TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.563 Palavras (31 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 31

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 OS TIPOS DE PLANEJAMENTO        8

2.1 Conceito de planejamento        8

2.2 Planejamento estratégico        9

2.2.1 Como surgiu        10

2.2.2 Etapas do planejamento estratégico        11

2.3 Planejamento tático        12

2.3.1 Etapas do planejamento tático        13

2.4 Planejamento operacional        14

2.4.1 Etapas do planejamento operacional        15

3 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO        18

4 VISÃO        20

5 MISSÃO DA EMPRESA        22

5.1 Missão        22

6 PROPÓSITOS        24

7 CENÁRIOS        25

8 POSTURA ESTRATÉGICA        26

9 VALORES        27

10 SWOT        29

11 PLANO DE AÇÃO        32

12 EMPRESA BOZZONI SPORT FITNESS        33

12.1 Histórico        33

11.2 Visão, Missão, Valores e Proposta        33

12.3 Análise SWOT        34

12.4 Objetivos e metas        35

12.4.1 Objetivos        35

12.4.2 Metas        35

12.5 Posturas estratégicas        36

12.6 Estratégias        36

12.7 Diagnóstico        36

11.8 Cenários        36

12.10 Plano de ação        37

13 CONCLUSÃO        39

14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        40


1 INTRODUÇÃO

O nível competitividade das empresas nos últimos anos vem sendo considerada um fator primordial para a vitalidade das organizações, conhecer a si próprio e principalmente estudar o inimigo se tornou uma ferramenta indispensável no planejamento e na estratégia dentro de grandes grupos, sendo fundamental para vencer batalhas.

Esse ambiente competitivo fez com que os gestores adotassem ou que desenvolvessem um perfil empreendedor, pois é necessário apresentar competências e habilidades que vão além daquelas esperadas pelas organizações. Esse profissional junto com as ferramentas oferecidas pela administração será capaz de inovar continuamente, identificar as oportunidades onde muitos vêem uma ameaça, tornar seus pontos fracos em grandes pontos fortes, além de que a sua aptidão de gerir, somado com um bom planejamento e com a capacidade implementação, são fatores responsáveis e decisivos para uma trajetória de sucesso.

Segundo dados do SEBRAE (26/08/2014), o segmento Fitness cresceu 29% em 3 anos (de 2009 a 2012), em números absolutos o Brasil conta com 21.760 negócios na área, tendo por trás desse fenômeno a preocupação com um corpo saudável e atlético que alimenta, um mercado bilionário.

O presente trabalho tem como um de seus objetivos, apresentar a importância do estudo e conhecimento das oportunidades e ameaças dentro do planejamento estratégico, pois assim possibilitará a conversão dos malefícios em condições beneficentes, mostrando que se a empresa conhece os fatores que fazem parte de sua Análise SWOT, ela desenvolve seu plano de ação fazendo com que se mantenha à frente de outras que não conhecem essa ferramenta.

O trabalho foi realizado utilizando como metodologia pesquisa bibliográfica, sendo sua fonte, coletada de livros, artigos e matérias encontrados nas redes de computadores (internet), sendo enriquecida com a pesquisa de campo na empresa Bozzoni Sport Fitness.

O assunto “estratégia” é bastante presente nas organizações, podendo observar que não há uma homogeneidade em sua natureza, pois a palavra é utilizada em diferentes situações, mas uma coisa é certa, os gestores a definem de acordo com os ideais e necessidade de implantação dentro das organizações. Todas as organizações precisam de um objetivo definido a ser buscado e alcançado para poder direcionar a estratégia, assim se faz necessária a definição de três pontos depois dos objetivos: Visão, Missão e Valores.

2 OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

Considerando os grandes níveis hierárquicos, podem-se distinguir três tipos de planejamento:  

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento Tático; e
  • Planejamento Operacional.

Primeiramente, antes de explicar os tipos de planejamento, deve-se compreender o conceito de planejamento.

2.1 Conceito de planejamento

Segundo Djalma (1999:13) em seu livro “PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO”, há uma certa dificuldade em conceituar a real amplitude e abrangência do planejamento dentro das empresas.

Steiner (1969:12) estabelece cinco dimensões do planejamento:

  1. Aborda que pode ser produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalções, recursos humanos etc.
  2. Corresponde aos elementos do planejamento, entre os quais podem ser citados propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas e procedimentos, entre outros.
  3. Corresponde a dimensão do tempo do planejamento, que pode ser classificado como, de longo, médio ou curto prazo.
  4. Corresponde às unidades organizacionais onde o julgamento é elaborado, e nesse caso pode-se ter planejamento corportativo, de subsidiárias, de grupos funcionais, de divisões, de departamentos, de produtos etc.
  5. Corresponde às características do planejamento que podem ser representadas por complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou caro.

Steiner (1969:12) salienta que estes aspectos das dimensões não são mutuamente exclusivos e nem apresentam linhas demarcatórias muito claras. Entretanto, as cinco dimensões apresentadas permitem vizualizar a amplitude do assunto planejamento. O planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, prediçõ, resolução de problemas ou plano. Além disso, o planejamento corresponde ao estabelcimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado. O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementção na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.4 Kb)   pdf (343.2 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com