TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Demonstrado no Organograma

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Isaias Henrique de Oliveira

Matrícula: 201174046B – Turma: B

1) Qual é o tipo de organização demonstrado no organograma abaixo? Justifique sua resposta (Valor: 2 pontos).

Organização funcional - tipo organização que aplica os princípios especialização funcional ou princípio da especialização das funções tem como características a autoridade funcional. O princípio funcional separa, distingue e especializa. Também se caracteriza por possuir uma autoridade funcional ou dividida, uma autoridade do conhecimento, cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente, nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados; linhas diretas de comunicação estas são efetuadas diretamente, busca-se a maior rapidez possível nas comunicações; descentralização das decisões, ou seja, não é a hierarquia, mas a especialidade quem promove as decisões caracteriza-se pela descentralização das decisões; ênfase na especialização, baseada na especialização de todos os órgãos ou cargos, as responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações.

2) Observe no organograma abaixo as funções Conselho Fiscal e Diretoria. Neste, cada uma dessas funções estabelece uma relação diferente com o Conselho Curador. O que diferencia tais funções e sua relação com o Conselho Curador? Justifique sua resposta (Valor: 2 pontos).

O Conselho Fiscal esta na linha-assessoria (ou Staff) responde ao Conselho Diretor, mas não têm autoridade total sobre os níveis abaixo, está colocado em nível intermediário e ligado ao Conselho Curador que é seu superior correspondente, ou seja, responde ao Conselho Curador, e sua autoridade limita-se aos assuntos da área fiscal, portanto somente nesse assunto ele tem ascendência sobre a Diretoria, não em outros temas.

Já a Diretoria esta na estrutura funcional subordinando-se ao Conselho Curador com que estabelece linha direta de comunicação e exerce autoridade sobre a estrutura abaixo do organograma, descentralizando suas tarefas com estas subdivisões.

3) O organograma abaixo representa uma organização departamentalizada. Ele indica mais de um tipo de departamentalização? Cite-o(s) e associe-o(s) aos níveis hierárquicos da empresa. Justifique sua resposta (Valor: 2 pontos).

A organização é departamentalizada, pois possui mais de um tipo de departamento. Departamentalização funcional: presidência, Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing, Operação e Vendas; Departamentalização territorial: Região Sul, Norte e Sudeste; departamentalização por produtos: produtos alimentícios, vestuário e produtos de higiene pessoal.

Presidência: nível estratégico; Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing, Operação: nível administrativo; Vendas: nível controle operacional. Neste exemplo estão demonstradas as diversas subdivisões de uma organização com as respectivas responsabilidades funcionais e subordinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com