TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizacoes adocraticas

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

ORGANIZAÇÕES TEMPORÁRIAS OU ADHOCRACIAS

AS ORGANIZAÇÕES TEMPORÁRIAS OU ADHOCRACIAS, QUE É O OPOSTO DE BUROCRACIA, SÃO TAREFAS RÁPIDAS QUE ESTÃO SEMPRE MUDANDO, FAZENDO DEVERES DIFERENTES DENTRO DA EMPRESA COM OBJETIVO DE MOSTRAR QUE SÃO COMPETENTES EM DIVERSAS ÁREAS E QUE NÃO SÃO COMO MÁQUINAS QUE SÃO PROGRAMADAS APENAS PARA UMA SÓ FUNÇÃO.

CARACTERÍSTICAS:

  1.  A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A FORMAÇÃO DE EQUIPES E GRUPOS COOPERATIVOS MULTIFUNCIONAIS E COMPETENTES PARA TRABALHAREM COM PLENA AUTONOMIA.
  2. TRABALHAM SEMPRE MUDANDO DE TAREFAS PARA MOSTRAR COMPETÊNCIA EM DIVERSAS ÁREAS.
  3. NÃO HÁ UMA HIERARQUIA, SÓ COMUNICAÇÃO INFORMAL E INTENSIVA.
  4. SÓ PODE IR PARA UM PRÓXIMO PROBLEMA OU MISSÃO DÉPOCA DE FINALIZAR A ANTERIOR.
  5. COM INTERESSES EM COMUM UTILIZAM A TECNOLOGIA PARA QUE POSSAM FUNCIONAR EM QUALQUER HORA E LUGAR.

ESTRUTURAS EM REDES

As organizações bem-sucedidas na era da globalização e da conectibilidade estão substituindo seus tradicionais departamentos funcionais pelas estruturas de redes. Podendo conter unidades organizacionais ou equipes multifuncionais. As redes (networks) ou teias definitivas ou transitórias, concretas ou virtuais. Sendo as redes ágeis e flexíveis, podendo redefinir seu encadeamento e suas atividades continuamente.

A estrutura de redes pode ser utilizada para unidades organizacionais ou equipes integradas².

  1. Rede de unidades: é composta de várias áreas de negócios relacionados com a empresa-mãe, que funciona como núcleo principal. Aonde cada qual vai funcionando como um centro de lucro separado das demais.
  2. Rede de equipes: é composta de várias equipes permanentes ou transitórias, no centro fica o coordenador geral das equipes, interfuncionais ou multifuncionais.
  1. Equipes interfuncionais: são compostas de especialistas que completam determinada função ou atividade, mas que dependem de outras equipes nas suas específicas funções. Tem autonomia, mas não possuem autossuficiência para completar uma determinada atividade ou função.
  2. Equipes multifuncionais: são compostas de vários especialistas oferecendo múltiplas competências dentro da equipe. Tendo total autonomia e autossufiência, não dependendo de outras equipes.

A estrutura em redes de equipes se baseia no chamado emponderamento (empowerment), ou seja, na delegação de autoridade e responsabilidade a unidades e equipes, que se tornam autônomas e autossuficientes para seu trabalho, programação de atividades, qualidade, metas e resultados a alcançar, etc. tornando as configurações mais competitivas e ágeis no ambiente global e competitivo atual.

  • Características da estrutura em redes - Apresenta características incomuns.

  1. Elevada Flexibilidade: Sua elevada flexibilidade é maleável e adaptável para empresas que atuam em ambientes turbulentos e com tecnologia de ponta.

  1. Mobilidade: Sua elevada flexibilidade é acompanhada de alta mobilidade. Empresas virtuais que geralmente utilizam a estrutura em rede, pelo fato de ela poder funcionar em qualquer momento ou hora em qualquer lugar do mundo.
  1. Horizontalidade: É focada em dinâmica de processos, e não funções especializadas ou hierarquias.
  1. Conectibilidade: integra várias unidades ou equipes interligadas, em geral é virtual, pois utiliza intensamente a tecnologia de informação e a internet.
  1. Coordenação própria: Cada unidade ou equipe da rede funciona como um subsistema perfeitamente integrado.
  1. Autonomia: Cada unidade ou equipe da rede deve possuir total autonomia para cumprir objetivos ou missões.
  1. Autossuficiência de recursos e competências: Permite que suas unidades e equipes integrem recursos e competências que lhes permitam alcançar suas missões e objetivos com completa autonomia e autossuficiência. Cada unidade pode funcionar como um centro de custo ou centro de resultados. O primeiro focaliza a integração necessária para reduzir custos, e o segundo focaliza os objetivos ou as missões para incrementar resultados por meio da convergência de recursos e competências.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com