TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Períodos da Filosofia

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense – UFF

Curso: Graduação em Administração Pública

Disciplina: Filosofia e Ética

Aluno: Olavo Leal Fernandes

Polo: Nova Iguaçu

Atividade: Aula 3

1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

- Período da filosofia antiga: A razão, comum a todos os homens, era a autoridade para se estabelecer o que era verdade. Buscavam servir à natureza, e o conhecimento vinha através da contemplação dela. O trabalho era uma atividade tipicamente de escravos, e a política era o meio de se fazer o bem para a coletividade e de se conseguir a felicidade.

- Período da filosofia medieval: Existia uma relação bem próxima entre filosofia e teologia, por querer conciliar razão e fé, e mesmo assim, acreditava-se que a verdade era algo revelado por Deus e não descoberta pelo ser humano. O foco era servir a Deus, e o conhecimento vinha somente Dele. O trabalho era castigo de Deus devido ao pecado original, e a política era considerado algo negativo, ou seja, o mal. Por outro lado, a religião era o meio de se fazer o bem à coletividade.

- Período da filosofia moderna: A verdade seria alcançada pelo conhecimento, técnicas e artes. O homem passou a se considerar senhor de si mesmo, da natureza e de Deus. Em vista disso, o conhecimento vinha das pesquisas em laboratório. O trabalho era considerado o meio de alguém se tornar um humano livre. A soma do individualismo de cada um na sociedade traria o bem coletivo. E a política era considerada uma criação artificial do homem.

2. Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.

Todos nós vez por outra vivemos do modo da filosofia antiga, outra vez no modo medieval, e em outra no modo moderno.

Por exemplo, quando usamos a razão para questionarmos a respeito do mundo atual, com os problemas sociais pelos quais passamos, e buscando a verdade por detrás deles, estamos agindo com base na filosofia antiga.

Já quando dizemos crer em Deus, e temos fé que ele nos ajudará a resolver nossos problemas, estamos vivendo com base na filosofia medieval.

Por outro lado, ao fazermos uma determinada escolha por nossa própria conta e risco, mesmo que a maioria das pessoas faça o contrário, estamos tendo autonomia, que é a principal característica do ser moderno.

3. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença?

Sim. No senso comum, ser moderno é usar roupas atuais, ouvir músicas atuais, ter uma linguagem compatível com o cotidiano atual.

No entanto, para Kant, ser moderno é usar o seu esclarecimento sobre um assunto para tomar suas próprias decisões e se responsabilizar pelas consequências de seus atos.

4. Falamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com