TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CARGOS E SALARIOS

Por:   •  15/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE – ENCONTRO 09.09.2020/ UNIDADE 1

1. Leia o artigo “O futuro da gestão de desempenho” e responda. Se a análise de cargos é composta pelo levantamento dos conhecimentos, habilidades e capacidades do cargo, como e por que é interessante utilizar as informações do processo de análise de cargos e salários nas avaliações de desempenho? E quais os perigos da relação entre avaliação de desempenho e remuneração?

Para iniciar uma avaliação, é preciso entender o que as empresas esperam de seus funcionários e saber se existe transparência sobre o que é a atribuição de cada membro. Afinal, como avaliar algo se não há a certeza das funções de cada um? É bem possível que o gestor ouça um “mas isso não é meu papel” do colaborador, caso não haja um registro das responsabilidades.

Depois de bem estruturados os cargos da organização, assim como definidas as políticas de remuneração, o responsável pela área de recursos humanos da empresa terá embasamento na 14 definição de um perfil de funcionários ser recrutado ou admitido, de que forma ele precisará ser treinado, clareza na cadeia hierárquica da empresa, implantação de uma avaliação de desempenho justa e possibilidades de valorização e crescimento de profissional .Isso poderá acontecer pela elaboração do catalogo de cargos, que 6 o produto final do trabalho. Nele constam todos os cargos da empresa, requisitos para ocupá-los e as tarefas a serem desenvolvidas pelos profissionais.

Um dos maiores equívocos sobre os dois temas é que os colaboradores muitas vezes confundem esse processo com aumentos salariais.

É fácil ver o motivo disso acontecer. A maioria das organizações têm avaliações de desempenho anualmente. Em torno do mesmo tempo, eles também costumam dar aos trabalhadores aumentos de salários e o bônus anual. E há algumas organizações que realmente consideram o desempenho para conceder esses aumentos e/ou gratificações.

2. Se a análise de cargos é composta pelo levantamento dos conhecimentos, habilidades e capacidades do cargo, como e por que é interessante utilizar as informações do processo de análise de cargos e salários:

a) no programa de recrutamento e seleção?

Um dos principais benefícios do plano de cargos e salários e a isonomia salarial, artigo 461-CLT que consiste na equiparação salarial de funcionários com o mesmo cargo e função desempenhada.

b) nos programas de treinamento?

A implantação de um plano de cargos e salários é importante por estabelecer uma premissa do equilíbrio interno e externo, servindo como instrumento das oportunidades de trabalho e de desenvolvimento na empresa, tornando clara a política de salários, servindo como base de um plano de carreiras e de outros subsistemas de recursos humanos, como treinamento e desenvolvimento que aborda o conhecimento das normas do emprego a descrição e análise de cargo, o conhecimento dos processos de treinamento e acompanhamento e desenvolvimento do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com