TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Sistemas e Metodo

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PRODUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (PAS)

Curso: Administração

Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos

Período: 

Carga horária: 80 horas (04 créditos)

Olá estudante!

Seja bem-vindo(a) à Produção da Aprendizagem Significativa! A nossa PAS!!

A PAS é uma estratégia didática proposta, de forma contextualizada, para resultar em uma aprendizagem significativa por meio de ações processuais e com entrega de um ÚNICO PRODUTO. Tem caráter obrigatório e o objetivo é ser o fio condutor do seu processo de aprendizagem.

Confiamos no seu comprometimento e na sua dedicação para a realização da PAS. Aguardamos você no Fórum de Colaboração e Tira Dúvidas para discutir e esclarecer possíveis questionamentos dessa produção de avaliação da aprendizagem.

Fique ligado(a) nas orientações a seguir e bons estudos!

TEXTO-BASE

Sugiro leitura dos três textos abaixo:

  - A importância dos sistemas de informação para a gestão de empresas.

  - Organograma: entenda sua importância para a empresa.

  - Descentralização e delegação de autoridade (Artigo).

 

Fonte:

http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/a-importancia-dos-sistemas-de-informacao-para-a-gestao-das-empresas/56331/

http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/organograma-entenda-sua-importancia-para-a-empresa

- http://municipioecunha.net/_files/Descentralizacaoedelegacadeautoridade.pdf

Acesso em: 07 de outubro de 2014.

AÇÃO 1 – Unidade I/Conteúdos do Tema 1: Aspectos básicos, conceito, composição, e características dos sistemas; Sistemas de informações gerenciais; O uso de sistemas de informações gerenciais para tomada de decisão e processo decisório; Esquema básico do sistema de informações gerenciais e seus relatórios gerenciais.

OBJETIVO DA ATIVIDADE:

Querido aluno, vamos juntos associar todo conhecimento teórico obtido com uma atividade prática?

Essa nova ferramenta de interação de aprendizagem propicia uma melhor forma de assimilar o conteúdo estudado, esteja atento aos procedimentos de estudo a seguir, que irá auxiliá-lo nessa caminhada pelo Tema 1.

ATIVIDADE DE ESTUDO:

  • Análise Textual

PROCEDIMENTOS

1.        Leia o conteúdo 1(Sistemas em administração), no livro texto, que está disponível no AVA. Leia também os textos-base sugeridos, que estão anexados na pasta do professor.

2.        Com base na leitura construa um texto relacionando a importância do Sistema de informações gerenciais para a tomada de decisão empresarial.

3.         Inclua no texto sua percepção sobre: Contribuições da descentralização e da delegação de autoridade para as tomadas de decisão em uma organização.

4.        Compartilhe sua opinião crítica e sua percepção sobre os conteúdos abordados acima no Fórum de Colaboração e Tira Dúvidas. Sua construção é muito importante para traçarmos um olhar crítico e mercadológico sobre os efeitos causados pelas marcas junto ao mercado consumidor.

5.        As primeiras atividades servem de amparo teórico para segunda que será a Construção de um Relatório Crítico.

 6.        Em um segundo momento, os alunos se organizarão para visitar uma empresa de sua escolha, em grupos de até 04 integrantes, para levantar as seguintes informações: o histórico, ramo de atuação, tipo de empresa, sistemas utilizados, organograma, fluxogramas utilizados, modelos de gestão, manuais utilizados, arranjo físico, cultura organizacional.

Os alunos deverão também definir as pessoas chave da organização que deverão ser entrevistadas.

7. Quanto a observação in loco, é a observação na empresa para verificar como os funcionários trabalham, as condições do ambiente e dos equipamentos.

 8. Este procedimento (Entrevistas) é  objeto importante para a construção do Relatório Crítico, devendo indicar o que acontece de fato nessas empresas, e comparar com as leituras efetuadas (com um olhar crítico). As informações serão utilizadas na Ação 2.

9. Embora a visita à empresa e a entrevista possa ser feita em grupo, vale ressaltar que o trabalho é INDIVIDUAL. Apenas essa etapa será em equipes. Portanto, os relatórios a serem entregues são INDIVIDUAIS. Trabalhos idênticos se auto-anulam!

AÇÃO 2 – Unidade I / Conteúdos do Tema 2: Conceito, tipos de organização; Estrutura organizacional e Organograma; Departamentalização, linha, e assessoria; Atribuições das unidades organizacionais, delegação, centralização e descentralização de funções.

Agora que você já fez sua análise, vamos dar continuidade nas nossas atividades, com a Ação 2. Dialogando agora com os conteúdos do tema 2, vamos discutir a estrutura social de uma organização?

ATIVIDADE DE ESTUDO:

•        Construção de Relatório Crítico que possibilite uma análise crítica pelo estudante, correlacionando a solução encontrada nas empresas visitadas às leituras dos textos base trabalhados durante a ação 1.

PROCEDIMENTOS:

  1. Leia novamente os textos propostos na ação 1, além do tema 2 do nosso livro base.

       2 .Para a próxima ação devem ser analisados parâmetros que serão utilizados na construção do relatório final que será postado como ação 2 .

       4.Os parâmetros a serem apresentados no relatório final, são:

  • Qual é a importância dos Sistemas de informações gerenciais na gestão de uma empresa?
  • Qual é a importância da descentralização de funções?
  • Como o uso do organograma pode ajudar na gestão de um negócio?
  • Como você percebeu, de acordo com sua visita in loco,  esses comportamentos? Eles acontecem de fato na realidade das empresas?
  • Analise as consequências que uma organização pode vir a sofrer no caso de não utilizar bem essas ferramentas para a tomada de decisão. O que pode acarretar a elas?

       5- Produza o produto da Unidade I que contempla os temas 1 e 2. Fique atento(a) às orientações a seguir.

ENTREGA DO PRODUTO INTERMEDIÁRIO

Relatório crítico

ESTRUTURA/FORMATAÇÃO DO PRODUTO

1.        Identificação.

2.        Formatação: papel A4; margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm; fonte Arial, tamanho 11; espaço entrelinhas 1,5; texto justificado com introdução, desenvolvimento e conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (292.6 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com