TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos Estratégicos

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos estratégicos

O primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer planejamento estratégico é definir a Missão, Visão e Valores da organização. Neste sentido, esse passo é o que dá o “norte” que a organização deverá seguir, sendo assim, sem estas definições, o restante do planejamento perde o sentido.

Negócio

Negócio pode ser definido como a essência do que a organização faz, o que é produzido e entregue aos seus clientes. Em outras palavras, é o algo de valor que a organização oferece ao seu público alvo, cumprindo com seus objetivos.

Missão

A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders. Enfim, trata-se da declaração sobre o que a organização é qual seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada. A missão define a identidade da empresa e não costuma mudar ao longo do tempo. Por exemplo, a missão da Treasy é “Simplificar o Planejamento Financeiro das organizações”.

Outras definições de missão:

“A missão é, em essência, o propósito da organização”. (Valeriano).

“A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani, Deutscher e Lopes).

“Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira).

Visão

A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos. Desta forma, representa um estado futuro para a organização, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra. Por exemplo, A Kopenhagen, tem como visão “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.

Outras definições de visão:

“Uma imagem viva de um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, e superior em algum aspecto importante, ao estado atual”. (Whiteley)

“Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro”. (Hart)

“Algo que se vislumbre para o futuro desejado da empresa”. (Quigley)

Valores

Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com