TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Decisoriais

Por:   •  20/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[pic 1]

DISCIPLINA: EAD319 - PROCESSOS DECISORIAIS

PROFESSOR: MÍRIAN ASSUMPÇÃO E LIMA

Alunos:                                                                       Matrículas:

Susi Tiemi Stábile Kondo                                13.1.2488

Paloma Ribeiro                                        13.1.2478

Edson Vander Pimentel                                13.1.2499

ATIVIDADE 2

(a) É possível identificarmos uma relação de "jogo de poder" entre os agentes/instituições do caso? De que forma? Explique utilizando trechos do caso de ensino.

        A disputa de poder é clara no caso em questão, além do viés político que envolveu o caso, como citado no texto: ”O movimento grevista representava menos de cinco por cento da categoria e que o comando da greve possuía integrantes de partidos de oposição”. A maioria dos cidadãos buscavam apenas seus interesses pessoais, deixando de lado a questão coletiva, e conforme citado na apostila da disciplina, a manifestação de poder nasce quando as pessoas têm metas divergentes. O primeiro agente que deixou explicito estar fazendo parte do “jogo de poder” foi a Policia Militar, como segue no trecho: “A Polícia Militar entrou em confronto com manifestantes e a mídia relatou exageros no uso de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, munições de borracha e uso desproporcional da força”. O sindicato dos professores também entrou nesse jogo, utilizando sua posição para influenciar os demais, conforme descrito na apostila, ele utilizou seu poder de influência para alcançar o resultado desejado, fato comprovado no trecho: “O sindicato dos professores era um dos mais politizados e aguerridos do país, possuindo grande poder de barganha na medida em que tratava de uma questão sensível: educação de crianças e adolescentes”. E segundo o sindicato, o “governo estadual se portava de maneira autoritária e violenta, não dialogava com as lideranças do movimento e impunha condições para o encerramento da greve, além de ameaçar grevistas com a possibilidade de demissão e de retaliações”. Essa disputa de poder se estende entre os manifestantes e professores. Infelizmente os maiores prejudicados nesse jogo de poder foram os alunos.

(b) Seria possível determinarmos (definirmos) as etapas do processo de tomada de decisão do Governo do estado com relação à negociação exposta no caso de ensino? Quais foram as etapas? Explique.

        Primeiramente foi analisada e identificada a situação pelos elementos deste caso. Então, pelo ponto de vista dos professores e sindicato, era necessário o aumento de salários, o fim das avaliações de desempenho apenas para professores, a participação dos docentes nas eleições para diretores de escolas e mudanças na distribuição de disciplinas. Já o governo, considerava que o movimento era comandado por integrantes de partidos da oposição, cujo único objetivo era causar instabilidade no governo. Por fim os alunos estavam há meses sem aula, então era necessário desenvolver alternativas para resolver esse problema, sendo este a segunda etapa do processo de tomada de decisão. Após este processo, foi necessário comparar as alternativas e os riscos que cada uma delas trazia, por exemplo, se o governo aumentar os salários, qual será o impacto financeiro nos cofres públicos? Terá que se cortada verba de outros ministérios? Os outros servidores públicos também farão greve para tentar aumentar seus salários? Depois de realizar essa análise, foi selecionada a melhor opção para ser executada, que seria abonar as faltas com motivo de greve, desde que os professores voltassem a dar as aulas, dentre outras. E na última etapa do processo, deve-se avaliar a eficácia desta decisão, que no caso em questão foi certeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (133.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com