TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

On Social Network Analysis in a Supply Chain Context

Por:   •  10/11/2019  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

RESENHA -  On Social Network Analysis in a Supply Chain Context

AUTORES:   STEPHEN P. BORGATTI AND XUN LI

ALUNO:        Rogerio Barbosa da Silva

Na introdução do presente artigo é feito uma análise temporânea para entendermos as mudanças de visão das redes sociais nas organizações e foram citadas teoria da contingência, teoria da dependência, teoria institucional e teoria das redes sociais. O conceito na análise da rede social é como um conjunto de atores ou nós inter-relacionados. Os atores podem representar entidades em vários níveis de coletividade, como pessoas, empresas, países e assim por diante. Os laços entre os atores podem ser de muitos tipos diferentes, como amizade, competição e assim por diante, e podem ser caracterizados em várias dimensões, como duração, frequência e afins, os laços dessa relação são contínuos, aqueles que estão sempre “ligados” pela duração do relacionamento, como ser o cônjuge de alguém, e discretos são baseadas em uma série de eventos discretos, que podemos contar, como o número de vezes que X envia um e-mail ou o número de bits de informação transferidos de um lugar para outro. A tipologia divide os laços em quatro grupos principais: semelhanças (associação em grupos), relações sociais propriamente ditas (grau de parentesco), interações (conversamos durante o último mês, e, enviamos e-mails para) e fluxos (interação como ideias, dinheiro ou estoques). O supply chain management (“gestão da cadeia de suprimentos”, na tradução) é o modelo de gerenciamento estratégico aplicado na “logística integrada”, ou seja, dos fornecedores da matéria-prima até o cliente final.

No artigo, tenta-se fornecer aos pesquisadores da cadeia de suprimentos uma visão geral relativamente sistemática, embora necessariamente incompleta, da análise de redes sociais. Em vez de fornecer (apenas) um catálogo de conceitos (como buracos estruturais ou centralidade entre regiões), tentamos delinear os mecanismos explicativos que os teóricos da rede usaram para relacionar os conceitos de rede aos resultados de interesse.

Analisar redes é olhar para cada díade em sua totalidade de tipos de empate. Assim, uma empresa que vende para outra empresa também pode ter participação acionária nessa empresa, bem como associações comuns em associações comerciais. Além disso, os indivíduos das duas empresas podem ter uma coleção complexa de relacionamentos pessoais entre si.

As pesquisas em redes sociais podem ser classificadas como tentativas de responder a um dos dois tipos de perguntas de pesquisa: a questão da homogeneidade, e por que alguns atores têm características semelhantes e a questão do desempenho. atores têm melhores resultados que outros ( Borgatti e Foster 2003). Em princípio, estas não são questões inteiramente separadas: a primeira foca na mesmice enquanto a segunda foca na diferença, que são dois lados da mesma moeda. 

Ilustramos os conceitos de análise de rede com tipos de vínculos de material / fluxo de dinheiro “duros” e alianças “leves” e tipos de vínculo de compartilhamento de informações. Pode ter sido assumido que a inserção da análise de redes sociais advogaria e se aplicaria apenas aos tipos de laços mais macios e sociais. No entanto, é fundamental que a abordagem de rede inclua ambos os tipos de vínculo. Ambos são importantes para entender o que acontece, e é um fato da vida social que transações de qualquer tipo estão embutidas em outras relações entre as mesmas partes, juntamente com suas relações com terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com