TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Por:   •  11/1/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.703 Palavras (11 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 11

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Resumo: A Educação a Distância é uma modalidade de ensino desenvolvida para favorecer o acesso à educação com tempo e espaço de aprendizagem flexíveis, por meio do uso das tecnologias de comunicação e informação, possibilitando a democratização do ensino superior. Tendo como um dos suportes a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Atualmente são ofertados cursos de curta e longa duração em diferentes níveis de ensino e, tem alcançado um grande número de adeptos. O objetivo deste artigo é apresentar os principais desafios e as possibilidades da educação superior à distância tendo como base o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Palavras chaves: Educação a Distância, desafios, tecnologias.

Abstract: Distance Education is a teaching modality developed to favor access to education with flexible learning time and space, through the use of communication and information technologies, enabling the democratization of higher education. Having as one of the supports the Law of the Guidelines and Bases of National Education. Currently short and long term courses are offered at different levels of education and has reached a large number of followers. The objective of this article is to present the main challenges and possibilities of distance higher education based on the intensive use of information and communication technologies (ICTs).

Keywords: Distance Education, challenges, technologies

1 INTRODUÇÃO

A educação exerce importante papel no desenvolvimento da sociedade, sendo um dos fatores responsáveis pela formação de cidadãos críticos. É necessário que esteja em constante busca de novas práticas educativas para disseminação do conhecimento. Devido a essa necessidade tem-se implantado políticas e modelos de ensino que atendam as mais variadas realidades e segmentos sociais propiciando a inclusão social. Neste contexto desenvolveu-se a educação a distância, que segundo Barros (2003), os primeiros prenúncios datam ao século XVIII, quando uma instituição de Boston ofereceu um curso por correspondência. A partir de então ela foi difundida a outros países chegando ao Brasil em 1904 ofertando curso para datilógrafo por meio de correspondências, posteriormente passaram a utilizar os novos meios de comunicação: o rádio, a televisão e a internet.

As bases legais da Educação a distância no Brasil foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996), pelo Decreto n.º 2494, de 10 de fevereiro de 1998 (publicado no D.O.U. DE 11/02/98), Decreto n.º 2561, de 27 de abril de 1998 (publicado no D.O.U. de 28/04/98) e pela Portaria Ministerial n.º 301, de 07 de abril de 1998 (publicada no D.O.U. de 09/04/98). Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996):

[...]a educação a distância (EaD) é uma atividade pedagógica caracterizada por um processo de ensino e de  aprendizagem realizado com a mediação docente por meio da utilização de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação e comunicação, os quais podem ser utilizados de forma isolada ou combinadamente, sem a frequência obrigatória de alunos e professores(Art.47,§3º).

Juntamente com o advento das tecnologias digitais interativas surgem diferentes relações no processo de ensino-aprendizagem através da intermediação tecnológica, estas vêm contribuindo para o avanço da EAD, rompendo barreiras geográficas, sociais e culturais, até então existentes, e promovendo maior autonomia de todos os sujeitos envolvidos. No que se refere à flexibilidade, embora seja uma vantagem, pode transformar-se em desvantagem, uma vez que a EAD exige disciplina, exploração e socialização dos questionamentos e conhecimentos adquiridos por parte do educando, o sucesso só poderá ser alcançado por esforços individuais.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. A EaD CHEGA AO BRASIL

A modalidade de ensino a distância chegou ao Brasil depois do sucesso da adesão do ensino por correspondência na Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, alcançando nos anos seguintes visíveis avanços por meio da introdução de novas tecnologias. A ampliação da EaD no Brasil, ocorreu em decorrência da criação do MEB (Movimento de Educação de Base), ligado à igreja Católica e ao Governo Federal, sendo desenvolvido em 1961 visando alfabetizar adultos através do rádio, e com a promulgação do Código Brasileiro de Comunicações em 1967, através do Decreto Lei nº. 236/67, e no ano de 1970, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, a conhecida Lei nº. 5.692/71.

Diante da necessidade da difusão do ensino a distância muitos projetos foram criados pelo governo, como o projeto Minerva e o telecurso. Atualmente um dos principais programas implementados pelo governo é a Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária através do uso da metodologia da educação a distância.

2.2. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS DESAFIOS NOS DIAS ATUAIS

Desde seu surgimento a educação a distância vem se adequando as novas tecnologias e conseguindo maior número de seguidores. Quem opta por fazer um curso a distância deve estar ciente das vantagens e dos desafios que enfrentará ao longo do curso. O ensino virtual possui vários fatores que favorecem o campo de atuação da EAD, segundo Riscal (2010), na era tecnológica, os cursos a distância permitem que o estudante conclua seus estudos e receba a certificação sem sair de casa, por mais distante que esta esteja dos centros urbanos.

Aquela velha ideia de que o ensino a distância é mais fácil que o presencial pode ser descartada, mesmo que acadêmico possa estudar em casa, administrar seus horários, essa modalidade de ensino requer muita dedicação, compromisso, seriedade e muita disciplina na realização dos trabalhos e avaliações propostas. “Um curso ser presencial ou a distância não altera o grau de disciplina e controle do tempo de desenvolvimento das atividades, que torna-se mais preciso e consistente nos cursos a distância” (RISCAL, 2010, p. 68).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com