TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização, Processos e Tomada de Decisões

Por:   •  27/2/2019  •  Resenha  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Disciplina: Organização, Processos e Tomada de Decisões.

Aluno: Mabel Joas de Moura Linhares.

Matrícula: 16113110106

Polo: Três Rios.

Ad 01.

RESENHA – CAPÍTULO 1.

No capítulo 01 da apostila os autores conceituam o termo organização, o que gera certo grau de dificuldades, pelo fato das organizações serem fornecedoras de bens e serviços variados e cada uma com sua característica específica e objetivo diferenciado, com o papel de servir a sociedade e todo tipo de demanda, seja ela uma organização privada com ou sem fins lucrativos, governamental ou não-governamental ou qualquer outro órgão do governo. Apresentada em forma de gráficos e concepções, que nos ajuda a visualizar sua estrutura e leitura, dando suporte ao nosso estudo nesta disciplina, chamados organograma.

Através dos tipos de organogramas clássicos ou piramidal passamos a entender as estruturas e hierarquias das organizações, bem como um visão ampla das mesmas, sua tipologia que pode ser mecânica ou orgânica, o que faz a diferença na forma de trabalho e estrutura da organização, como ela será gerida, sua dinâmica e atuação no mercado. A tipologia é o que influencia e define o sucesso ou fracasso da empresa.

Os autores esclarecem que a organização pode apresentar tipologias mistas com a intenção de uma melhor adequação às necessidades de seus clientes, que é a razão e finalidades da mesma, alcançando assim seus objetivos e justificando sua existência. A organização para atingir suas finalidades é estruturada visando as modificações e variações nos ambientes internos (microambiente) e externos (macroambiente) de uma sociedade, com a meta de alcançar a eficácia e eficiência de seus objetivos.

Discursam sobre a importância da distribuição de tarefas e o layout interno, bem como o que as cores dos ambientes podem dizer da organização e como isso afeta a produção positiva ou negativamente, considerando o bem estar físico e psicológico de seus colaboradores.

Passam a falar da importância da gestão de processos e como seu ciclo produtivo se torna a alma da organização interferindo no resultado de seus produtos ou serviços. Os processos são instrumentos que fazem parte da estratégia administrativa da empresa, seja ela de que ramo for, sua  gestão varia  de acordo com o tamanho, forma, objetivos e características de cada organização, bem como seus padrões de liderança e variáveis humanas, o texto demonstra  a  manutenção  e o desenvolvimento da gestão  de  processos  e seus ciclos. Seu  mapeamento é  um  mecanismo gerencial,  analítico  e  de  comunicação,  que  se  preocupa  em  auxiliar e a  melhorar os processos existentes ou implementar uma nova estrutura. Esclarece que a eficiência de todo este mecanismo tem como fundamental instrumento de apoio sua comunicação o que pode determinar o sucesso ou não de uma empresa.

A rede de comunicação é representada por seis componentes básicos segundo os que são: a fonte, mensagem, codificador, canal, decodificador e receptor. Segundo Chiavenato (2010, p. 417), “A informação não é tangível, nem mensurável, mas é um produto valioso no mundo contemporâneo por proporciona poder”, o que nos leva a conclusão de que para que uma organização tenha sucesso não basta apenas uma boa gestão de processos e sim sua habilidade de comunicação, sua clareza, transparência e direta, para que sua influencia seja positiva nas relações empresariais como também interpessoais, fundamental que sejam boas e hábeis socialmente, de forma que a obter resultados mais que satisfatórios.

Por fim fecha o capítulo apresentando os instrumentos de organização, instrumento de integração importante nas ações e fortalecimento dos princípios técnicos e documental de uma organização que são eles: fluxograma, formulário, (re)desenho de processos de negócios, diagnóstico organizacional e análise organizacional. O que facilita ao gestor a formar um diagnóstico e análise da organização.

Atividade de Aprendizagem do Capítulo 01.

1. Escolha uma unidade de trabalho ou considere sua experiência profissional para responder às questões a seguir:

a) Quais as características predominantes na unidade de trabalho escolhida: tipologia mecânica ou tipologia orgânica? Destaque e justifique as vantagens e as desvantagens dessas tipologias.

R: Tipologia Mecânica, baseada na burocracia, com a hierarquia bem defina, de acordo com a minha experiência profissional como funcionário pública do Município de Paraíba do Sul.

A tipologia mecânica foca na burocracia e na divisão de trabalho, dando ênfase as regras, sistema totalmente racional, vantagem nos objetivos que podem ser alcançados com maior facilidade a partir de um planejamento bem definido, as atividades são rotineiras e as decisões são centralizadas no nível superior da hierarquia, onde todas as decisões da empresa são tomadas, o fluxo dessas decisões são transmitida de cima para baixo na pirâmide de comando o que se torna uma desvantagens no mercado competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (388.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com