TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Decisoriais

Por:   •  26/11/2016  •  Artigo  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Afrânio Vinícius Gonçalves                        Matrícula: 13.1.2464

Nome: Norberto Muchuelo                                 Matrícula: 13.1.2494

Nome: Sandro Bezerra Lima de Araújo                 Matrícula: 13.1.2500

Polo: São José dos Campos – SP

  1. Fazer um breve relato sobre uma unidade organizacional (instituição, departamento, setor..) real (pode ser a qual você trabalha ou possui conhecimento mais detalhado). Explique o que a unidade faz: objetivos, função, atividades desenvolvidas, produto/serviço que é oferecido e outras informações que considerar importante. (Obs. Não utilize nomes reais. Substitua os nomes reais da instituição/pessoas por nomes fictícios).

R: O Setor no qual iremos detalhar as atividades fica localizado no município de São José dos Campos-SP. A organização é responsável por desenvolver as atividades legislativas do município, isto é, o desenvolvimento e aprovações de legislações que contribuem para o desenvolvimento e regularização de diversos assuntos que envolvem várias áreas de atuação do município e da sociedade. Nesta instituição o objetivo principal é a tramitação de projetos de lei e requerimentos que podem ser de iniciativa do poder executivo ou legislativo. Além das atividades citadas anteriormente, a organização também desenvolve atividades de atendimento ao público como: xerox de documentos diversos, orientação jurídica, elaboração de curriculum, acesso à internet, foto 3x4, Procon e a Emissão de Carteira de trabalho. A instituição é utilizada também para grandes debates que envolvem assuntos de grande interesse ao desenvolvimento do município como o zoneamento da cidade, Orçamento participativo e plano plurianual. Em resumo este setor serve como um elo de ligação entre a sociedade e a administração pública, sendo considerado um dos principais canais de comunicação entre a população e seus governantes.

  1. De que maneira a proposta/metodologia "Balanced Scorecard" e a "Analytical Hierarchy Process" pode auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão?  Apresente e justifique, no mínimo, duas contribuições que esses modelos podem proporcionar nas ações de tomada de decisão.

A metodologia BSC pode auxiliar os gestores na tomada de decisão, através da sua própria estrutura metodológica estar baseada na alocação de pesos aos problemas e ações elencados no mapa de indicadores, advindo do Planejamento Estratégico. Essa alocação de pesos permite a priorização das ações e a concentração dos esforços nos problemas mais significativos, maximizando os resultados.

A definição de prioridades sempre foi uma das maiores dificuldades que os gestores tinham para direcionar suas ações, porém outro benefício muito importante que o Balanced Scorecard trouxe para as organizações foi o de favorecer o desdobramento dos objetivos estratégicos para os demais níveis da organização, de modo que todos saibam como seus esforços poderão contribuir para o resultado da organização, como um todo.

Como fazem parte de uma gama de processos de melhoria continua essas ferramentas de apoio à tomada de decisões oferecem a possibilidade de tratar todos os problemas importantes ao longo do tempo, pois problemas de menor importância hoje serão reconhecidos como importantes amanhã. Aliadas ao PDCA, suas propostas oferecem condições de melhorar continuamente os processos e que as estratégias sejam revistas periodicamente, desafiando-os novamente a novas rodadas de ações.

Existem muitos critérios, com uma grande variedade de propósitos ou objetivos, dentre os quais muitas das vezes acabam por representar algum risco para as organizações. As decisões geralmente precisam ser tomadas com cuidado onde a melhor opção é a que deve prevalecer. Por isso a necessidade de instrumentos que viabilizem essas escolhas de forma mais eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (540.4 Kb)   docx (285.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com