TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA GESTÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA

Por:   •  30/5/2022  •  Monografia  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 9

DESAFIOS DA GESTÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA

Melissa Ribeiro Correa[1] 

Elys Regina Zils[2]

Resumo

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem tendo um crescimento significativo no Brasil. Contudo, é de essencial importância à atenção a implantação e gestão de um curso a distância. O país está em estágio de adaptação e questões decorrentes da falta de normatização e instituições legais repercutem na implementação e gestão dos cursos. Neste contexto o artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a importância de uma gestão no ensino à distância bem como aspectos gerenciais essenciais à realização de um curso superior nesta modalidade. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa baseou-se na pesquisa exploratória, utilizando pesquisa documental e bibliográfica. Quanto aos resultados concluímos que para se implantar a EaD em uma instituição, além de se considerar a relação custo beneficio, o enfoque pedagógico e o conteúdo aplicado, também deve-se buscar a execução de um plano de gestão a fim de garantir  o pleno desenvolvimento das atividades do curso, oferecendo condições e serviços adequados e suficientes para atender com qualidade seu publico.

Palavras-chave: Artigo. EaD.Gestão.

1 INTRODUÇÃO

A educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias, em que alunos e professores estão separados fisicamente e temporalmente, onde a mediação nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com o emprego de tecnologias.

No Brasil, essa modalidade se expande com vistas a democratizar o acesso à educação. É procurada por estudantes por vários motivos, pelo deslocamento, pela ausência de oferta ou mesmo pelo custo menor se comparado aos cursos presenciais e que, devido às suas próprias características de flexibilidade de tempo, vem se popularizando, sendo uma possibilidade a mais de acesso ao ensino superior. Para fazer com que essa modalidade funcione temos a gestão como ferramenta imprescindível na administração dos cursos.

A gestão em EaD é muito complexa e dinâmica, sendo essencial que o seu gestor tenha conhecimento dos diversos aspectos e elementos envolvidos, sendo um fator de extrema importância para a implementação e manutenção do curso.

O artigo destinou-se a refletir a cerca dos desafios da gestão no ensino a distância. Para alcançar esse o objetivo proposto, foi utilizada a pesquisa exploratória, através de pesquisa bibliográfica e documental.

No que se refere aos objetivos específicos, temos o intuito de identificar como a gestão no ensino a distância é definida bem como os aspectos gerenciais e essenciais à implementação de um curso Ead e também analisar as principais dificuldades que a modalidade enfrenta.

No primeiro capítulo traremos um breve histórico do ensino a distância no Brasil.

  1. ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO

Para entendermos melhor o atual contexto da educação a distância, é necessário que analisemos o seu processo histórico de construção e evolução.

O EaD no Brasil iniciou-se com  a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro na década de 20, bem como os cursos realizados via correspondência oferecidos pela Marinha em meados dos anos 30. Já em 1940 surge o Instituto Universal Brasileiro, que difunde a educação à distância ampliando a formação profissional de nível médio através da utilização de material impresso. Apesar de vários projetos de EaD criados pelo governo e entidades privadas ao longos das ultimas décadas, o ensino superior na modalidade a distancia, como se entende hoje, surgiu somente na metade da década de 1990.

Segundo os autores:

A história da EaD no Brasil pode ser dividida em três momentos: inicial, intermediário e outros mais moderno. Na fase inicial, os aspectos positivos ficam por conta das escolas internacionais (1904) que representam o ponto de partida de tudo, seguindo-se a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (1923) no campo da educação superior, a UnB (1973) constituiu-se em uma nova base para programas de projeção, era a fase intermediária. Já na fase mais moderna, vale registrar as três organizações que influenciaram de maneira decisiva a história: a ABT- Associação Brasileiro Telecomunicação, o Ipae- Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação e a Abed- Associação Brasileira de Educação a Distância. Coube ao Ipae influenciar decisivamente a reflexão sobre a importância da EaD no mundo. (Alves 2009, p.10-11).

Até este período, a modalidade da Educação a Distância (EAD) eram utilizada principalmente para ofertar cursos livres de iniciação profissionalizante, dentro do conceito de educação aberta e com os recursos do ensino por correspondência; e para ofertar cursos supletivos, focados na complementação de estudos nos níveis de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, utilizando materiais impressos e aulas transmitidas por televisão, em programas de telecurso. Somente a partir de 1994, com a expansão da Internet junto às Instituições de Ensino Superior (IES), e com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB), em dezembro de 1996, que oficializa a EAD como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino, é que a universidade brasileira dedica-se à pesquisa e oferta de cursos a distância com o uso de novas tecnologias. (TORRES; VIANNEY, p.2, 2003).

 

A educação a distância sofreu todo um processo de transformação, principalmente no que diz respeito ao preconceito sofrido por essa modalidade. Aos poucos, a modalidade on-line está perdendo o estigma de ensino de baixa qualidade. Mas, como toda modalidade de ensino, não se constitui na solução para todos os problemas. Atualmente vivenciamos novos desafios, principalmente no que diz respeito ao impacto das novas tecnologias na gestão dos cursos.

  1. DESAFIOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A gestão dos cursos em EAD possui características, tecnologias, formatos e linguagens diferenciadas, trata-se da evolução da cultura do ensino e da sua forma de administrar, sendo uma modalidade de educação que utiliza recursos tecnológicos para os processos de gestão administrativa para o desenvolvimento de atividades de ensino. É essencial que o seu gestor tenha conhecimento das particularidades que envolvem essa modalidade. Segundo Rumble, 2003:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (79.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com