TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização, Processos e Tomada de Decisão

Por:   •  12/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Avaliativa / Período – 2019.1

Disciplina: Organização, Processos e Tomada de Decisão

Exercícios da unidade 1

1)

a) R: Unidade de trabalho-> Montadora de automóveis

Em uma montadora de automóveis predomina a tipologia mecânica, pois seus processos precisam ter uma divisão bem definidas das tarefas e os funcionários devem ser altamente especializados em sua função.

Vantagens: Para as organizações que lidam com produções em grande escala esta é a melhor opção, pois a mesma lida no foco da divisão de tarefas e dos resultados obtidos, possuindo a vantagem de trabalhar com agilidade na execução das tarefas e garantindo que a mesma seja feita com excelência minimizando falhas no processo.

Desvantagens: Pelo fato de ser um sistema centralizado de decisão com baixa flexibilidade em alguns casos pela falta de interação com outros setores que constituem a organização os resultados podem por sua vez não alcançar resultados satisfatórios. Podemos citar também o fato de que cada funcionário possui uma tarefa específica como se fossem máquinas e caso alguma pessoa falte, causaria problemas, pois não teria funcionário especializado para aquela função.

b)

R: O ambiente micro diz respeito às relações da montadora com seus consumidores, fornecedores, ou seja, forças próximas que afetam diretamente sua capacidade de produzir. O ambiente macro engloba as variáveis externas que afetam as atividades da montadora, a qual ela não tem controle.

No microambiente podemos relacionar:

*Consumidores: São as pessoas que irão adquirir o veículo;

*Fornecedores: São essenciais para que o produto final chegue às mãos dos consumidores, pois são eles os responsáveis em disponibilizar as peças para a montagem dos veículos.

*Concorrentes: Existe uma grande concorrência entre as montadoras de veículos, tendo em vista a grande quantidade de marcas de carros existentes, fazendo com se proporcione um custo benefício melhor às famílias.

*Regulamentadores: O Sindicato dos Metalúrgicos continua sendo o principal instrumento de luta em defesa dos trabalhadores, e têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados.

No macroambiente podemos relacionar:

*Institucionais: O processo de homologação do veículo pode levar até sete meses e no Brasil, segue a regulamentação de órgãos como Ibama, Denatran e Inmetro, que pode variar conforme a categoria do veículo automotor a ser registrado, como caminhão, ônibus e automóvel.

*Econômico: Talvez seja a variável mais fácil de monitorar, pois é amplamente divulgada, compreender os padrões que afetam o poder de compra das pessoas é de suma necessidade.

*Ecológicos: Refere-se ao quadro físico e natural que rodeia externamente a empresa. As variáveis ecológicas incluem as condições físicas e geográficas (como tipo de terreno, condições do clima geral, vegetação etc.) e a sua utilização pelo homem.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com