TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Para Retenção de Talentos

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Em meio às inúmeras alternativas que o mercado de trabalho oferece, e ao mesmo tempo escolhas competitivas, muitas vezes desvirtuam as pessoas a mudarem de emprego, por diversos fatores que ocorrem na organização.

O presente trabalho tem por finalidade averiguar os fatores relevantes que caracterizam os desafios para a retenção de talentos. De maneira concisa, tem por objetivo geral, pesquisar quais as propostas pertinentes e que podem ser inseridas na organização, com intuito de amenizar a evasão de talentos na entidade. Com isso, visa possibilitar a redução da rotatividade, priorizar o desempenho e a qualidade dos processos, enfatizando o capital humano como patrimônio primordial no alcance dos resultados.

É essencial que a organização esteja ciente de como e porque deve reter talentos, já que este processo implica na motivação e qualidade de vida do profissional. É importante evidenciar que, o investimento incessante que a empresa muitas vezes despende com a qualificação do colaborador, envolve inúmeros fatores relacionados ao seu desempenho profissional, mas principalmente com a retenção de talentos.

E, partindo dessas características que busca-se por meio de pesquisas bibliográficas, identificar os principais desafios que o mercado apresenta para reter talentos, e demonstrar as opções mais relevantes para o processo de retenção.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA: De que forma reter talentos na entidade organizacional?

1.2 OBJETIVO GERAL: Pesquisar quais as formas mais eficazes para reter talentos no mercado atual.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Identificar os principais desafios que o mercado apresenta para reter talentos  Demonstrar as opções mais eficazes para o processo de retenção.

9

1.4 JUSTIFICATIVA

Atualmente, existe uma forte concorrência no mercado entre as empresas, pois estas buscam mão de obra qualificada. Dessa forma, as empresas que possuem bons profissionais devem mantê-los visando o desenvolvimento e a precisão nas habilidades destes para que a empresa alcance seus objetos organizacionais.

O alto índice de rotatividade resulta em custos elevados, pois a cada admissão de um novo funcionário, se gasta com recrutamento e seleção, documentação, integração e treinamento. E não falando somente em custos diretos, existe também o tempo de adaptação do novo profissional na empresa, o tempo que este levará para desenvolver as habilidades atribuídas ao cargo, podendo dessa forma reduzir a produtividade. A imagem da empresa pode ser comprometida, pois se entende que o alto índice de rotatividade demonstra falta de valorização dos funcionários. Isto pode afetar a imagem dos negócios em relação aos seus clientes e profissionais competentes que podem não querer ingressar na empresa, também pode causar indiferença entre os funcionários. Quando um talento é perdido ele leva consigo seus conhecimentos para outra empresa.

Deve ser interesse de toda empresa reduzir custos de todas as suas atividades, desenvolver seus funcionários para melhorias dos produtos e serviços, motivá-los para que se sintam parte da organização e responsáveis pelos resultados e alcance de metas.

Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com