TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS LOGÍSTICOS NA INFORMAÇÃO

Por:   •  14/6/2021  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

RESERNHA: RECURSOS LOGÍSTICOS NA INFORMAÇÃO

BOWERSOX, J. D, CLOSS. J. D, COOPER. B. M. Gestão logística de cadeias de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.

O sistema de informação na cadeia de suprimento adquiriu uma padronização abrangente tanto externa e quanto internamente nesta rede de informações, contudo como toda estrutura ainda existe exceções, melhoramento e adaptações.

Adentrando nesta padronização de suma importância para o controle da empresa, podemos observar 04 (quatro) enfoques pelo autor Bowersox em seu livro “Gestão Logística de Cadeias de Suprimentos”, sendo elas:

1. Sistema de transações: Considerada o primeiro pilar de uma estrutura, tem como base a rotina, focando no cotidiano de um operacional. Sendo assim a entrada dos pedidos nos sistemas operacionais, informação do pedido (produto selecionado), transação do pedido, envio do pedido (deslocamento) e pôr fim a satisfação do cliente.

2. Controle gerencial: Neste momento é a avaliação que o gerente desempenha de todo procedimento ocorrido no item 1 – (Sistemas de Transações), convém aos gerentes averiguar todos relatórios e desempenho da estrutura, principalmente a percepção dos clientes.

3. Análise de decisões: Os gerentes entram com as análises de estratégicas possíveis da cadeia de suplementos utilizado “softwares”, podendo ser usado esses aplicativos para comparação, alternativas de estratégicas de melhoramento, por avaliações, entre outros.

4. Planejamento estratégico: Sendo o topo de uma pirâmide, auxiliam os gerentes a ter um foco de estratégica de longo prazo, isso inclui capacitação, aperfeiçoamento, análise de serviço, lucro, fusão, entre outros métodos de longo prazo.

De acordo com Bowersox: “O ERP – (Enterprise Resource Planning) ou legados, são a espinha dorsal dos sistemas de informação da cadeia de suprimentos da maioria das empresas”. Ou seja, é informatização sistematizada que cuida de toda operação da empresa, sendo crucial para o sistema de comunicação (interna e externa), sistema de execução e sistema de planejamento das empresas.

A internet vem estado em nossas vidas com bastante frequência em meados os anos 90, não menos no âmbito da estrutura das empresas – ajudando nos avanços das empresas, com isso o autor do livro comenta sobre 03 (três) abordagens alternativas para obtenção de hardware, software e apoio na cadeia de suprimento: A) Projetores de serviços de terceirizado, se tornando o mais popular no meio corporativo; B) ASP, usa a internet para acessar software específicos, também usados para comunicação e C) EDI, usa satélites – mais moderno XLM, sendo uma comunicação simultânea entre os parceiros desta rede.

Contudo existe outras tecnologias pertinentes para a logística que são, código de barra, processamento por imagem, troca de dados por radiofrequência, entre outros meios que estão surgindo para melhor atender este meio. Esses sistemas de informações estão desempenhando papeis importantes para agilidade, comunicação, informação, negociação, por essa razão só tem a melhorar, pois a tecnologia só vem avançando e com ela a globalizando as empresas e os clientes só tem a ganhar. Nesta linha de pensamento do autor Bowersox está na assertiva que o desempenho das empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com