TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização, Processos e Tomada de Decisão

Por:   •  13/8/2017  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Organização, Processos e Tomada de Decisão

Resenha da Unidade 1

ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO

O texto visa esclarecer algumas definições como bens, serviços e organização para alcançar seu objetivo junto aos que buscam conhecimento específico na área, de forma que o autor vai alinhavando conceitos e conhecimento na área da administração, conduzindo o conteúdo para a importância de processos e tomada de decisão.

Abordou-se também a estrutura de um organograma, incluindo sua disposição hierárquica além da tipologia organizacional: mecanicista e orgânica. Cada qual com suas peculiaridades, sendo a primeira do tipo burocrática, centralizada e com a hierarquia definida e a segunda possui características mais flexíveis e descentralizadas. As duas tipologias visam atingir certos objetivos, o primeiro utilizando uma metodologia mais formal, enquanto a orgânica visa atingir objetivos de forma mais flexível e informal. O autor também pontua que nem sempre é fácil definir os objetivos de uma organização, mas que de forma muito simplista ele menciona o lucro como principal objetivo da organização.

É descrito ainda os ambientes que permeiam as organizações e a forma como interfere nas mesmas. Desta forma, temos o micro e macroambientes os quais promovem inúmeras relações internas e externas. Para dar melhor ênfase no processo de entendimento dos vários assuntos organizacionais, o autor cita alguns autores, tais como: Carvalho e Ferreira (1999), Aldizes (2004), Araújo (2006) entre outros.

Neta leitura, percebemos a importância do layout o qual confere dinamismo para a realização das tarefas. Na seguinte passagem do texto, podemos entender de forma clara tal importância. “Portanto, quando observados os princípios de um layout conjugados com os princípios da arquitetura organizacional, podemos afirmar que o layout pode ser considerado um importante instrumento de integração com diversos elementos atuantes, em diferentes atividades” (Altamiro Damian Prevê et al., 2010). O texto nos possibilita conhecer dois tipos de layout: o administrativo e o industrial. Os layouts bem dispostos, tem o objetivo de promover um ambiente que busque a integração das pessoas, gerando um ambiente agradável de trabalho e por consequência um melhor desempenho dos participantes da organização. Para isto, tanto a disposição dos móveis, as cores (psicodinâmica das cores) e a ergonomia são quesitos essenciais.

Entrando no mérito da Gestão de Processos, temos que este engloba os ciclos organizacionais tais como “tipologia, gráficos, conceitos, interações com ambientes organizacionais” (Altamiro Damian Prevê et al., 2010). De forma mais elucidada, o autor através de Ferreira (2004) busca esclarecer método e processo. Sendo o primeiro definido como o caminho para se atingir um resultado e o segundo é o modo como se realiza uma operação. Utilizando-se normas, métodos, técnicas, entre outros.

É importante ressaltarmos no que tange ao entendimento de processos, que este a partir de uma metodologia, um caminho, pode ser entendido como uma reunião de atividades, onde estas são fundamentais para manter a organização viva, em plena comunicação interna e externa, onde os ciclos e as interações se perpetuam através de planejamento e toma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com