TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.637 Palavras (23 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 23

OS DESAFIOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  1. Elixandra Melissa Vieira
  2. Prof. Orientador Roberto Carlos Rodrigues
  3. Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Letras (FLEX 1704) – Projeto de Ensino

22/04/2020

  1. RESUMO

Este artigo discute os desafios do ensino da língua portuguesa no ensino fundamental, visto que a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular ) aprovada recentemente, define o conjunto orgânico progressivo das aprendizagens essenciais e indica os conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade. Neste sentido, o ensino da linguagem deve ultrapassar o ensino mecânico de regras e normas, e é preciso que o professor seja capaz de propor ao aluno um ensino que ilustre a importância do saber falar e escrever de forma culta, usando leitura e interpretação como base para os estudos. É perceptível que o ensino passa por uma crise e que sinaliza para a urgência de se pensar um ensino que responda às necessidades e expectativas das crianças, jovens e adolescentes e que, em certa medida, atenda às suas necessidades pessoais, assim como às demandas da sociedade em que estão inseridos. O ensino da linguagem deve ultrapassar o ensino mecânico de regras e normas abordando uma metodologia capaz de alcançar estes alunos de maneira que gostem de estudar e não somente estejam nos bancos escolares por obrigação, assim oportunizar o desenvolvimento integral dos mesmos deve ser o foco para educação, que há muito tempo pensa-se a respeito, mas, pouco se faz em relação a isso.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Ensino. Ensino fundamental.

  1. 1. INTRODUÇÃO

Enquanto existirem pesquisadores e professores preocupados com a prática pedagógica a ser efetivada em sala de aula, mas principalmente no perfil do aluno que se deseja construir, visto que a sociedade muda rapidamente, é imprescindível ter conceitos e ações claras a respeito do processo de ensino e aprendizagem, por este motivo escolho a área de concentração O Ensino da Língua Portuguesa, para que consiga me adequar e entender as diversas formas de trabalhar a Língua Portuguesa em âmbito escolar. Em observação das aulas de língua portuguesa do ensino fundamental, anos finais na escola municipal CERT (Centro Educacional Roberto Trompowsky) na cidade de Joaçaba e após entrevista com a professora regente, pode-se perceber que muito se discute sobre o que ensinar? O que realmente é eficaz no aprender escolar? Os alunos perguntam por que temos que aprender isso? A resposta é simples e clara a Língua Portuguesa não é uma língua estática, ou seja, está sempre se modificando acrescenta isso, tira aquilo, mudam-se as concepções acerca do aluno, de ensino, de aprendizagem, e toda mudança que ocorre fortalece o sistema de ensino do país, promovendo qualidade e equidade para a educação em todos os níveis de ensino. Neste sentido e procurando aprimorar suas aulas a professora observada tem uma forma de abranger todos seus alunos, fazendo com que todos compreendam a matéria e não esqueçam mais, trabalha de forma dinâmica, contextualizando os conteúdos da língua através de textos e imagens.

Recente é a versão final da BNCC- Base Nacional Comum Curricular (2017), que é um documento norteador do que será ensinado em todas as escolas do Brasil, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. É uma referência que aponta os objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de formação. A BNCC não é currículo, mas sim uma ferramenta que busca orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, considerando as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada instituição.

Neste sentido, a BNCC é um documento normativo que define o conjunto orgânico progressivo das aprendizagens essenciais e indica os conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade. Ela se baseia nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para formação integral e para a construção de uma sociedade melhor.

Em relação ao ensino da língua portuguesa, a BNCC aponta que caminhos adotar para que o ensino da língua materna seja aprimorado nas escolas com o objetivo da formação integral dos indivíduos por meio de desenvolvimento das chamadas competências do século XXI, as quais dizem respeito a formar cidadãos mais críticos, com capacidade de aprender a aprender, de resolver problemas, de ter autonomia para a tomada de decisões, cidadãos que sejam capazes de trabalhar em equipe, respeitar o outro, o pluralismo de ideias, que tenham a capacidade de argumentar e defender seu ponto de vista.

Nesse enfoque, o professor cumpre uma responsabilidade muito grande, pois além de trabalhar as áreas do conhecimento, precisa despertar no aluno o desejo pelo aprender, usando para isso metodologias ativas.

Enquanto instituição, a escola precisa refletir acerca de seu currículo, proporcionando mudanças significativas nas perspectivas de aprender e ensinar, utilizando-se de aulas dinâmicas e menos maçantes afim de trazer aos alunos um conhecimento significativo, tornando-os críticos, autônomos e letrados, capazes de comunicar-se fluentemente no ambiente que se inserem.

É dessa forma que se destaca o presente paper, sendo que primeiramente far-se-á fundamentação teórica acerca do Ensino da Língua Portuguesa, posteriormente reflexões e apontamentos sobre como mudar o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental.

2. A QUESTÃO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ao falar em ensino precisamos pensar em metodologias. É a metodologia utilizada pelo professor, que muitas vezes torna o ensino insignificante e prejudica a real aprendizagem dos alunos. E a metodologia está diretamente relacionada aos objetivos de aprendizagem e habilidades que se quer desenvolver com os alunos, buscando para isso experiências capazes de promover essa aprendizagem por meio de ensino ativo.

Na escola, principalmente no ensino fundamental, o ensino da linguagem deve ultrapassar o ensino mecânico de regras e normas, é preciso que o professor seja capaz de propor ao aluno um ensino que ilustre a importância do saber falar e escrever de forma culta.

Sabe-se que a Língua Portuguesa, em seus múltiplos processos de pensar e agir na escola subentendem interessantes questionamentos e dúvidas por parte dos professores, que muitas vezes desconhecem que a qualidade educativa nesta área requer o uso de metodologias ativas e vivas no contexto da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com