autoridade sobre recursos; 3 - revisão e auditoria da qualidade dos processos e resultados

10

10

1 - Formar base de poder; 2 - Manter informado; 3- formar parcerias; 4 - satisfazer.

 Status dos projetos, relatório de custos

Bimestral

D

Futuras empresas

As empresas que se instalam em parques tecnológicos desfrutam de alguns benefícios, como concessões do Estado pra suas instalações e funcionamento, obtenção de incentivos fiscais, divulgação da marca,  fácil acesso a novas tecnologias, apoio no desenvolvimento de novos processos e tecnologia em parceira com os centros de pesquisas e a universidade. Obter acesso a mão de obra qualificada.

1- Beneficiário pela implantação bem-sucedida do projeto, 2- consultado e envolvidos sob demanda. 3-envolvidos na entrega dos resultados e na sua implementação;

5

10

1- Formar parcerias, 2 - Manter informado; 3 - monitorar; 4 - negociar; 5 - comprometer

Andamento do projeto

Mensal

E

Centros de Pesquisas

Por meio desses ambientes (parque tecnológico) serão oferecidos diversos suportes para as empresas captarem recursos púbicos e privados para a inovação, estruturar projetos tecnológicos, utilizar recursos do local, como laboratórios, e buscar possíveis Startups para possíveis parcerias e outras iniciativas.

1- beneficiário pela implantação bem sucedida do projeto; 2- consultado e envolvidos sob demanda, 3 - envolvidos na entregas dos resultados e na sua implementação.

7

10

1- Formar parcerias, 2 - Manter informado; 3 - monitorar; 4 - negociar - Comprometer

Andamento do projeto

Bimestral

F

UNEST

formar profissionais altamente capacitados na área de pesquisa, que por iniciar sua carreira acadêmica e uma universidade instalada em um parque tecnológica, terão desde o início contato com parte prática da profissão.

1- beneficiário pela implantação bem sucedida do projeto; 2- consultado e envolvidos sob demanda, 3 - envolvidos na entregas dos resultados e na sua implementação.

6

10

1- Formar parcerias, 2 - Manter informado; 3 - monitorar; 4 - negociar

Andamento do projeto

Trimestralmente

G

COMUNIDADE

Maior visibilidade ao município e aquecimento da economia local. Valorizações dos imóveis da região. Ampliação de áreas, como saúde, educação. Apoio aos empreendimentos já existente na cidade. Desenvolvimento econômico.  

1- Consultados e envolvidos sob demanda; 2- beneficiários pela implementação bem-sucedida do projeto. 3 - Envolvidos na entrega dos resultados e na sua implementação

1

10

1- Formar parcerias, 2- Manter informado; 3 - Comprometer

Andamento do projeto, principais benefícios que o projeto, mesmo antes de finalizado, já está trazendo para a município

Semestralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (798.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com