TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Primeiros contatos com o marketing ocorreu por volta dos anos 60

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Pólo de apoio Presencial de Araguaína -TO

Curso: Administração

Disciplina: Administração Mercadológica

Nome do Acadêmico: Aguinaldo Lopes de Lima

RA: 391889

Nome do Acadêmico/a: Rosilene Muniz da Costa

RA: 399891

Tutor a distancia: Marcel Cibim

Tutor presencial: Márcia Mendes

Atividades Práticas Supervisionadas

Administração Mercadológica

Sumário

Introdução

Os primeiros contatos com o  marketing ocorreu por volta dos anos 60.

O marketing funciona como mediador e atrativo e relação à compra e venda.

Uma ferramenta que pode ser utilizada mediante um cenário de constante mudança e dois fatores que influenciam bastante a essa mudança que são a tecnologia e a globalização, o marketing é uma ferramenta para auxiliar as empresas a reconhecer e a acompanhar as mudanças aceleradas de seus mercados.

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele pode se definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir a competitividade.

Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos, metas e ações, divulgando comunicação, preço, distribuição, localização, pontos de vendas, produtos e serviços adequados a seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.

   

Etapa 1

 Marketing ou mercadologia é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicação e desenvolvimento do negocio. A finalidade do marketing e criar valor e satisfação no cliente gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência, pós venda.

     Atualmente pode se ver a mesma empresa praticando diferentes filosofias  de marketing ao redor do mundo e ver empresas usando filosofias diferentes do marketing em um mesmo mercado:

     Orientação para produção- a grande questão, para as empresas, era produzir e vender. O papel do marketing é essencialmente entregar produtos em locais onde possam ver comprados. Considera os consumidores que preferem produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores. Portando as organizações deveriam esforçar-se para aprimorar seus produtos permanentes.

  • Orientação para vendas – uma orientação para vendas envolve a concentração das atividades de marketing na venda dos produtos disponíveis, normalmente utilizada quando a oferta de produtos e serviços é maior do que a demanda. Ênfase em promoções e vendas.
  • Orientação para o cliente – a função da empresa não é mais produzir e vender, mas satisfazer a clientela, consultando-a antes de produzir qualquer coisa via estudos de mercado e com base nessa consulta, caso seja favorável, oferecer-lhe produtos /serviços idéias de qualidade e valor, para que os consumidores voltem a comprar e a falar bem da empresa e de seus produtos.
  • Orientação para o marketing societal (marketing socialmente responsável) – sustenta que a organização deve determinar as necessidades, desejos e interesses do mercado alvo e então proporcionar aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem estar do cliente e da sociedade.
  • Orientação para o marketing holístico – nesta abordagem, a empresa deve tentar compreender e administrar toda a complexidade envolvida na gestão de marketing de uma empresa.

Dados da Empresa de Estudo

Armazém Paraíba- Claudino S/A

Localização:

Avenida Cônego João Lima, CEP-77818-010, Centro ,Araguaína/TO.

(63)21123400

Uma empresa atuante há 57 anos no mercado com histórico carregado de experiência e conhecimento de mercado contando com mais de 300 pontos de vendas distribuída nos Piauí, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Bahia, Amazonas, Pará e Tocantins, administrados por SOCIC e Claudino.

Esta importante rede do varejo que faz ao seu slogan: “Sucesso em qualquer lugar”, é conhecida por sua localização nas mais remotas das regiões do país, a sua adaptação  deve se ao respeito a cultura de cada lugar.

Etapa 2

O plano de marketing é fundamentado em três etapas:

  1. Planejamento;
  2. Implementação;
  3. Avaliação e Controle.

Planejamento de Marketing

O planejamento de marketing  auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas por exemplo. Um bom plano de marketing não precisa ser necessariamente um documento extenso, más é essencial que o empreendedor registre quais ações deram certo ou não.

Etapas do Plano de marketing:

  1. Analise o ambiente de marketing;

O primeiro é avaliar quais os fatores externos e internos que podem influenciar a sua pequena empresa. Além disso, é preciso o segmento e o produto e ver quais são as capacidades do negócio.

Para ele é imprescindível que o empreendedor tenha humildade para colocar no papel quais são suas forças, suas fraquezas e o capital disponível que possa ser usado nas ações de marketing, pelo caso contrário o plano de marketing não terá sustentabilidade em longo prazo.

  1. Entenda bem seus clientes:

As vezes  o público alvo de sua empresa não é o consumidor.

Analisar o mercado também é importante, prestando atenção nas demandas, no potencial, na previsão da taxa de crescimento e de participação. De acordo com ALTAFFER, é preciso também entender como, porque e quando os consumidores usam o seu produto ou serviço. A melhor pesquisa é a conversa de balcão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (90.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com