TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização, processos e Tomada de decisão

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  1.320 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Diego dos Santos Perenha

Pólo: NIG     Matrícula: 14113110175

ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISÃO

1. Escolha uma unidade de trabalho ou considere sua experiência profissional para responder às questões a seguir:

a) Quais as características predominantes na unidade de trabalho escolhida: tipologia mecânica ou tipologia orgânica? Destaque e justifique as vantagens e desvantagens dessas tipologias.

R: Em minha experiência profissional, considerando que há 5 anos trabalho em organizações militares, que dispõe de alta formalidade entre os trabalhadores, as características predominantes são da tipologia mecânica. Com esta tipologia temos um planejamento bem definido para o alcance de objetivos, com uma divisão de trabalho ordenada, devido a sua estrutura burocrática. Porém, com as decisões centralizadas, podem haver casos em que os resultados não sejam o ideal esperado devido a falta de uma dinâmica entre as diferentes sessões de trabalho ou mesmo entre chefes e executores.

b) Identifique alguns aspectos relativos aos ambientes micro e macro e fale da relação desses com a unidade de trabalho escolhido.

R: O ambiente micro diz respeito às relações das organizações com seus consumidores, fornecedores, ou seja, forças próximas à organização que afeta sua capacidade de servir. O ambiente macro engloba aa variáveis externas que efetam a atividade da organização, como também o conjunto da sociedade e suas atividades.

Há algumas relações que pode-se apontar com a unidade de escolha do exercício anterior como: fornecedores, que são casos de serviços terceirizados ou mesmo da própria união; entidades regulamentadoras, que são as civis ou mesmo os próprios regulamentos militares (as que definem e fazem cumprir normas regulamentares); sociais, como tradições culturais e valores, por se tratar de uma organização militar; e ecológico, onde a organização é inserida.

c) Identifique aspectos mais ou menos contributivos de comunicação para um mapa de relacionamento ou mapeamento de processos. Dê sugestão de melhoria.

R: De acordo com o quadro elaborado pelos autores do material didático de OPTD, são esses alguns exemplos de aspectos contributivos para um mapa de relacionamento: programas, planos, identificação e organização de etapas, elaboração, relatórios, desenhos para acessos e consultas, entre outros.

d) Dê sugestões para elevar a eficiência de fluxogramas e de formulários, instrumentos utilizados em suas atividades ou nas da unidade de trabalho escolhida.

e) Você considera o diagnóstico e a análise organizacional instrumentos importantes para a avaliação de suas atividades? Justifique.

R: De fato, tanto o diagnóstico como a análise organizacional são importantes instrumentos para a avaliação. Sendo diagnóstico, segundo Leszek (1994, apud Préve 2010, p. 42) o instrumento que me permite ter o conhecimento analítico do estado circunstancial da organização. Assim sendo o reflexo do que foi feito por mim ou os demais membros da organização. E a análise organizacional o instrumento onde sugere, segundo Abbagnano (200, apud Préve 2010, p. 43), que estabeleçamos proposições para interpretar e colocar em prática procedimentos operacionais, o que é de mera importância também na condução de minhas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com